sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Nevogilde regressou à liderança


O campeonato de futebol amador de Lousada está ao rubro. O Nevogilde que havia perdido a liderança, na ronda anterior, para o Valmesio, voltou ao comando após triunfo, no feriado de 8 de dezembro, sobre os vizinhos de Casais que folgaram no domingo e como tal caíram para a 5.ª posição. Assim o Nevogilde sagra-se o campeão de Natal, uma vez que os jogos do campeonato só regressam a 15 de janeiro. Mas, a vantagem do Nevogilde é escassa. Apenas um ponto separa o líder do trio perseguidor (Figueiras, Aveleda e Nogueira) e dois do Valmesio.
No jogo grande desta dupla jornada, o Nevogilde derrotou o Valmesio, por 2-1, num excelente espetáculo de futebol, com uma assistência a ultrapassar claramente o milhar de espetadores. A turma do Valmesio, sob a batuta do irreverente Chico, entrou com o pé direito, mas foram os da casa que criaram a primeira grande situação de perigo, quando aos 16 minutos, Campelos se isolou perante Luís e, depois de o contornar, rematou para a baliza deserta, valendo um corte em cima da linha de golo a evitar o primeiro tento do encontro. Aos 20 minutos, Diogo, numa iniciativa de ataque, tirou Diogo Leites do caminho e obrigou Telmo a uma portentosa defesa. No minuto seguinte, Chico, na transformação de um livre direto, em cima da linha limite da grande área, bateu o esférico sobre a barreira, com o mesmo a entrar junto ao ângulo superior direito, inaugurando desta forma o placard. Com os forasteiros a tomarem a dianteira do marcador, os locais encetaram uma avalanche de ofensivas à baliza de Luís. Aos 35 minutos, após um livre de Campelos, Toninho, à entrada da pequena área, com um desvio subtil de cabeça levou a bola a rasar o poste direito da baliza de Luís.
O Valmesio respondeu de imediato e volvidos três minutos, Abel, a passe de Guimarães, atirou à barra da baliza de Telmo.

Na segunda parte, o Nevogilde manteve a pressão ofensiva e aos 55 minutos, após um cruzamento da direita, César cabeceou para uma espantosa defesa de Luís a evitar a igualdade. Todavia, os ânimos aqueceram à passagem dos 66 minutos, quando Garcês executou um livre na direita e César, ao segundo poste, desviou para a baliza. Luís sacudiu o perigo, ficando a dúvida se o esférico passou ou não a linha final.
Os últimos dez minutos foram de emoções intensas. Aos 83 minutos, Pedro Rodrigues bateu um canto na direita e ao segundo poste, Campelos rematou para o fundo da baliza e em cima do minuto 90, Campelos bisou, aproveitando uma soberana assistência para as costas da defensiva do Valmesio e perante a saída de Luís, atirou fora do seu alcance e concretizou a reviravolta. De imediato, registou-se a invasão de campo com diversos populares a entrarem dentro das quatro linhas a abraçarem o camisola 10, autor dos dois golos da equipa. Após o apito final, deu-se uma estrondosa festa como se se tratasse da conquista do título.
Nos restantes jogos não houve surpresas no topo da classificação. Destaca-se a primeira vitória do Covas no campeonato, e na luta pelo sexto Lugar o Pienses foi ao Complexo Desportivo de Lousada vencer o Cristelos por três bolas a duas num jogo marcado pelo baixo rendimento da equipa visitada.


Chicotada no Cristelos
Nos jogos de domingo, 11 dezembro, os primeiros classificados venceram todos. O Pienses foi derrotado em casa perante o Nevogilde. O Águias de Figueiras venceu o Cristelos por (2-1), resultado que levou à saída do treinador Adão Ribeiro. O Aveleda já mostrou que está na luta pelo título e nesta jornada venceu por números expressivos (5-0), o Esperanças do Cabo, não sofrendo qualquer golo e assim continua com a melhor defesa da prova. O Santa Margarida foi a Nogueira perder pela margem mínima, estando já sem pontuar no campeonato desde 23 de outubro, aquando da vitória frente ao Boim, na 2ª Jornada. Outro jogo bastante esperado era o que opôs os dois últimos classificados, o Boim conseguiu a sua primeira vitória no campeonato.
Noutro dos jogos que opôs equipas da metade da tabela, o Lodares foi a Sousela perder por (4-2) num jogo emocionante, com três cambalhotas no resultado, onde Monteiro assumiu um papel preponderante ao assinar um hat-trick na última meia hora.

Campeonato pára 1 mês

O campeonato, vai agora parar durante um mês, dando lugar às outras competições. Este fim-de-semana haverá provas da Federação do Norte (FFPN) com o Nevogilde a receber o Rans de Penafiel e à procura de um triunfo que garanta desde já a qualificação para a fase seguinte. No outro jogo deste grupo os pacenses do Leões da Citânia recebem o Junqueira de Vila do Conde, enquanto o Matamá (Guimarães) folga. Já o Aveleda está obrigado a vencer na deslocação a Fafe para defrontar o Marinhão. Neste grupo o líder, Macieira de Vila do Conde folga, enquanto que em Guimarães o Tagilde recebe o ARCA de Santo Tirso.
Recorde-se que estes encontros contam para a 4ª jornada da Taça dos Campeões.
A nível interno disputa-se a 2ª jornada da Taça Extra, em que o Cristelos recebe o Covas no Grupo A, O Pienses recebe o Nogueira no Grupo B, e no Grupo C o Santa Margarida recebe o Boim, num jogo a ter lugar no campo do Nevogilde.
No fim-de-semana do Natal disputa-se a Taça D`Trivela, com jogos no sábado à tarde e na segunda de tarde, numa competição que dá acesso a um lugar na Taça dos Campeões da FFPNORTE.

Sem comentários:

Enviar um comentário