quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Jovem lousadense continua a bater recordes


Ricardo Fonseca, de 15 anos, brilhou no Campeonato Internacional de Madrid

Ricardo Fonseca, de 15 anos, continua a dar que falar nas artes marciais. Depois da brilhante prestação no Campeonato Internacional de Madrid, em novembro de 2010, onde obteve o 4.º lugar na vertente de formas de punhos, esta promessa do Kung-Fu nacional tem triunfado em muitos eventos de renome. Após a entrevista realizada há um ano atrás pelo nosso jornal, Ricardo sagrou-se vice-campeão nacional em combates, prova que teve lugar em Coimbra e participou no "Dragon Tiger", em Fevereiro, no Porto, onde atingiu o 2.º lugar em formas de punhos.
Já no torneio interno da AKFDCVS (Associação Kung-Fu Desportos de Combate do Vale do Sousa), arrecadou o 2.º lugar em "Tai-Chi", em defesa pessoal, em formas de punhos individual e em grupo e venceu em combates, num evento que decorreu em abril, no Pavilhão de Modelos, em Paços de Ferreira.
Recentemente, a 12 de novembro, o atleta do Ginásio Lousacorpu's e, em representação da Associação de Kung-Fu Desportos de Combate do Vale do Sousa voltou a marcar presença na mesma competição na capital espanhola, diante 300 participantes, de cinco nacionalidades diferentes.
Chefiado pelo mestre Hélder Sousa, o jovem alcançou o 2.º lugar em formas de punho e venceu a etapa de formas de armas, competindo no escalão Sub-14/17, do cinto branco ao negro. O único aspeto negativo deste feito assinalável foi a desclassificação em combates, onde o atleta desferiu um golpe demasiado forte. Ao TVS, Ricardo mostrou-se ambicioso e aponta baterias para a grande prova que se avizinha, o Campeonato do Mundo de All-Styles, em Torres Vedras, que irá contar com mais 5000 participantes, de 70 países, a decorrer em março de 2012.
"Vou dar o meu melhor. Prometo empenho acima da média e quero ganhar o primeiro lugar" afirmou Ricardo. Manuel Fonseca, pai do jovem e também atleta da modalidade, confessou o enorme orgulho que tem nas conquistas do filho e revelou as dificuldades que teve em suportar as despesas de deslocação para todas as competições nacionais e internacionais. "Eu e o mestre Hélder Sousa é que tivemos de pagar tudo". Aliás, o atleta está coletado à Federação Portuguesa de Kempo Chinês e não participou em diversas provas por falta de condições financeiras.
Hélder Sousa, o mestre e responsável técnico, acredita que no potencial de Ricardo, revelando que este ainda pode ir mais longe. "O Ricardo tem capacidade para chegar ao pódio e vencer em todas as vertentes no Campeonato do Mundo".
Para este novo ano que começa, os objetivos globais passam pela aquisição de patrocínios e apoios financeiros que possibilitem a participação do Ricardo nos sucessivos eventos do calendário de Kung-Fu.
César Marques

1 comentário: