quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Lameirinha de novo na rota do mundial de ralis


A cidade de Fafe vai receber as principais equipas e pilotos do mundial de ralis e reviver a emblemática classificativa de Lameirinha, com os míticos saltos, numa iniciativa integrada no Rali de Portugal de 2012.
O Fafe World Rally Sprint, cuja apresentação decorreu na semana passada, no salão nobre da câmara municipal, realiza-se a 24 de março de 2012, uma semana antes do Rali de Portugal, e visa recordar as emoções do WRC nos clássicos troços da zona do Confurco.
"Se é verdade que o caderno de encargos do WRC nos obrigou a transferir a prova para o sul do país, não podemos esquecer o apoio que sempre encontrámos no norte", referiu o diretor da prova, Pedro Almeida.
O responsável recordou a fervorosa "afición" que segue com entusiasmo o circo do WRC e considerou ter sido este um dos motivos para "promover no próximo ano uma demonstração na zona de Fafe".
Pedro Almeida, que traçou um breve resumo do esforço feito pelos dirigentes portugueses para reintegrar o Rali de Portugal no calendário do mundial, após um interregno de seis anos, apelou ao comportamento cívico dos espetadores, tendo em conta que os olhos da FIA estarão virados para Fafe.
O presidente da Câmara Municipal de Fafe, José Ribeiro, saudou o facto de a história se ir repetir em Fafe, considerando que se trata da região que proporciona os melhores troços do mundo para classificativas de ralis.
Mesmo reconhecendo não ser grande fã dos automóveis, e numa altura em que a promoção de qualquer iniciativa esbarra na crise que o país atravessa, José Ribeiro acredita que a organização da prova trará retorno financeiro para Fafe.
Esta é uma prova de exibição que surge à margem do Rali de Portugal de 2012, à imagem de outras iniciativas, como as "super-especiais" no Estádio do Algarve, na Avenida dos Aliados e em frente ao Mosteiro dos Jerónimos.
O lote de participantes terá como referências principais os pilotos das três equipas oficiais que irão disputar o WRC em 2012 - Citröen, Ford e Mini, que trarão a Fafe duas equipas cada.
A prova terá como cenário privilegiado o clássico troço Fafe/Lameirinha, nomeadamente os últimos seis quilómetros da classificativa, caracterizado por dois saltos, que fazem os automóveis voar.
"Verdadeiro troço cronometrado, o evento realizar-se-á com base em duas mangas de qualificação e uma final, a que acederão os pilotos mais rápidos", explicam os organizadores.
O "paddock" do Fafe World Rally Sprint estará situado no Parque da Cidade, junto ao Pavilhão Multiusos, e os participantes na demonstração farão os reconhecimentos da parte da manhã, tendo as passagens cronometrados início às 14h00.

Sem comentários:

Enviar um comentário