quinta-feira, 25 de julho de 2013

3.ª Prova do Troféu Norte de Offroad

À noite para evitar o calor  

Pedro Foguete terminou à frente de Luís Santos e está agora a apenas dois pontos do rival
 No sábado realizou-se a 3.ª jornada do Troféu Norte de Offroad com a organização a optar por uma prova noturna para tentar atrair um maior número de concorrentes e de público. Uma estratégia de certa forma conseguida já que conseguiu reunir uma razoável lista de inscritos a rondar a meia centena de pilotos.
Alguns pilotos estrearam-se a vencer nesta ronda, mas na viragem da metade do campeonato nada está ainda definido, aliás, há mesmo um grande equilíbrio no topo das classificações em todas as divisões.
Nos kartcross, as emoções mais uma vez ficaram apenas reservadas à espetacularidade da condução dos pequenos "aranhiços", pois desde o arranque que as posições finais começaram a ficar definidas. O grande vencedor foi Luís Caseiro que assim somou os primeiros pontos para o campeonato, pois não participou nas duas rondas anteriores. O atual líder, Carlos Sousa, quedou-se pelo 4.º lugar, mas manteve o comando da geral, agora com mais 14 pontos que Nuno Bastos, o piloto que terminou esta ronda no lugar intermédio do pódio.
O campeão em título, Sérgio Castro, fez também a sua primeira corrida conseguindo subir ao lugar mais baixo do pódio.
Nos carros com tração total nada de novo. A final desta categoria foi mesmo a repetição da jornada anterior. Os mesmos três concorrentes arrancaram para oito voltas totalmente dominadas por Américo Moreira, no imponente Mitsubishi Evo, que não deu quaisquer hipóteses à concorrência de Luís Freixo e Telmo Freixo, ambos em BMW ix. Desta forma, Américo Moreira aproximou-se do líder da geral e atual campeão em título, Luís Freixo.
Nos carros com tração dianteira (até 1.400cc), o lousadense Pedro Foguete foi o grande vencedor. O piloto do Citröen AX não teve um bom arranque, mas numa corrida de trás para a frente, conseguiu uma melhor estratégia na entrada da Joker Lap e quando Luís Santos teve de cumprir essa passagem obrigatória, o lousadense assumiu o comando e não mais o largou. No último lugar do pódio classificou-se o "miúdo" Ivo Martins, em Opel Corsa.
Com esta vitória, Pedro Foguete, que não pontuou na 2.ª jornada está a apenas 2 pontos do líder Luís Santos e tem mais 1 que Hélder Silva, que nesta ronda debateu-se com problemas no Opel Corsa e foi apenas 6.º.
A classe dos carros de tração dianteira (até 2.000cc), considerada já a "Rainha" deste troféu voltou a ser a mais animada e outra vez envolta em polémica. Sem a presença de Manuel Cruz, vice-líder do campeonato e um dos principais animadores desta categoria, Tiago Moreira não teve problemas mecânicos no Citröen Saxo e foi o primeiro a cortar a linha de meta. A alguma distância terminou Sérgio Policarpo, em Citröen C2.
A polémica instalou-se na atribuição do 3.º lugar. O espanhol Fernando Blanco conseguiu ultrapassar José Pereira, numa manobra que envolveu um choque e que não deixou satisfeito o rival, que assim caiu para a 8.ª posição. Ainda assim, José Pereira somou 3 pontos e manteve a liderança e são precisamente esses os pontos que o separam do vice-líder, Manuel Cruz.
Recorde-se que Fernando Blanco terminou a jornada anterior na 2.ª posição, mas foi alvo de uma desclassificação à posterior por não ter cumprido a passagem obrigatória na Joker Lap. 
A última final da noite foi a dos carros de tração total, que vem registado uma quebra acentuável no número de participantes. A nota de destaque vai para a estreia de Jonito, um piloto do Drift que fez a sua estreia no Offroad. Sem se quere intrometer nas contas do campeonato, o piloto do impressionante Nissan Skyline limitou-se a entreter o público e concluiu a final a duas voltas dos dois da frente, José Moreira (BMW E30) e António Moreira (BMW 323).
A próxima jornada deste troféu realiza-se a 1 de setembro.


Sem comentários:

Enviar um comentário