quarta-feira, 3 de julho de 2013

Campeonato Nacional Trial 4x4

Badinho venceu em Moimenta da Beira


A festa do trial 4x4 invadiu o concelho de Moimenta da Beira e fixou-se no Monte do Alto da Portela, na freguesia de Leomil. Uma romaria de adeptos, a rondar os 5 mil visitantes trocaram as altas temperaturas, a proporcionar uma ida à praia, por uma jornada plena e emotiva de trial 4x4. A multidão não arredou pé até que a bandeirada de xadrez fosse elevada para consagrar o triunfo da equipa "Preparações Badinho 4x4". Pedro Costa e Filipe Alves estrearam-se no lugar mais alto do pódio, tornando-se na terceira equipa diferente a vencer esta temporada, concluída que foi a 3.ª jornada do campeonato. A organização, a cargo da seção de Todo Terreno do Clube Desportivo de Leomil esteve eximia na receção e hospitalidade proporcionada a todos os elementos das equipas, com um jantar de confraternização e estadia, a anteceder a vertente competitiva, reservada para o dia de domingo.
A Nissan Navarra de Pedro Costa partiu da pole-posetion e juntamente com o Suzuki de Paulo Campo, o Jeep Proto de Ricardo Lourenço e o Samurai de Luís Jorge assumiram as despesas da prova, com constantes alterações na liderança, até que, à passagem da segunda hora, a "Preparações Badinho 4x4" embalou em definitivo rumo a uma vitória bem conseguida e trabalhada, beneficiando de uma estratégia que resultou em pleno, face à total fiabilidade da Navara que apenas cedeu pelo cabo do guincho - um acessório pouco utilizado nesta jornada, tendo em conta a forma mais rolante como os obstáculos estavam escalonados.
Depois de quase se ter despedido ainda no período da manhã, a dupla Ricardo Lourenço/Paulo Lourenço conseguiu reparar a transmissão e a caixa de velocidades que tinha partido logo no arranque para o prólogo e foi recompensada com a segunda posição. No último lugar do pódio classificou-se a "Hortícolas Team", que permite a Luís Jorge manter a liderança do campeonato, agora em igualdade pontual (110) com Ricardo Lourenço.

Rock Crawler reduzida

Apenas duas equipas estiveram em confronto entre os Crawler. Numa luta de vizinhos, o "TeamCarjaime/Troqouro" não teve grande oposição da "Paljet", que denotou grandes dificuldades em tirar a potência para o "chão" da sua máquina. Com este triunfo em Leomil, Domingos Parente e João Pinto passam a liderar destacados esta competição com 116 pontos, mais 40 que a "EC4x4" ausente nesta jornada, enquanto Jorge Silva e José Pires ascenderam à 3.ª posição por troca com a "FRacing".  

Promoção animada

Foram mais de duas dezenas, as equipas que compareceram para formar a grelha nas três classes denominadas de promoção, que resultou em outros tantos vencedores diferentes das jornadas anteriores, numa clara demonstração da competitividade destas viaturas menos preparadas. Entre as viaturas Suzuki Samurai, Floriano Maia e Rui Magina (Trava Embraia) estriaram-se a vencer, deixando os restantes lugares ao rubro, com quatro equipas a terminarem com o mesmo número de voltas (9). No duelo do cronómetro, saiu vencedor o "Team Suzuki de Fafe" que teve a seu lado no pódio a "Auto Diesel/Offroadproject", com Pedro Oliveira e Sandro Magina a assumirem a liderança da competição. Terminaram ainda o "Team Auto Socorro" e o "Samurai 4x4 Extreme".
Na Classe 1 que agrupa as viaturas com pneus até 35", outra equipa a experimentar o lugar mais alto do pódio. Uma batalha ao segundo que durou até bem perto do final, com a "Sópedra 4x4/Kaiser" a levar de vencido o líder da competição, a "Sucatas David Rocha" que detém agora apenas oito pontos de vantagem precisamente para Carlos Rosa. O terceiro lugar foi ocupado pela "AutoSemancelhe".
Na Classe 2, que agrupa os carros com pneumáticos 36 e 37", manteve a sendo dos estreantes, com a "JiiPark" a chegar à vitória que tinha perseguido em Lousada. Uma prova muito renhida, com os três primeiros a terminar com o mesmo número de voltas (9).
Na segunda posição terminaram os irmãos Caimeirão da "Furões TT/Vimioso" que sentiu algumas dificuldades em gerir o aquecimento do Defender, optando por refrear os ânimos e defender-se dos sucessivos e ameaçadores ataques da "JMF", que com este 3.º lugar garante a liderança da classe. 

Sem comentários:

Enviar um comentário