terça-feira, 20 de abril de 2010

CP de Ralicrosse: Eduardo Veiga e Mário Barbosa abrem época em grande





Eduardo Veiga e Mário Barbosa começaram da melhor forma o Nacional de Ralicrosse 2010, com dois triunfos categóricos na Divisão 1 e 2 do campeonato, respectivamente. Refira-se que face à ausência de participantes (apenas dois) a Divisão 3 foi anulado, tal como a Divisão 7, esta referente à Taça.
A estratégia definida por Eduardo Veiga de cumprir a Joker Lap logo na primeira volta resultou em pleno. O Mitsubishi EVO VII ficou muito para trás, mas face à luta na frente, entre Alberto Moreira e Joaquim Santos foi ganhando terreno. Joaquim Santos optou por deixar o estreante sozinho na liderança e optou por efectuar a passagem na curva obrigatória. Veiga passou para a vice-liderança e Santos caiu para terceiro. Foi num duelo entre estes dois que o Opel Astra OPC acabou por abandonar depois de bater violentamente com as rodas no rail de protecção, quando tentava a ultrapassagem no final da recta da meta. Assim, o Mitsubishi de Veiga ficou com o caminho aberto para pressionar o comando do Toyota Corolla do penafidelense e assumir, sem dificuldades, a liderança na última volta, após este ter passado na Joker Lap. Na terceira posição terminou Pedro Matos, em Mitsubishi Lancer.
Na Divisão 2, nem os problemas mecânicos verificados a três voltas do final impediram Mário Barbosa de levar o Saxo Kit Car ao lugar mais alto do pódio, numa final disputada ao centímetro nas duas últimas curvas. Logo no arranque a supremacia da nova máquina do paredense foi por demais evidente, ganhando logo uns bons metros de vantagem para a concorrência. Contudo, a três voltas do final o motor começou a falhar e depois de passar na Joker Lap permitiu a aproximação de Manuel Inácio. Já com o carro em sub-rendimento foi ultrapassado na última curva, mas defendeu bem a posição à saída da mesma, recuperando de imediato a liderança até à linha de meta. João Barros, que adquiriu o carro tri-campeão da Divisão 3, terminou no último lugar do pódio, após um também intenso duelo com João Sousa.

Mário Barbosa
"Foi tudo calculado ao centímetro"



O tri-campeão da Divisão 3 partiu para esta prova com apenas algumas horas de treino ao volante do Saxo Kit Car, nada que o impedisse de conseguir os resultados desejados: "Esta foi a estreia a ideal com o novo carro, à excepção da final. A três voltas do final o carro começou a falhar, mas ainda deu para ganhar à rasquinha. Acabou por ser tudo calculado ao centímetro".
Sobre o futuro, particularmente o desta divisão, Mário Barbosa mostrou-se confiante, isto se todos os pilotos se mantiverem em acção: "Se o carro se portar sempre como hoje nas mangas de qualificação tenho boas hipóteses de conquistar o título. Mas o que mais me agradou foi o facto de ter mudado para a Divisão 2, pois o que quero é ter muitos adversários na minha série. Vamos ter alguma luta ao longo do campeonato, se todos se mantiverem".

João Barros
"Acima das expectativas"



Na sua estreia absoluta no Nacional de Ralicrosse, o também paredense João Barros, aos comandos do anterior carro de Mário Barbosa conseguiu um lugar no pódio. Depois de algumas presenças na "6 Horas de Ralicrosse" e em provas piratas, nada melhor que um 3.º lugar, entre carros melhor preparados. "Correu muito bem, acima mesmo das expectativas, o que para mim foi uma maravilha", referiu o piloto, que falou ainda da opção que vai ter de fazer relativamente à classe a integrar no futuro: "Ainda vou decidir. Há um movimento de pessoas no sentido de conseguir uma maior adesão de pilotos para a Divisão 3. Se tal não acontecer vou ter de evoluir o carro e correr na 2, porque hoje corri com as restrições dos regulamentos da 3".









Chuva animou Taça e o exuberante Troféu Olimar


Com o piso bastante molhado, os pilotos da Divisão 5 tiveram dificuldades em manter os carros no sentido correcto. Os três da frente efectuaram peões que alteraram as posições. José Ferreira foi o primeiro a ver a corrida comprometida, mas acabou por beneficiar dos erros de Joel Silva e José Blanco. O espanhol debateu-se ainda com problemas no BMW M3 e ficou a uma volta do vencedor, tal como Ana Matos que teve um contratempo no arranque.
Na Divisão 6, António Lima (Citröen Saxo) dominou a final de perto por André Ferreira (Peugeot 205). A alguma distância ficou Tiago Freitas, que fechou os lugares do pódio.
O competitivo Troféu Olimar Crosscar, onde todos competem com máquinas iguais, o grande vencedor foi Alexandre Durão, que deixou a concorrência a mais de 4 segundos. Sérgio Bandeira e Samuel Isabel completaram, por esta ordem, os restantes lugares do pódio.
Na prova extra de crosscar, que contou com apenas dois pilotos, Hugo Castro, em JB Racing 600, não deu hipóteses a Sérgio Castro, em ASK 600.
Por fim, o troféu Iniciação para jovens dos 13 aos 15 anos de idade, o pódio foi composto por Pedro Ribeiro (Toyota Starlet), Pedro Pereira (Fiat Uno) e Bernardo Maia (Toyota Starlet).


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