sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Verniz está prestes a estalar na ADL

Entre comunicados, contradições e desmentidos onde está a verdade?

Está longe de ser pacífica a situação da Associação Desportiva de Lousada. Depois de várias notícias contraditórias que têm saído na comunicação social, umas a denunciar vários meses de salários em atraso e outras a garantir que a situação está difícil, mas estável eis que durante esta semana surgiram algumas novidades sobre este assunto.
Na semana passada um grupo de associados pediu uma assembleia-geral, tendo como um dos pontos em debate a eventual eleição de novos corpos gerentes (convocatória publicada no TVS). Agora foi a vez da comissão administrativa emitir um comunicado (ao lado) onde põe em causa a legalidade da mesma convocatória, alegando que só a CA tem poderes para convocar os associados "O poder da Associação Desportiva de Lousada não caiu na rua e, muito menos, caiu em editais usados para a satisfação de ambições que não são, de certeza, o interesse do clube", pode ler-se no comunicado.
Carvalho fala em vários meses de salários em atraso

Ao final da tarde de terça-feira, o técnico António Carvalho deixou de ser treinador do clube, numa decisão que o presidente da Comissão Administrativa, Ricardo Ribeiro falou em rescisão por mútuo acordo. No entanto, já na quarta-feira, António Carvalho, através de um comunicado enviado (ao lado) à nossa redação, contrariou a versão do dirigente, afirmando que o presidente tomou a decisão apenas para culpabilizar a pretensa lista candidata da sua demissão. O treinador foi ainda mais longe e garantiu que ele e a sua equipa técnica, assim como alguns jogadores têm 3,5 meses de salários em atraso e que a "gota de água" deu-se no último domingo quando recusou a pretensão dos atuais dirigentes para a equipa fazer o aquecimento antes do jogo com uma camisolas com a inscrição "Contra as mentiras…estamos com a direção". No comunicado, António Carvalho, explica que recusou, em conluio com todo o seu staff e atletas, essa solicitação porque o único objetivo do grupo de trabalho é o de "apenas e só servir o clube e não entrar em guerras que não lhes dizem respeito".
Entretanto, o TVS soube que à hora do fecho da nossa edição o treinador iria apresentar-se no treino da equipa, até porque nunca lhe foi emitida qualquer nota de despedimento.
A comissão administrativa não perdeu tempo e já encontrou substituto para António Carvalho. Trata-se de Nuno Pinto, um técnico que já treinou o Desportivo de Chaves.

Comunicado da Comissão Administrativa
A Comissão Administrativa da Associação Desportiva de Lousada tomou conhecimento, por mero acaso, da iniciativa de alguns alegados sócios de promoverem a realização de uma assembleia geral para a suposta eleição de novos corpos gerentes.
É, no mínimo, estranha a súbita disposição de procurar substituir os atuais dirigentes quando, há bem pouco tempo, no início da época, o clube esteve na iminência de encerrar, precisamente devido à ausência de candidatos.
É, também, no mínimo, estranha a intenção de proceder à eleição de novos corpos sociais numa altura em que muitas dívidas já foram regularizadas, desimpedindo a inscrição de jogadores e honrando compromissos não cumpridos por direções anteriores.
É, ainda, estranho o facto de todo o procedimento da convocatória se desenrolar ao arrepio das normas estatutárias e do cumprimento da legalidade. Com efeito, nunca a atual Comissão Administrativa foi abordada, formal ou informalmente, para esta questão. Aliás, por se tratar exatamente de uma Comissão Administrativa, a ela compete a convocação dos associados - e não a um qualquer associado, por mais histórico que seja.
Os atuais dirigentes não se furtam à discussão, nem estão agarrados aos lugares. No entanto, não podem assistir a movimentações subterrâneas, aceitando procedimentos ilegais e clandestinos, quando a gestão do clube está assegurada e as metas estabelecidas estão a ser cumpridas.
O poder da Associação Desportiva de Lousada não caiu na rua e, muito menos, caiu em editais usados para a satisfação de ambições que não são, de certeza, o interesse do clube, da sua história e da sua unidade.
Por isso, apelamos aos associados para não se deixarem instrumentalizar por tentativas de golpes estatutários, nem por manipulações de assalto ao poder de quem pretende usar o clube em seu proveito e para fins menos claros, pelo que não devem comparecer à proclamada reunião magna.
A Associação Desportiva de Lousada é uma instituição digna, que, apesar das dificuldades sentidas - aliás precisamente por causa delas -, deve merecer ainda mais apoio e os seus corpos dirigentes mais colaboração e lealdade.
A atual Comissão Administrativa, totalmente legitimada pela unanimidade dos sócios na última assembleia geral, repudia toda a desestabilização daqueles que, movimentando-se na sabotagem, procuram desvirtuar os princípios da ética, da legalidade e da solidariedade a que estão obrigados como associados e como lousadenses.

Comunicado do treinador António Carvalho
Venho por este meio informar a todos os lousadenses os motivos apresentados pelo Exmo. Senhor Presidente da Comissão Administrativa Ricardo Ribeiro para me despedir (juntamente com a minha equipa técnica) do cargo de treinador da equipa sénior da Associação Desportiva de Lousada.
Como todos os Lousadenses e população em geral sabem a Associação Desportiva de Lousada vive um momento bastante conturbado, estando agendada uma assembleia geral extraordinária para a próxima sexta-feira dia 13 de janeiro de 2012, que tem como principal ponto da ordem de trabalhos a destituição da presente comissão administrativa e eleição de novos corpos gerentes.
O Presidente Ricardo Ribeiro destitui-me de treinador da equipa sénior pelo fato de, segundo suas palavras, eu estar a ser o seu escudo protetor em relação à entrada de novos corpos gerentes. O seu objetivo com a minha demissão será culpar a nova lista candidata à direção desta decisão tomada.
A gota de água deu-se no último domingo aquando da realização do jogo Associação Desportiva de Lousada frente ao Ribeira Brava. O Sr. Ricardo Ribeiro e a sua restante comissão administrativa queriam a todo o custo que a equipa técnica juntamente com todos os jogadores, equipa médica e técnico de equipamentos, demonstrassem publicamente o seu apoio à comissão administrativa usando umas t'shirts durante o aquecimento com a seguinte frase "Contra a mentira… estamos com a direção". A comissão administrativa e principalmente o seu presidente queriam passar a mensagem de que tinham o apoio de toda a equipa e restante staff e que o clube está de boa saúde quando isso não é verdade.
Todo o grupo de trabalho incluindo jogadores, equipa técnica, médica e técnico de equipamentos UNIDOS, como sempre estiveram, decidiram em conjunto não usar as t´shirts e assim não demonstrar o apoio pelo simples fato de não entrar em guerras que não lhes dizem respeito. O único objetivo do grupo de trabalho é apenas e só servir a Associação Desportiva de Lousada, sendo o clube gerido por quem quer que seja. Se os problemas existem são para serem resolvidos e não para serem camuflados.
Como já foi tornado público, o clube passa por uma fase muito complicada, talvez a fase mais difícil da sua bonita e longa história de vida. Tal como o nosso país, também a A.D. Lousada vive uma grande crise financeira, e como todos devem entender, a equipa sénior está a ser bastante afetada por todos estes problemas. No dia da apresentação e do primeiro treino da época o Presidente e a restante comissão administrativa deslocaram-se ao balneário e transmitiram uma mensagem de enorme confiança, prometendo que nada faltaria ao grupo de trabalho, ressalvando que jamais iriam falhar no pagamento dos vencimentos mensais. Passados 5 meses e meio de trabalho, alguns jogadores receberam o vencimento relativo a 2 meses e meio e outros juntamente com a equipa técnica receberam apenas vencimento relativo a 1 mês e meio. O grupo sempre foi bastante flexível, mesmo passando por enormes dificuldades, colaborou com a comissão administrativa, entendendo as suas explicações relativamente ao incumprimento das suas obrigações.
O presidente fez promessas constantes estabelecendo datas para a regularização dos salários em atraso e nunca cumpriu com o prometido perdendo toda a credibilidade perante grupo de trabalho e restante staff.
Mesmo sendo abandonado, sem qualquer apoio da comissão administrativa e com todos estes incumprimentos e problemas graves, o grupo de trabalho liderado pela equipa técnica manteve-se sempre unido e DISPONÍVEL, lutando com todas as suas forças pelo sucesso da grande instituição Associação Desportiva de Lousada.
Na época de Natal que deveria ser de festa, amizade, união e fraternidade o grupo viveu situações dramáticas mais vez devido à falta de dinheiro que tinha sido prometido imensas vezes, com jogadores a chorar no balneário por não terem dinheiro para ajudar a família para comer e pagar as suas despesas provocando a infelicidade numa época que deveria ser de paz.
No dia 2 de janeiro o grupo voltou ao trabalho depois de 2 semanas sem treino e competição esperando que nesse dia recebesse parte dos vencimentos, o que como é evidente voltou a não acontecer. Mesmo perante a gravidade da situação o grupo decidiu juntamente com equipa técnica voltar a treinar para preparar o jogo difícil frente ao Ribeira Brava. Mais uma vez o grupo de trabalho mostrou o enorme amor e respeito á grande instituição, ao contrário do seu Presidente e restante comissão administrativa.
Foram 2 anos e meio fantásticos que passei neste grande clube, aprendi a amar esta instituição, lutei com todas as forças pelo seu crescimento e sucesso. Ao contrário de muita gente a minha única preocupação foi e será sempre a Associação Desportiva de Lousada.
Em jeito de despedida faço um pedido especial, não deixem este ENORME clube cair. O Lousada está doente, mas com a ajuda de todos vai recuperar e será um clube com um futuro promissor. Tem todas as estruturas físicas para crescer, graças ao excelente trabalho que a câmara municipal, e em particular o seu Presidente Dr. Jorge Magalhães, têm feito em prol do desporto. Com todos os Lousadenses unidos a Associação Desportiva de Lousada será com certeza um grande clube no futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário