sexta-feira, 21 de setembro de 2012

HOQUEI EM CAMPO: Lousada recebe Liga Mundial entre 25 e 30 de setembro


O Estádio Municipal de Hóquei do Complexo Desportivo de Lousada recebe a partir de terça-feira (dia 25) e até dia 30 a primeira edição da Liga Mundial de Hóquei em Campo. Portugal vai defrontar as seleções de Itália, Escócia, Marrocos e Gibraltar, num sistema de todos contra todos para apurar os dois primeiros que seguem para a segunda ronda, a disputar em Paris.
Na segunda ronda, a disputar no início de 2013, entram assim as equipas vencedoras da primeira eliminatória, às quais se juntam as seleções que se encontram entre o nono e o décimo sexto lugar no ranking mundial.
Desta fase apuram-se entre seis a oito equipas para uma terceira ronda, às quais se juntam as oito primeiras classificadas do ranking mundial. Estas 14/16 equipas disputarão uma terceira ronda a ter lugar em agosto/setembro de 2013.
A quarta e última ronda, que definirá o primeiro vencedor da Liga Mundial, terá lugar entre novembro e dezembro de 2013.
Recorde-se que a competição dá ainda acesso direto a 6/7 equipas aos Jogos Olímpicos, das 12 que habitualmente participam.

Bruno Santos aponta à segunda ronda

Bruno Santos, capitão da seleção

Portugal inicia a competição no dia de abertura frente à Itália e termina no domingo (dia 30) frente a Gibraltar. Bruno Santos, atleta da ADL é o mais internacional dos "linces" (146 internacionalizações) confessou ser "emocionante disputar esta competição em Lousada, mais ainda como capitão" e traçou como meta a passagem à fase seguinte: "Nem estamos habituados ao termo mundial e durante o estágio todos nós jogadores referíamo-nos à prova como um campeonato da Europa. É um desafio muito grande, mas motivante e vamos fazer o nosso melhor que passa por ficar entre os dois primeiros. Esta é uma equipa engraçada porque é composta por duas gerações completamente diferentes: uma que está a acabar, que é a minha e outra que está a começar e que foi recentemente campeã da Europa de sub-21. Há 12 anos atrás a minha geração também foi campeã da Europa, mas por muitas vicissitudes da nossa modalidade não conseguimos ir mais além e esperemos que a nova geração consiga, pois tem grandes valores".
Bruno Santos justificou a real ambição da seleção com um profundo conhecimento dos adversários, garantindo que a equipa está motivada: "Penso que a passagem à fase seguinte não é um objetivo surreal. A Escócia está um patamar acima, mas as outras seleções estão ao alcance; A Itália estava na mesma divisão europeia que nós e subiu o ano passado, os jogos com Gibraltar têm sido sempre muito equilibrados, Marrocos não conhecemos bem, mas começaram há pouco tempo na modalidade e não acredito que sejam um dos candidatos. Acho que vai ser uma luta a três, entre Portugal, Itália e Gibraltar, na luta pelo segundo lugar".

Um dos melhores complexos da Europa

Pedro Sarmento, presidente da FPH

Esta não é a primeira vez que Lousada recebe uma competição internacional de hóquei em campo, ou não estivéssemos perante o melhor complexo português e um dos melhores da Europa para a prática da modalidade, como referiu o presidente da FPH, Pedro Sarmento, durante a cerimónia de apresentação. O dirigente falou da excelente colaboração da autarquia lousadense e congratulou-se por terminar da melhor forma o seu mandato de oito anos: "O maior parceiro do desporto em Portugal e que a maior parte das vezes não é reconhecido é o poder autárquico que compreende a vontade que os seus munícipes têm em praticar desporto que garantem não só as infraestruturas, mas também o apoio financeiro".
Pedro Sarmento mostrou-se também agradado com o crescimento da modalidade em Portugal e atribuiu a vinda desta competição para Portugal ao trabalho desenvolvido nos "bastidores", nomeadamente na eleição do atual presidente da federação Internacional de Hóquei, o espanhol Leandro Negre, do qual Portugal apoiou e colaborou na sua candidatura. "Leandro Negre é uma pessoa que conhece Lousada, já cá esteve diversas vezes e sabe do gosto e como nós, aqui no norte, tratamos o hóquei e ele conseguiu atribuir a Portugal a organização desta série".

Eduardo Vilar quer casa cheia

Eduardo Vilar, vereador do desporto da CML

"Será uma prova com importância acrescida relativamente aos europeus anteriores que temos recebido. Envolve mais responsabilidades e profissionalismo em termos de organização e uma resposta mais perfeita em termos daquilo que é a disponibilização do espaço e dos serviços que oferecemos", referiu Eduardo Vilar, vereador do desporto da edilidade lousadense.
Refira-se que para a organização deste evento, a Câmara de Lousada tem apenas despesas com a disponibilização das infraestruturas, também porque face à atual situação financeira a federação internacional decidiu que este seria um campeonato "low-cost", abdicando de cerimónias protocolares, número de juízes, entre outras logísticas que encareceriam a prova. 
Sobre a competição em si, Eduardo Vilar, disse que Lousada tem um público crescente entre os praticantes e aficionados da modalidade e como tal não espera outra coisa que não seja o sucesso final: "É uma parceria com a FPH à semelhança das anteriores que nos satisfaz muito e reforça os laços entre as duas instituições. Esperemos que a prova, naturalmente, corra o melhor possível, estão reunidas todas as condições para que isso aconteça e esperamos uma afluência de público muito grande, até porque temos na nossa seleção inúmeros atletas de Lousada e há aqui um conjunto de motivos para que os lousadenses e valsousenses venham assistir aos jogos e incentivar a nossa seleção. Estou convicto que vamos chegar ao último dia satisfeitos pelos resultados alcançados, independentemente da posição que Portugal alcançar".
Sobre o retorno financeiro para o concelho, o autarca não tem dúvidas que será um êxito, tal como será a promoção além-fronteiras do mesmo: "Quem vai ganhar é a nossa restauração e o comércio em geral, porque é uma semana inteira de provas em que as equipas vão passar aqui grande parte do dia. Em termos de alojamento ainda não conseguimos ser anfitriões, mas a curto prazo, com o Hotel de Vila Meã disponível e ainda um outro projeto à espera de aprovação por parte da Secretaria de Estado do Turismo, vamos ter uma oferta mais diversificada e nos próximos eventos poder dar uma resposta mais localizada e com maiores retornos para o concelho".

1 comentário:

  1. Hi, nice post. Would you please consider adding a link to my website on your page. Please email me back and I would be happy to give you our link.

    Thanks!

    Frank
    frank641w@gmail.com

    ResponderEliminar