quinta-feira, 31 de maio de 2012

Campeonato de Futebol Amador de Lousada: Luta pelo título reduzida a dois

À partida para a derradeira jornada, Aveleda e Valmesio estão separados por dois pontos


A última jornada do campeonato vai opor os 4 primeiros classificados em dois jogos que irão definir o novo campeão. O Aveleda encontra-se melhor posicionado, bastando-lhe um empate, para reconquistar o troféu perdido o ano passado para o Nevogilde, precisamente o adversário desta ronda. Já o Valmesio terá de vencer em Nogueira e esperar por uma derrota Aveleda.
No domingo, as equipas que ainda aspiravam chegar ao título passaram com distinção os seus adversários, com destaque para o Figueiras que aplicou mais uma goleada (6-2 ao Pienses), com um hat-trick de Mácio, que assim consolidou a liderança do melhor marcador. Os outros golos foram apontados por Leandro (2) e Chinês, enquanto que pelos visitantes marcaram Luís Sousa e Filipe Ferreira. O Figueiras tem mesmo o melhor ataque do campeonato, com 74 golos, numa média impressionante de 3,21 por jogo. No entanto e apesar do triunfo, o Figueiras ficou sem hipótese de levar para a sua sala de troféus a terceira taça de campeão (venceu as duas primeiras edições). Com o triunfo do Aveleda sobre o Cristelos (3-0), o Figueiras, que folga na última jornada, só poderá somar (caso sejam atribuídos os três pontos do jogo com o Nevogilde que foi interrompido ao intervalo) os mesmos 38 pontos que o Aveleda, mas perde no confronto direto (Aveleda ganhou em casa 1-0 e foi a Figueiras vencer por 2-0).
Assim, o Aveleda está bem encaminhado para reconquistar o troféu, pois manteve a diferença de dois pontos para o Valmesio que no domingo foi a Covas conquistar os três pontos, com golos de Carlos Nogueira, Celso e José Barbosa.
Mesmo que o Aveleda empate em Nevogilde e o Valmesio ganhe ao Nogueira, será insuficiente para os de Casais celebrarem o primeiro título. Neste caso ambos terminariam o campeonato com 59 pontos e empatados no confronto direto (0-0 nos dois jogos), mas os de Aveleda ganham no segundo critério de desempate: o fair-play. É, que mesmo faltando uma jornada a equipa de Aveleda lidera de forma destacada o troféu da equipa mais disciplinada.
Nos outros confrontos o Nogueira reforçou o 4.º lugar ao vencer o Nevogilde, por 3-2 e o Lodares regressou às vitórias em casa, goleando o Santa Margarida (5-1).
O único empate da jornada registou-se no terreno do Sousela que recebem o Boim. Pacheco, de penálti, fez o golo dos visitantes e Ângelo marcou para os da casa.
Carlos Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário