sexta-feira, 5 de março de 2010

Reinaldo Ventura na "Semana das Vocações" da EB 2,3 de Nevogilde



Reinaldo Ventura, hoquista do Futebol Clube do Porto esteve, na última sexta-feira (26 de Fevereiro), na EB 2,3 de Nevogilde, em Lousada, numa iniciativa organizada pelo grupo de professores de Religião e Moral que teve como objectivo assinalar a "Semana das Vocações" que decorreu naquele estabelecimento de ensino. O jogador portista, capitão da selecção nacional falou da sua já longa carreira de 28 anos, a passagem pelo Hóquei Clube de Carvalhos, onde iniciou a sua carreira e a sua já longa ligação ao Porto, o seu clube do coração, para onde se transferiu ainda muito novo. No campeonato o Porto tem liderado nos últimos anos e actualmente encontra-se em primeiro lugar, a cinco pontos do Benfica. O atleta falou, ainda, dos objectivos do Porto nas competições europeias e do seu eterno rival, no campeonato nacional, o Benfica, o que motivou a reacção imediata dos alunos na sala que se dividiram nos aplausos e nas manifestações contra, face às referências feitas pelo capitão portista ao seu rival.
O atleta confidenciou, ainda, que gostava de ter jogado no Bassano, equipa italiana, com projecção internacional e deixou um alerta aos alunos, ao lamentar o facto de não de ter concluído o ensino secundário: "O desporto será sempre um bom complemento, mas o ensino terá que vir sempre em primeiro lugar. Na altura, optei por começar a jogar muito cedo, mas, hoje, se pudesse voltar atrás teria concluído o ensino secundário e continuado a estudar. Quando se joga numa equipa como o Porto ao mais alto nível, torna-se difícil conciliar os estudos com a modalidade. Mas, com esforço tudo se consegue".
Ao TVS, o atleta reconheceu, ainda, que a modalidade carece de uma maior projecção a nível nacional. O hóquei está a perder a importância que já teve. Temos a vantagem de que o povo português gosta muito de hóquei em patins", constatou o hoquista para quem a falta de cobertura dos jogos pela televisão, secundarizou a modalidade.
Para além da "Locomotiva 66" a iniciativa contou, ainda com a presença do ex-hoquista, António Saraiva, que jogou no Gulpilhares durante 10 anos e que presentemente exerce a função de professor de educação física, nesta escola. No final, o hoquista distribuiu autógrafos pelos alunos e demais presentes.



Dar a conhecer universo de profissões aos alunos

Mário Rodrigues, responsável pelo grupo de professores de Religião e Moral, lembrou que esta semana das vocações teve como objectivo dar a conhecer aos alunos o universo das profissões para que estes possam em consciência optar por um futuro compatível com as suas aptidões e ambições. "Este é o momento ideal porque além da assimilação de conteúdos este alunos devem saber fazer o seu curriculo. O contacto com estas profissões vai ajudá-los a optarem por uma via", destacou.
O TVS sabe que a ex-aleta Rosa Mota, Medalha Olímpica de Los Angeles, em 1984, vai ser a próxima convidada.

Sem comentários:

Enviar um comentário