terça-feira, 3 de abril de 2012

2.ª Divisão Nacional - Lousada ganha novo fôlego


Com o triunfo (2-0) sobre o Merelinense e a conjugação dos resultados dos adversários diretos, o Lousada ganhou um novo fôlego para alcançar a permanência na 2.ª divisão nacional. Vizela e Famalicão perderam em casa perante o Tirsense e Fafe, respetivamente e o Marítimo B e a Camacha, dois clubes madeirenses que também estão em risco de descer, jogaram entre si e não foram além de uma igualdade a uma bola.
Na estreia do novo Estádio Municipal, apesar de não estar concluído já revela ser um palco de excelência, o Lousada entrou praticamente a vencer com um golo do central Rocha que à entrada da pequena área subiu às alturas para efetuar um cabeceamento fulminante, após canto cobrado por Miguel Vaz, e não deu hipótese de defesa a João Lopes.
Em vantagem os lousadenses continuaram com uma exibição personalizada, dominando na posse de bola, enquanto os minhotos só em contra-ataque chegavam com perigo junto da baliza de Filipe Mendes. Aos 13 minutos, Cristiano com um corte arriscado, mas providencial evitou que Nelinho entrasse completamente isolado na área e 22 minutos, Camará, desmarcado por um passe fabuloso de Luís Ferraz, atirou cruzado para uma defesa segura de Filipe Mendes.
O Lousada respondeu com duas grandes oportunidades, ambos por Murillo. Na primeira, o avançado brasileiro rematou a rasar o poste, após cruzamento atrasado de Cristiano e na segunda cabeceou para uma espantosa intervenção de João Lopes, após assistência perfeita de Pintinho.
À passagem da meia-hora, um erro de Rocha quase permitiu aos visitantes igualar. Incompreensivelmente o central entregou o esférico a Nelinho que entrou na grande área e deferiu um potente remate, mas o guardião rubro-negros correspondeu com uma portentosa defesa. Na resposta o Lousada chegou ao segundo golo. Tonanha cruzou para a área e Miguel, pressionado por Murillo, introduziu a bola na sua própria baliza.
Até ao intervalo, os minhotos dispuseram de mais duas ocasiões para faturar. Aos 36 minutos, Miguel quase se redimia do auto golo e com um remate em rotação acertou com estrondo na barra e ais 41 minutos Luís Ferraz beneficiou de um erro de Costa para rematar a rasar o poste.
Na segunda metade o Lousada limitou-se a gerir a vantagem. Apesar de já despromovidos, os atletas do Merelinense exibiram-se com brio e nunca deixaram de procurar um resultado positivo, nomeadamente após a entrada de Vieira que veio trazer maior dinâmica ao ataque e foi mesmo este atleta que esteve mais perto de marcar o tento de honra, mas Filipe Mendes mostrou-se intransponível. Já nos descontos, os locais poderiam ter dilatado a vantagem, mas Murillo, em esforço, apenas conseguiu um ligeiro desvio que saiu perto do alvo.


Luís Pinto
"Faltam quatro finais"

Luís Pinto estreou-se no comando técnico do Lousada com um triunfo que abre as portas da manutenção e mostrou-se, obviamente, satisfeito: "Sabíamos da importância deste encontro e os jogadores trabalharam bastante durante a semana para o preparar e foram recompensados. Esta era a primeira final que tínhamos pela frente e conseguimos vencê-la. Agora vamos tentar pontuar no Marítimo".

Miguel Moreira
"Dependemos de nós"

O capitão Miguel Moreira, expulso na ronda anterior, viu o jogo na bancada, condição que se vai manter na importante deslocação ao Marítimo B, este sábado. O capitão falou da impotência de não poder ajudar dentro do campo, mas felicitou e congratulou-se pela resposta dos colegas de equipa e mostrou-se confiante de que o Lousada vai garantir a manutenção: "A equipa mais uma vez teve uma grande atitude e conquistou uma vitória importantíssima. Até hoje dependíamos de terceiros, agora dependemos praticamente de nós, pois os nossos adversários têm confrontos entre eles e com as equipas de topo. Temos mais quatro finais pela frente e se mantivermos os princípios de jogo, a organização, a união de grupo e o espirito de solidariedade que sempre tivemos, vamos com certeza alcançar os nossos objetivos".
Miguel Moreira falou ainda do novo estádio, o que para ele é um sinal claro de que o clube tem de soerguer e prosperar e pediu o apoio de todos os lousadenses para criar um projeto sólido: "Com umas condições destas o Lousada não pode acabar. Não há clubes que disponham de infraestruturas tão excelentes e tudo isto pode ser rentabilizado em prol da ADL".

Sem comentários:

Enviar um comentário