quinta-feira, 24 de maio de 2012

Jogadores e artistas juntos em jogo de solidariedade

A favor da Casa do Gaiato de Paço de Sousa

 Na fotografia de grupo, jogadores, antigas glórias e personalidades do mundo do espetáculo aproveitaram para deixar uma mensagem à seleção nacional

O Municipal 25 de Abril, em Penafiel, voltou a ser palco de mais uma iniciativa de solidariedade promovida pelo fotojornalista Carlos Gonçalves. Realizado desde 1996, este evento tem a particularidade de juntar futebolistas profissionais e amadores, a antigas glórias do futebol e outras personalidades do mundo da televisão e do espetáculo.
Este ano a receita angariada, cerca de 500 euros, reverteu a favor da Casa do Gaiato de Paço de Sousa, verba proveniente das entradas no recinto.
De entre os futebolistas profissionais convidados, Nuno Gomes foi a ausência mais notada. O amarantino, atual jogador do Braga, não compareceu devido a compromissos pessoais (convidado a estar presente num casamento em Itália). Todavia, do clube minhoto chegou um dos jogadores mais requisitados à caça de autógrafos, pelos miúdos, o avançado Hélder Barbosa, que por imposição do clube não participou na peladinha. O ex-guardião Neno foi também dos mais solicitados e aquele que maior simpatia granjeou entre o público, rivalizando mesmo com Francisco Mendes na animação da festa. Curiosamente coube a estes dois defender ambas as balizas. De entre as ex-glórias do futebol, os destaques foram para Rui Barros e para o "eterno" defesa direito do Porto, João Pinto, que no relvado mostrou ainda capacidades físicas para aguentar uns 90 minutos de relativa exigência.
Tal como em anos anteriores, a festa começou com um quadrangular de futebol juvenil, que contou com as participações das equipas do GVN, do Penafiel, do Irivo e dos lousadenses do Macieira.
"Foi importante porque o jogo realizou-se num grande estádio mas também pelo contacto privilegiado com algumas das muitas figuras conhecidas do futebol profissional e da TV que encantaram os nossos pequenos atletas. Encanto esse presenteado principalmente por Neno, que no final do jogo lhes entregou o equipamento. Mas, muito mais importante foi o espírito deste evento, a missão solidária aliada a uma força chamada futebol. Antes do jogo, treinadores e dirigentes explicaram aos pequenos jogadores bem como aos pais a importância desta participação em benefício de uma instituição", referiu Cristiano Magalhães, presidente da ARD Macieira, que aproveitou para agradecer o convite. 
Seguiu-se um encontro de futebol feminino, entre as formações do Santa Marta (Penafiel) e do Feirense, que terminou com a igualdade a uma bola.
A festa, que serviu também para consagrar o futebol amador, terminou com o tradicional jogo entre as figuras convidadas. Manuel Cajuda (amarelos) e José Mota (laranja) ficaram como líderes dos conjuntos, com o antigo treinador do Paços e atualmente no Belenenses a fazer parte do onze inicial. Já Cajuda teve de sair mais cedo e no seu lugar ficou Hélder Barbosa.
As equipas alinharam com:
Manuel Cajuda:
Neno, João Pinto, Flávio Meireles, Nandinho, Ricardo Fernandes, Rolando, Sandro, Tiago Rosa, Edmundo, Rafa, Pedrinha, Renato Queirós e Paulo Oliveira.
José Mota: Francisco Mendes, Magalhães, Pedro, Paulo Costa, Leandro, Albano, Ricardo Santos, Tiago Barreiro, Elias, Ginho, Adriano, Ricardo, Fábio, Dani, Rui Barros e Carlos Daniel.
O resultado, obviamente, o menos importante neste tipo de iniciativas, deu a vitória à equipa de José Mota, por 4-3, isto depois de uma reviravolta total, pois ao intervalo perdia por 3-0. No entanto, para tal ser possível as equipas misturaram-se na segunda parte, com várias trocas de "emblemas" para tornar a partida mais equilibrada, principalmente na posição de guarda-redes.
O organizador Carlos Gonçalves, Olavo Bilac (Santos & Pecadores) e Hélder Barbosa (SC Braga) deram o pontapé de saída

Evento pode vir para Lousada

Ainda sem qualquer confirmação, Carlos Gonçalves confidenciou ao TVS a vontade de "descentralizar o evento". Recorde-se que esta iniciativa, que já passou também por Paredes, tem quase sempre decorrido em Penafiel.
Agora com a integração da AFALousada nas competições inter-concelhias, o organizador revelou o desejo de trazer até Lousada a gala do futebol amador.







Neno

"É o continuar da obra do Padre Américo, um homem de grande coragem. Uma causa bastante nobre e estamos aqui de corpo e alma, pois o pouco que nós podemos fazer é muito importante para eles. Uma palavra também para o Carlos pela coragem e vontade em organizar um evento destes".
Neno, que passou pela baliza do Benfica e do Guimarães, é uma presença assídua nesta festa e confessou que não participou o ano passado devido a um concerto do Júlio Iglésias que teve lugar no mesmo dia. Recorde-se que após abandonar a carreira de futebolista o ex-guardião dedicou-se à música.

José Mota

"É uma obrigação estar aqui, principalmente neste momento difícil que o país atravessa. Agradeço que haja gente a organizar este tipo de iniciativas para nós sermos solidários e ajudarmos dentro do que nos é possível. Devemos perceber o papel importante que estas coletividades, nomeadamente a Casa do Gaiato, têm tido ao longo dos anos na sociedade portuguesa".

António Rola

O ex-árbitro António Rola é uma das personalidades que "já faz parte da mobília" desta festa, tendo confessado não saber como surgiu o convite pela primeira vez. No entanto, desde essa estreia nunca mais faltou. "Este é um dos jogos em que qualquer árbitro quer participar, tendo em conta o cariz da iniciativa. Por outro lado é uma forma de me reencontrar com antigos jogadores que tive a felicidade de encontrar em grandes clubes. E, obviamente, não posso negar a minha colaboração ao Carlos que se preocupa com a organização destes eventos sociais e aqui estamos por uma boa e justa causa".

Olavo Bilac

O vocalista dos Santos & Pecadores, Olavo Bilac, fez a sua estreia nestas convocatórias, apesar de ter sido convidado em edições anteriores, mas tal como o próprio confessou "a agenda bastante apertada não tem permitido". O músico limitou-se a dar o pontapé de saída e em jeito de brincadeira avançou com "uma rotura muscular à entrada para o estádio".
Sobre o evento, referiu ser da "responsabilidade das figuras públicas trazer os jovens para o desporto e para as coisas positivas".


Sem comentários:

Enviar um comentário