sexta-feira, 13 de abril de 2012

ARTES MARCIAIS: Sete medalhas de ouro para jovens lousadenses

Da esquerda para a direita: o árbitro Manuel Fonseca, os atletas Jorge Fonseca, Ricardo Fonseca e Hélder Rodrigues e o mestre Hélder Sousa
Integrados na Associação de Kung-Fu Desportos de Combate do Vale do Sousa (AKFDCVS), os atletas da Lousacorpu's Ricardo Fonseca, Jorge Fonseca e Hélder Rodrigues sagraram-se campeões do mundo no Munidal de All-Styles, que decorreu de 24 a 26 de março, em Torres Vedras. No total estes jovens lousadenses arrecadaram 8 medalhas, 7 de ouro e 1 de bronze.
O mais experiente dos três, Ricardo Fonseca (16 anos) que já competiu em campeonatos internacionais (duas vezes em Madrid) voltou a mostrar as credenciais que fazem dele uma referência do Kung-Fu nacional e internacional, vencendo nas categorias de Combates Semi-Contact, Formas de Punhos Duros, Formas de Punhos Leves, Formas de Armas Leves e o terceiro lugar em Freestyle Punhos.
Seguindo as suas pisadas, o seu irmão, Jorge Fonseca, de apenas 11 anos, também participou neste megaevento, que juntou cerca de 4000 atletas oriundos de 46 países, distribuídos em 8 áreas de competição. Deixando antever um futuro risonho na modalidade, o "pequeno" foi campeão do mundo em Formas de Punhos. Por fim, Hélder Rodrigues esteve igualmente entre os premiados, arrasando a concorrência em Formas de Punhos Duros e Formas de Punhos Leves.
Ricardo Fonseca classificou a sua participação como uma "sensação indescritível" que teve como ponto alto, obviamente, as cinco vezes que subiu ao pódio: "Este campeonato foi determinante para mim, para os atletas da minha escola e, claro, para o meu mestre. A pontuação que dou deste campeonato do mundo é quase indescritível, sobretudo pelo facto de ter competido com discípulos dos melhores mestres do mundo".
Importa salientar que os lousadenses galardoados com medalha de ouro superaram alunos de mestres que já treinaram atletas para contracenar em filmes com Jet Li, Jackie Chan, entre outros.
Nota importante desta competição foi o facto de Jorge Fonseca ter sido o atleta mais novo a subir ao lugar mais alto do pódio. Para este miúdo, o seu objetivo máximo na modalidade é tornar-se mestre de Kung-Fu. "Foi muito importante para mim conseguir esta medalha de ouro. O meu irmão tem conseguido muitos títulos e eu vejo como ele faz e tento fazer igual. No futuro, quero ser como ele ou até melhor e mais tarde quero ser mestre de Kung-Fu", mencionou o mais novo dos combatentes.
Hélder Rodrigues mostrou-se igualmente deslumbrado pelos dois títulos mundiais e destacou o facto de terem sido conseguidos perante a elite mundial: "Isto é o alcançar de objetivos que foram propostos desde o início. Foram dois títulos que me vão abrir as portas para muito mais. Até agora foi o ponto alto na minha carreira, mas espero ter mais oportunidades destas para mostrar o meu valor.
Internamente, fui campeão nacional no ano passado, no Porto, apenas no nosso estilo. Mas em Torres Vedras, foi a primeira vez que participei num evento tão grande e tudo isto com apenas quatro anos de treino".
Lousada também esteve representado na arbitragem
A participação da família Fonseca neste mundial não se resumiu aos dois jovens atletas. O pai, Manuel Fonseca, também ele praticante da modalidade foi um dos árbitros da competição. Esteve presente em Torres Vedras a convite da organização do evento devido aos conhecimentos marciais, sendo mesmo um dos juízes que mais combates arbitrou ao longo da presente época desportiva, função que desempenha há dois anos.
"Apesar de não ser remunerado, tenho ambições de prosseguir carreira na arbitragem a nível nacional e internacional. A minha única gratificação é gostar daquilo que faço, não só como árbitro, mas também como praticante da modalidade. Na qualidade de árbitro, correu bem, fui justo, à semelhança dos colegas que compunham a minha equipa de arbitragem, na atribuição dos lugares cimeiros. Portanto, tive orgulho de arbitrar grandes mestres e foi efetivamente um sonho".
Naturalmente, Manuel Fonseca mostrou-se satisfeito, essencialmente como "pai babado", mas também como lousadense: "É um grande feito para Lousada. Um concelho que apenas é conhecido pelo caso Rui Pedro e pela pista de autocrosse, ter três atletas que subiram ao pódio e ficaram acima de alunos de grandes mestres mundiais, sendo que estes ficaram aquém das expetativas, é qualquer coisa de louvável".
Importa salientar que o árbitro não participou nas decisões das classes juvenis (onde os dois filhos competiram), nem na classe onde esteve Hélder Rodrigues, apitando unicamente as classes de masters.

César Marques/Carlos Mota

3 comentários:

  1. incrível, Lousada trazer 7 medalhas de ouro de um campeonato do mundo! É preciso ter muito talento!
    Parabéns, isto é um orgulho. continuem assim!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo reconhecimento, e palavras de incentivo.

    ResponderEliminar
  3. 5 medalhas Ricardo! Es mesmo maquina!
    Parabens a todos
    continuem assim

    ResponderEliminar