sexta-feira, 20 de abril de 2012

Nogueira sofreu para ultrapassar Sousela

Valmesio e Figueiras golearam e aproveitaram folga do Aveleda e desaire do Nevogilde para se isolarem no topo
Sem querer perder de vista os lugares da frente, o Nogueira bateu o Sousela pela diferença mínima, num triunfo arrancado a ferros e que só surgiu à entrada para o último quarto de hora.
Desinibidos e com bastante astúcia, os forasteiros nunca se encolheram e aos 14 minutos podiam ter mesmo aberto o ativo, mas o remate de Moutinho, após assistência de Simão, saiu a rasar o poste. Os locais responderam num pontapé de canto, com o capitão Bruno Ferreira a cabecear ligeiramente por cima. Face a maior pressão do Nogueira, a solidez defensiva dos visitantes imperou e a aposta nas transições rápidas quase voltaram a dar frutos aos 24 minutos, quando Simão conduziu um contra-ataque e assistiu Pedro Ribeiro que disparou uma bomba, que só não despoletou no fundo das redes, porque Ventuzelos fez uma estupenda defesa.
O Nogueira retaliou e aos 32 minutos, criou verdadeiro perigo. Paulo Couto, com um lançamento de linha lateral diretamente colocou a bola no interior da área e o artilheiro Zé Pinto obrigou Nuno Cardoso a desviá-la pela linha final.
Num jogo de parada e resposta, o treinador do Nogueira, Pedro Santos arriscou ao intervalo, fazendo entrar Zé Luís e Carlos Cunha, dois médios mais criativos e de tendência ofensiva. Aos 52 minutos, Foguete, na pequena área, servido por Queirós, atirou por cima, quando tinha tudo para marcar. Pouco depois, saiu Queirós, um dos mais lutadores em campo para a entrada de Joca, substituição que não foi do agrado das hostes da casa. O certo é que o jovem formado na "cantera" da ADL trouxe mais alegria ao ataque do Nogueira que passou a estar por cima do encontro, enquanto o Sousela continuou à espreita de apanhar a defensiva contrária em contrapé. Exemplo disso foi o lance aos 72 minutos, onde Pedro Ribeiro cruzou para o segundo poste, mas Durães, num corte soberbo, tirou o "pão da boca" a Simão que se preparava para fuzilar. Três minutos depois, deu-se a explosão de alegria dos adeptos da casa, quando Joca aproveitou um passe para o interior da área e antecipou-se a Nuno Cardoso, desviando de cabeça para o fundo da baliza.
Logo de seguida, a CRACS podia ter sofrido o segundo golo, mas o "foguete" de Foguete estoirou no travessão.
Já com Luís Silva em campo, o Nogueira passou a dominar claramente o adversário. Este jovem irreverente e fugaz, foi um autêntico "diabo à solta" para o último reduto do Sousela, levando o perigo por diversas vezes à baliza de Nuno Cardoso, sendo que numa delas, foi o capitão José Barbosa a evitar o golo em cima da linha de baliza.
Ainda assim, o Sousela poderia ter saído de Nogueira com um resultado positivo. Perto do final, José Barbosa, de livre, colocou a bola em David Lopes que apareceu na cara de Ventuzelos, mas não acertou bem na bola, desperdiçando uma soberana ocasião para igualar a contenda. O apito final deu-se instantes depois, numa partida em que o favoritismo "pré-anunciado" do Nogueira não se traduziu em campo diante um Sousela que vendeu cara a derrota.

Uma mão não chegou para contar os golos de Mácio
Nos outros encontros, o Valmesio e o Figueiras não desarmaram da luta pelo título, sabendo de antemão que a folga do Aveleda lhes possibilitaria chegar à liderança. Assim, o Valmesio infligiu uma goleada na receção ao Boim, com José Martins a assumir o protagonismo ao assinar 4 dos golos dos homens de Casais. Barboda faturou o outro tendo dos homens da casa, enquanto Faria apontou os dois do Boim. Com este triunfo o Valmesio passou a liderar isolado a tabela classificativa, com 1 ponto de vantagem para o Figueiras, que despachou o Esperanças do Cabo, com uns escalrecedores 9-1. Mácio assumiu um papel fulcral, sendo que uma "manita" não foi suficiente para contar os golos do extremo do Figueiras, que só à sua conta apontou seis golos. Abilio, por duas vezes e Chinês marcaram os restantes golos dos da casa, enquanto Fernando Brito assinou o tento de honra dos magnetenses.
Quem perdeu terreno na luta pelo título, foram os atuais campeões que se deixaram surpreender, em casa, pelo Cristelos. Numa partida equilibrada e que tudo indicava que iria terminar com um nulo, o guardião do Nevogilde assumiu o protagonismo ao deixar escapar por entre as mãos um remate de fora da área de Pêla, nos derradeiros minutos do tempo regulamentar.
O Santa Margarida continua em grande nesta segunda volta e no domingo foi ao terreno do Pienses vencer por 1-0, com o único golo do jogo a ser da autoria de Tiago Ferreira.

Sem comentários:

Enviar um comentário