quarta-feira, 17 de julho de 2013

Nevogilde recebe competição internacional de karaté este sábado

Kyokushin Full Contact | Considerada uma das vertentes do karaté mais atrativas para o público

Este sábado, dia 20 de julho, o Pavilhão de Nevogilde vai ser palco de uma competição internacional de karaté, na vertente Kyokushin Full Contact, considerada uma das mais atrativas para o público, dada a virilidade aplicada nos golpes por parte dos atletas.
Organizado pela Academia Daitoshi e sob a égide da World Independent Budo Kai (WIBK), em competição vão estar 14 atletas, representando 4 países (Portugal, Espanha, Dinamarca e Inglaterra).
Para Paulo Perdigão, mestre da Academia Daitoshi, esta prova, para além da promoção da modalidade na região, serve também para "fazer uma seleção prévia dos atletas que irão representar Portugal no Europeu da Alemanha", disse o mestre lousadense que espera igualmente ganhar experiência para dar continuidade a este projeto: "A dimensão deste torneio podia ser maior, mas devido ao atual panorama financeiro e para uma melhor gestão da nossa parte optamos organizar algo mais pequeno para servir de tubo de ensaio para, no futuro, organizar um torneio com mais convidados".
A equipa de Portugal é composta por seis atletas (divididos em três categorias de peso), todos da região do Vale do Sousa e alunos do mestre Paulo Perdigão: Paulo Barros é o mais conceituado dos lusos, contando no seu currículo com vários títulos europeus e um de vice-campeão mundial, conquistado em 2008, no Japão. Porfírio Teles, um dos mais antigos alunos da Academia Daitoshi que já integrou várias vezes as convocatórias para a seleção nacional, destacando-se um vice-campeonato da Europa no seu palmarés. Eugénio Teixeira e Joaquim Barros também eles atletas com várias internacionalizações fazem parte do grupo de atletas valsousenses que fica completo com a presença de Daniel Santos e Bruno Barros, os mais jovens nestas andanças.
Entre os atletas estrangeiros, destaque para o atual campeão dinamarquês em título, que irá, provavelmente, centrar as atenções no combate com Paulo Barros, num duelo entre os dois atletas com melhor ranking que irão marcar presença em Nevogilde.
Em Lousada vai estar também o vice-presidente da WIBK, Bernard Creton, a organização que regula esta competição e engloba 42 países.  Originária do Japão, esta vertente do karaté é o estilo mais praticado em todo o mundo e aquele que dispõem de maior mediatismo, sendo reconhecido pela agressividade e espetacularidade do combate total.
E, é apoiado nesse mediatismo que o mestre Paulo Perdigão acredita que o Pavilhão de Nevogilde vai registar uma boa moldura humana: "Seria bom, que na primeira vez que trazemos esta competição à nossa terra, os lousadenses comparecessem a apoiar estes campeões. Há 13 anos que representamos o nome de Lousada a nível internacional e estes atletas já são respeitados pelos adversários".
Sobre a prestação da equipa portuguesa, o líder apenas deseja que os karatecas "mostrem a sua raça e dignidade e se revelem dentro do que são os valores e ética desta arte marcial".
Os primeiros combates estão agendados para as 15h00 e à entrada no pavilhão terá um custo simbólico de 2 euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário