quinta-feira, 24 de maio de 2012

Campeonato de Futebol Amador de Lousada: Aveleda beneficia do empate entre Valmesio e Figueiras


No jogo grande da jornada 24, Valmesio e Figueiras, disputaram no campo de jogos Anselmo Marques um confronto determinante para a atribuição do título. Com os da casa a ocupar a liderança (em igualdade pontual com o Aveleda) e os visitantes a um ponto (apesar de ainda não ter sido retificado o resultado do jogo com o Nevogilde, que foi interrompido ao intervalo) estavam reunidos todos os ingredientes para uma grande partida de futebol.
Com uma moldura humana a corresponder à importância do encontro em si, os forasteiros foram os primeiros a fazer soar o alarme em Casais, quando Mácio, após ganhar a bola ao capitão contrário, rematou ligeiramente por cima da baliza de Luís.
No entanto, à passagem do minuto 14, na marcação de um livre, Tozé colocou o esférico na pequena área, Machado falhou o desvio, mas no meio da confusão, Zé fez funcionar o placard, para gáudio da claque da casa. Os homens de Nelo Ribeiro rapidamente tomaram conta da partida, com os visitantes a sentirem o peso do tento sofrido.
Aos 23 minutos, Sérgio, imponente central da "armada amarela", num livre frontal a cerca de 25 metros da baliza, fez uso do seu potente remate para obrigar Luís a desviar por cima do travessão. Na sequência do pontapé de canto, os visitantes ficaram a reclamar grande penalidade, por alegada falta sobre Sérgio.
Os últimos 10 minutos da primeira parte foram de grande emotividade, tendo ambos os  conjuntos criado dois bons ensejos para faturar. Primeiro foi o Valmesio, mas Machado, à boca da baliza, não deu o melhor destino a uma assistência de Cristiano e aos 40 minutos, Dany evitou, em cima da linha de golo, o empate do Figueiras, após livre cobrado por Mota. O conjunto de Fernando Meireles justificava a igualdade e perto do intervalo, Capacho, numa assistência mortífera, isolou Chinês, mas em última instância, Tozé desarmou o goleador da época passada.
No entanto, o Figueiras tem nas suas fileiras aquele que, provavelmente, irá ser consagrado o melhor marcador deste campeonato, Mácio, que após uma assistência de Chinês, aproveitou o adiantamento do guardião contrário para restabelecer a igualdade, com um belo chapéu, decorria o minuto 59.
O empate era um resultado justo nesta altura e apesar de não servir as pretensões de nenhum dos emblemas e o Valmesio, a jogar em casa, ganhou algum ascendente, mas o melhor que conseguiu foi um potente remate de Machado ao qual Tiago Sousa correspondeu com um portentosa defesa.
Porém, aos 87 minutos, o juiz do encontro admoestou o guardião do Figueiras com a cartolina vermelha direta, por alegadas injúrias. Um duro revés para os visitantes que levou José Sousa a calçar as luvas e a tomar conta da baliza, que, apesar de tudo, não resultou em males maiores para a sua equipa.
Contas feitas, o Aveleda acabou por ser o grande vencedor da jornada. O triunfo em Boim, por 5-1, com golos de Barros (2), Luís Silva, Moreira (própria baliza) e Diogo Carvalho deixaram o Aveleda sozinho na liderança (55 pontos) a depender apens de si, quando faltam disputar dois jogos, em casa com o Cristelos e fora com o Nevogilde.
O Nogueira que ocupa a quarta posição deslocou-se ao Complexo Desportivo de Lousada, para defrontar o Cristelos que ocupa a sexta posição do campeonato. Os visitantes entraram praticamente a vencer, com um golo de Paulo Nunes, logo aos 3 minutos. O Nogueira que tem apresentado ultimamente um ataque demolidor acabou por vencer pela diferença mínima (3-2). Paulo Nunes bisou e Carlos Alves fez o terceiro dos visitantes, enquanto pela turma da casa marcaram Bruno Ribeiro e Pêla.
O Nevogilde recebeu o Covas e venceu (4-0). César o melhor marcador da equipa de Nevogilde, apontou dois golos neste jogo, aumentando a sua conta pessoal para 19, sendo já o segundo melhor marcador, atrás de Mácio, com 23. Os outros golos foram apontados por António Sousa e António Nunes.
O Esperanças do Cabo recebeu o Lodares, num jogo com oito golos, quatro para cada lado. Flávio e Paulo Vale foram as figuras do encontro ao apontarem dois golos cada um.
O Santa Margarida e Sousela que estão em igualdade pontual, não foram além do empate a uma bola.

Sem comentários:

Enviar um comentário