sábado, 12 de maio de 2012

Lousada entre a elite do basquetebol feminino

Após vencer o Colégio de Calvão, as seniores do LAC garantiram a subida à Liga Feminina (principal escalão nacional).

Depois do triunfo no primeiro jogo das meias-finais, dos play-offs da 1.ª divisão nacional, no reduto do Colégio de Calvão, as lousadenses do LAC repetiram este sábado (dia 12 maio) a vitória, desta vez em casa, e garantiram, desde já, a presença na final e o passaporte para a Liga Feminina, o principal escalão do basquetebol nacional.
O triunfo em Vagos (29-44) no sábado anterior deixava alguma margem de manobra às lousadenses, que em caso de derrota tinham a hipótese de corrigir o desaire num terceiro confronto a ter lugar igualmente no Pavilhão Municipal de Lousada. Mas, para evitar dissabores e colocar em risco o grande objetivo, as locais entraram decididas e assumiram a liderança do placard logo com um triplo, nos segundos iniciais. Tudo parecia bem encaminhado para as locais, mas as vareiras deram uma excelente réplica e a diferença entre os dois conjuntos nunca foi superior a 5 pontos, com o Lousada a terminar o 1.º período com uma vantagem de 3 pontos (13-10).
O 2.º período foi o mais equilibrado. As vareiras aproximaram-se no marcador e a três minutos do final do parcial chegaram mesmo a empatar, dispondo ainda de uma excelente oportunidade para chegar à vantagem antes do intervalo. No entanto, a sete segundos do final, uma atleta do Calvão falhou os dois lançamentos livres e a primeira metade terminou com as da casa na frente (27-26).
Após o descanso, as lousadenses reiniciaram a partida com mais um triplo de Letícia Fonseca. Mas, este foi o pior período das locais que, sensivelmente, a meio do parcial permitiram às visitantes passar para o comando, pela primeira vez no encontro e os muitos lançamentos falhados perto do cesto levaram a que o derradeiro período iniciasse com as vareiras na frente (42-44).
Para o 4.º período, as da casa entraram concentradas, principalmente em termos defensivos, tendo conseguido vários roubos de bola e desarmes espetaculares. Essa coesão e confiança foram determinantes para assegurar definitivamente o controlo do jogo, traduzido numa vantagem final de seis pontos (52-46).
Assim as lousadenses venceram um encontro bastante emotivo, equilibrado e extremamente disputado como se tratasse do “jogo de uma vida” para as atletas de ambos os conjuntos, e vão agora disputar o título de campeãs com o vencedor da outa meia-final, Ovarense ou Coimbrões.
















1 comentário:

  1. Pode enviar-me fotos do final do jogo?
    dianarata7@hotmail.com

    Obrigada!!

    ResponderEliminar