sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Taça dos Campeões e Federação da FFPN

Aveleda apurado com segunda parte de grande nível. Nevogilde também segue em frente após vencer (1-0) em Vila do Conde.

O Aveleda e o Nevogilde apuraram-se para a fase seguinte da Taça dos Campeões da Federação de Futebol Popular do Norte (FFPN) ao vencer nos derradeiros encontros da fase de grupos, o único resultado que à partida servia as suas pretensões.
Teoricamente o Nevogilde tinha a tarefa mais complicada, mas um golo de Campelos logo aos 15 minutos foi suficiente para os campeões lousadenses garantirem o passaporte, tal como o Rans que ao vencer o Matamá de Guimarães (3-1) somou os mesmos 9 pontos dos lousadenses. Derrotado em casa pelo Nevogilde, o Junqueira ficou-se pela terceira posição, com 7 pontos, seguido do Matamá, com 2 e Citânia de Sanfins, com apenas 1.
A jogar em casa e a depender apenas de si próprio, o Aveleda partiu para esta ronda com boas perspetivas de seguir em frente, mas dois erros defensivos quase deitaram todo a perder. Ainda não estavam decorridos 10 minutos, e a equipa local já perdia por 2-0, frente aos vizelenses do Tagilde.
Logo aos 2 minutos, Pisco com um golpe de cabeça no meio dos centrais da casa abriu o marcador e aos 9 minutos, o mesmo jogador apareceu sozinho na cara de Rabeca e não teve dificuldade em bisar.
O Aveleda respondeu aos 16 minutos, com Carlos Sousa, ao segundo poste, a aproveitar uma saída em falso do guarda-redes Nuno para desferir um remate que saiu ligeiramente por cima da barra. Aos 28 minutos, os lousadenses voltaram a estar perto de reduzir, mas Nuno fez uma defesa absolutamente portentosa. Após um canto, Ricardo cabeceou para a baliza e quase em cima da linha Costinha tocou de forma subtil na bola, mas Nuno com uns reflexos felinos desviou para canto.
O Aveleda que procurou amenizar a desvantagem no primeiro tempo para alimentar esperanças, acabou por chegar ao golo logo após o reatamento. O jovem Luís que veio trazer maior dinâmica ao ataque serviu Emanuel à entrada da área, mas o remate saiu enrolado e acabou por ser uma assistência para Ricardo que viu Cláudio negar-lhe o golo em cima da linha final. Todavia, na sequência do pontapé de canto, Carlos Sousa, ao primeiro poste, antecipou-se a Nuno e desviou para o fundo das redes.
Neste período só deu Aveleda que em poucos minutos, conquistou cerca de uma dezena de pontapés de canto. Aos 56 minutos, após um livre, Ricardo cabeceou na direção da baliza, mas a bola foi intercetada e Sequeira a um metro da baliza chutou forte, mas mais uma vez contra o corpo de um defesa. No entanto, foi só nos últimos 10 minutos que o assalto à baliza dos vizelenses se intensificou. Carlos Sousa esteve perto por igualar em duas ocasiões, mas na primeira o remate saiu a rasar o poste e na segunda, Nuno efetuou mais uma grandiosa intervenção. A sete minutos do final do tempo regulamentar surgiu o momento do jogo. Emanuel, à entrada da área e de costas para a baliza, recebeu o esférico e com um pontapé em rotação fez um chapéu magnífico a Nuno.
O empate não servia as pretensões dos dois emblemas, pois o ARCA estava a vencer o Macieira, por 2-1. Quando já poucos acreditavam na passagem à fase seguinte eis que Emanuel voltou a puxar dos galões para assinar o passaporte da viagem para o próximo sorteio.
Um triunfo inteiramente justo dos lousadenses pela atitude revelado no segundo tempo, após uma primeira parte pouco conseguida.
Assim, o Aveleda ficou em segundo lugar (7 pontos) e juntou-se ao Macieira de Vila do Conde que já havia garantido o apuramento, com 9 pontos. ARCA, 6 pontos, Tagilde, 4 e Marinhão 1, terminaram nos lugares logo abaixo.
As duas equipas lousadenses, a par do Rans de Penafiel são os únicos representantes do Vale do Sousa que se mantêm em competição nesta prova.


Águias de Figueiras ajudam ao apuramento do Valmesio
Na competição da Taça da Federação, o Águias de Figueiras precisava de vencer e esperar pelo resultado do vizinho Valmesio para se apurar, tal com avançamos na edição anterior. Todavia, os papéis inverteram-se e foi o Figueiras a ajudar o Valmesio, pois o empate das "águias" frente ao Calçada permitiu aos vizinhos de Casais seguir em frente, apesar da derrota em S. Vicente.
O Figueiras na deslocação difícil ao Calçada, empatou a duas bolas, desfazendo assim o sonho da passagem à segunda fase, num jogo bastante disputado em que a vitória era fundamental às duas formações.
O Valmesio por seu lado foi derrotado em S. Vicente, num jogo em que não consegui impor o seu ritmo e o futebol que o tem caracterizado esta época. A derrota remeteu o Valmesio para a segunda posição do grupo com quatro pontos, os mesmos do Calçada, mas os lousadenses beneficiaram do facto de ter melhor diferencial de golos.
Destaque ainda para o Penamaior, a única equipa pacense a passar à fase seguinte das provas da FFPN. Tendo vencido a sua série da Taça Federação, vai disputar uma 2.ª fase, com 16 equipas divididas em 4 séries, para apuramento, a uma volta, dos vencedores de série, que, então, passam às meias-finais.
Relativamente aos clubes do Vale do Sousa que se apuraram falta apenas referir o Irivo que venceu o grupo H.

Sem comentários:

Enviar um comentário