quinta-feira, 1 de abril de 2010

Juniores do Lousada despedem-se com reviravolta concretizada no tempo extra






1.ª DIVISÃO DISTRITAL - AFP

No último jogo da primeira fase do Campeonato da 1 ª Divisão da AF Porto, Série 2, os Juniores lousadenses venceram os rivais do Lixa, por 3-2. Um triunfo muito complicado conseguido já em período de descontos. Ao intervalo, os forasteiros venciam por dois golos de diferença, uma surpresa escandalosa, tendo em conta que o Lousada goleou na primeira volta (6-0), em casa do adversário.
Talvez, porque deram a vitória como um dado garantido, os jovens da casa demonstraram grande apatia e displicência no ataque à posse de bola. Assim foi com naturalidade que os visitantes, em dois lances de bola parada fizeram os dois golos, por intermédio dos dois centrais, Pedro Pinto e Costa Pinto.
Para a etapa complementar as substituições efectuadas e também porque não queriam despedir-se do campeonato, perante o seu público vergados por uma humilhante derrota, os lousadenses mudaram completamente a atitude e passaram a pressionar a baliza contrária. Este caudal ofensivo teve quase sempre um denominador comum, o confronto pessoal entre Tiago Antunes (passou de central para avançado) e o guarda-redes do Lixa (entrou na segunda parte), que com alguma felicidade foi adiando o inevitável.
Logo aos 47 minutos, Tiago Antunes arriscou o pontapé do meio da rua e falha o alvo por pouco. No minuto seguinte, Luís cruzou da direita para o interior da área e Nuno Cunha falhou incrivelmente a emenda. Aos 52 minutos, Paulo Pinto desferiu um remate violento que acabou por ser devolvido pela barra. Tudo parecia correr mal ao Lousada na finalização, que tinha neste período um domínio avassalador.
Aos 66 minutos, Mário enviou a segunda bola aos ferros da baliza do Lixa, após cruzamento milimétrico de Nuno Bessa. Instantes depois, num remate cruzado e rasteiro, Mário conseguiu finalmente marcar para o Lousada. Dez minutos depois, Rui Pereira levou a assistência à loucura, com o golo da igualdade, num lance em que o jovem guardião contrário ficou mal na fotografia.
Aos 92 minutos, o guardião dos visitantes voltou a estar em evidência, pela negativa. Num lance aparentemente inofensivo agarrou o esférico, mas depois largou-o e ficou a contorcer-se (alegando uma lesão). Face à aproximação de um adversário que procurou tirar benefício do lance, o guardião repentinamente "acordou" e amarrou, novamente, o esférico nas suas mãos. O árbitro, atento, concedeu livre indirecto, transformado no golo da vitória pelo capitão Tiago Antunes que disparou um míssil pelo meio da muralha de jogadores que formaram a compacta barreira.

Iniciados também vencem, mas não evitam descida

Com o destino já traçado, os Iniciados lousadenses, tal como aconteceu com os colegas mais velhos, no dia anterior, queriam oferecer ao público uma despedida em beleza e o certo é que o Estádio Municipal de Lousada (palco destes dois encontros) voltou a dar sorte.
Ricardo Magalhães, num portentoso remate de fora de área, colocou os jovens da casa em vantagem no placard. No segundo tempo, o Aves ainda conseguiu igualar, contudo, numa bonita jogada de ataque, Maia concluiu com um remate rasteiro e fez o segundo tento dos lousadenses.
Com este triunfo, o Lousada subiu à 13ª posição da classificação, mas somente serviu para cumprir o dever de vencer perante um opositor acessível, com o qual seguirá viagem rumo à 2ª Divisão.

Nova derrota fora de portas para os miúdos das escolas

A turma de Joel Mendes saiu derrotada (2-0) na deslocação a um dos líderes do campeonato, Lixa. Os golos de Diogo e Miguel foram suficientes para dar os três pontos à formação orientada por Carlos Carvalho que continua na perseguição ao Gondomar, que lidera com os mesmos pontos que os lixenses, mas com mais golos marcados. A turma rubro-negra mantém o quinto lugar da competição, com 38 pontos, mais quatro do que o FC Felgueiras que adiou a sua partida nesta jornada.

Carlos Mota/César Marques

Sem comentários:

Enviar um comentário