quarta-feira, 3 de julho de 2013

Para fechar o plantel Miguel Leal aguarda por um lateral direito, um médio e um ponta-de-lança

Penafiel arrancou com oito caras novas


Tal como a maioria dos clubes profissionais, o Penafiel deu início aos trabalhos para a temporada 2013/14 no primeiro dia de julho. Gabi (ex-Arouca), Romeu Ribeiro (ex-Marítimo B), Ivan Santos (ex-Oliveirense), João Pedro (ex-Gil Vicente), Coelho (ex-Freamunde) e Pedro Ribeiro (ex-Recreativo de Libolo) são os reforços já confirmados aos quais se juntam os ex-juniores Alex (avançado) e Ari (médio), que foram promovidos ao plantel sénior.
O grupo de trabalho ainda não se encontra fechado e de acordo com o treinador, Miguel Leal, até ao final desta semana deverão chegar os três atletas que necessita para atacar a nova temporada. Um lateral direito, um médio e um avançado são estas as vagas em aberto.
Miguel Leal e António Gaspar Dias

"O facto de estarmos em transição diretiva atrasou um pouco a planificação e também porque perdemos um jogador do ataque nos últimos dias e agora temos de colmatar essa saída. Mas, temos atletas em estudo há bastante tempo e até ao final da semana estará tudo resolvido", disse Miguel Leal, que terá a seu lado Álvaro Pacheco (adjunto), Elias (preparador físico) e Cerqueira (treinador de guarda-redes).
Sobre os objetivos para a nova época, o técnico manteve um discurso cauteloso e que não tem derivado muitos dos anos anteriores: "Face ao nosso orçamento vamos lutar pela manutenção, na expetativa de as coisas começarem a correr bem e aí sim, podermos estabelecer outros voos".
Miguel Leal avançou que, com o grupo de trabalho completo, deverá ter uma equipa mais equilibrado, embora tenha recusado fazer comparações: "Só quando a época começar, com os treinos e jogos poderemos ter uma ideia mais precisa da equipa. Agora é sempre relativo estar a comparar, mas na minha perspetiva vamos ter um plantel mais equilibrado".
Defendendo as mesmas metas desportivas, o presidente António Gaspar Dias falou ainda do plano financeiro e disse que o orçamento será ligeiramente inferior ao do ano passado e defendeu um maior rigor na gestão do clube, no sentido de garantir a sua sustentabilidade: "Vamos ter como referência o orçamento do ano passado, tentando racioná-lo para termos uma época tranquilo e cumprir com as obrigações. Temos de pensar, não só nesta época, mas nas vindouras para que os próximos presidente possam ter gestões sem grandes constrangimentos".    
Esta primeira semana o Penafiel realiza treinos normais no 25 de Abril e na segunda semana o grupo irá fazer uma concentração, num hotel da cidade, passando todo o dia juntos e só regressando a suas casa para passar a noite.
Entretanto a equipa tem já agendado vários jogos de preparação para este mês de julho: Penafiel-Chaves (dia 10), Penafiel-Moreirense (dia 13), Penafiel-Gil Vicente (dia 17), Penafiel-Paços Ferreira (dia 20 - apresentação aos sócios da equipa) e Penafiel-Vitória Guimarães (dia 24). 
João Pedro, Alex, Ari, Pedro Ribeiro, Ivan Santos, Coelho, Gabriel e Romeu Ribeiro

Pedro Ribeiro foi campeão português e angolano e Coelho campeão na Moldávia

Dois campeões no 25 de Abril

Dois dos novos reforços já contam no currículo com títulos de campeões nacionais, ambos com a curiosidade de terem começado no Paços de Ferreira e cedo mudarem para o Porto: São eles Pedro Ribeiro e José Coelho.
Pedro Ribeiro, residente em Paredes, vai aos 30 anos atuar perto de casa, sendo este um dos argumentos que o levaram a optar pelo Penafiel. Sobrinho da consagrada atleta Fernanda Ribeiro, Pedro tem um percurso peculiar e recheado de troféus em representação das camadas jovens do Porto (dois títulos nacionais de infantis e um de juniores) e dos vários escalões das seleções nacionais, tendo-se sagrado campeão europeu em sub-16. Nos seniores começou a carreira no Porto B, na altura comandada por Domingos Paciência, mas era regularmente chamado a trabalhar com a equipa principal treinada por José Mourinho. E, foi precisamente na época de estreia nos seniores (2003/04) que o jogador se sagrou campeão nacional pelo FC Porto, tendo jogado 75 minutos frente ao Rio Ave, na penúltima jornada. Está ainda ligado a outra data marcante dos portistas, tendo atuado no jogo de inauguração do Estádio do Dragão frente ao Barcelona.
Além do Porto representou o Marco, o Gil Vicente, o Trofense e o Belenenses de José Mota, antes de ingressar na sua primeira experiência no estrangeiro, mais precisamente em Angola, com as cores do Recreativo de Libolo, onde somou o seu segundo título de campeão nacional.
O outro campeão é José Manuel Barbosa Alves, conhecido no futebol por Coelho. Aos 23 anos, volta a ter uma oportunidade para relançar a carreira num emblema de um escalão profissional, depois de metade da temporada passada no Freamunde. Natural de Paços de Ferreira, Coelho deu os primeiros passos para o futebol no clube da Capital do Móvel, mudando-se ainda como infantil para o FC Porto. Ainda com idade de juvenil foi contratado pelo Inter de Milão, sendo posteriormente contratado pelo outro grande do futebol português, o Benfica. A primeira temporada como sénior é cumprida na "casa de partida" tendo representado os castores por empréstimo dos encarnados, envergando ainda, na mesma condição, as camisolas do Fátima e do Atlético. Em 2011/12 emigra até à Moldávia para vestir as cores do Sheriff, onde se sagrou campeão. Regressou a temporada passada ao Freamunde, onde marcou cinco golos em meia época. 
O médio Gabi, de 32 anos, esteve em destaque, na temporada passada, ao serviço do Arouca, onde contribuiu para a subida ao escalão principal. É um jogador com grande experiência da II Liga, onde já representou o Covilhã, Santa Clara e Feirense depois de mais de uma década no Fiães.
Romeu Ribeiro é outro atleta que chega para reforçar um meio campo que sofreu muitas baixas. Começou a carreira nas camadas jovens do Braga, sendo contratado pelo Benfica quando era juvenil. Foi no clube da águia que ascendeu aos seniores, chegando a envergar a camisola em jogos oficiais. Foi depois emprestado ao Desportivo das Aves, Trofense e Marítimo. O contrato com os rubro-negros é válido para as próximas duas épocas.
Ivan Santos é um dos elementos que chega para o ataque.  Formado no Boavista o jogador de 24 anos pode também jogar nas costas do ponta de lança e conta no seu currículo com passagens por Carregado, Atlético, Espinho e por último a Oliveirense.
A defesa também será reforçada com um jogador de elevada experiência. João Pedro foi o eleito para reforçar o lado esquerdo. Com 32 anos o atleta passou as últimas oito temporadas em Barcelos, interrompidas em 2009/10 quando rumou ao Ethnikos Achnas do Chipre. Para além do Gil Vicente, em Portugal representou o Estoril Praia, Famalicão, Trofense, Leça e as camadas jovens do FC Porto.

Plantel 2013/14

Guarda-redes: Coelho, Nuno Santos e Tiago.
Defesas: Pedro Ribeiro (ex-Recreativo de Libolo), Alex (ex-júnior), Fábio Ervões, Vítor Bruno, Pedro Santos, João Pedro (ex-Gil Vicente).
Médios: Ferreira, Fernando, José Coelho (ex-Freamunde), Romeu Ribeiro (ex-Marítimo B), Ari (ex-júnior), Gabi (ex-Arouca).
Avançados: Elísio, Aldair, Guedes, Mbala, Hélder Mota, Ivan Santos (ex-Oliveirense) e Paulo Roberto.
Saídas: Diogo Viana e Gabriel (Gil Vicente), Rafa (Nacional), Pedro Coronas (Vitória de Setúbal), Rui Miguel (Moreirense), Valente (Benfica), Joel (Ribeirão), Robson, Leomar, Zezinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário