quinta-feira, 15 de abril de 2010

Paços de Ferreira: Monte do Pilar volta a receber mundial de Trial


Paços de Ferreira vai receber nos dias 24 e 25 de Abril o Grande Prémio de Portugal, uma prova pontuável para o Campeonato do Mundo de Trial, uma iniciativa organizada pelo Moto Clube de Paços de Ferreira
em parceria com a Federação Internacional de Motociclismo e que pelo terceiro ano visita a capital do Móvel. Esta será a segunda etapa do mundial, a decorrer no
Monte do Pilar, e estão previstas 14 zonas de prova naturais e uma zona espectáculo que será criada junto à rotunda de acesso à base militar (junto à fábrica do IKEA), onde estará localizado o paddock. Uma zona criada para homenagear o Mundial de Trial em Portugal, ficando, de forma permanente, como o Monumento à Capital do Trial.
De salientar que a ronda pacense é das três provas que contam com duas etapas pontuáveis para o Mundial, uma realizada no sábado e outra no domingo.
Apesar de ser ainda desconhecida a lista dos pilotos, está já confirmada a presença dos melhores do mundo, a exemplo do actual tricampeão, o catalão Toni Bou, já confirmada a sua inscrição. O grau de dificuldade das provas é extremamente elevado e integra um total de 15 pistas (cinco fáceis, cindo médias e cinco difíceis). A coadjuvar na realização das provas vão estar 125 voluntários do Moto Clube local.
Segundo Domingos Ferreira, presidente do Moto Clube de Paços de Ferreira, esta etapa só foi possível concretizar graças a uma candidatura que aquela entidade apresentou há cerca de dois anos e às excelentes condições naturais e paisagísticas que o concelho dispõe.
Domingos Ferreira relevou, ainda, o papel dos voluntários que vão coadjuvar neste evento e cuja participação é um exemplo
Factor de crescimento da economia local
Pedro Pinto, presidente da Câmara de Paços de Ferreira, destacou a importância deste evento para a divulgação e para o fomento das actividades económicas do concelho. "Estas duas etapas vão com toda a certeza contribuir para uma maior projecção e visibilidade do concelho, quer em termos nacionais quer a nível internacional capaz de atrair muitos fãs da modalidade, quer por ficarem cá alojadas irão contribuir para o desenvolvimento da economia local e regional", destacou.
O autarca social-democrata frisou, ainda, estar convicto, que esta prova irá trazer ao concelho milhares de entusiastas do trial e outros aficionados dos desportos motorizados.
Refira-se que a autarquia aprovou na última reunião do executivo um subsídio de 50 mil euros para ajudar na realização do evento.

Sem comentários:

Enviar um comentário