quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Campeonato de Futebol Amador de Lousada

Já são conhecidos calendários para a nova época


Realizou-se, na passada sexta-feira (14 setembro), os sorteios das competições da AFALousada para a época 2012/2013, na sede do Águias de Figueiras e contou com a presença de dirigentes, treinadores e atletas dos clubes que este ano integraram as competições de futebol amador de Lousada.
A cerimónia iniciou-se com uma breve apresentação histórica das competições, desde as equipas participantes, aos vencedores e atletas e dirigentes galardoados.
Foi dado o arranque à sexta edição das competições de futebol amador, que este ano integra treze clubes, com especial destaque para o Santo Estêvão, que este ano integra pela 1.ª vez as provas da AFALousada.
Os clubes foram todos apresentados individualmente, com uma abordagem superficial sobre o clube e a respetiva freguesia.
Depois de todas as apresentações, foram realizados os sorteios. As primeiras bolas a sair, foram para os 1/8 de final da Taça D`Trivela, que contou com a presença do patrocinador Filipe Ribeiro, Ricardo Sousa (Melhor Jogador 2011/12) e André Moreira (capitão da seleção), que ajudaram a tirar as bolas do sorteio. Em sorte calhou aos anfitriões deste evento ficarem isentos nesta eliminatória, garantindo desde já um lugar na fase seguinte. Refira-se que estes 1/8 de final são disputados a uma só mão. 
O sorteio do campeonato foi o último da noite e que ditou os jogos das diferentes jornadas do campeonato. No sorteio estiveram presente Filipe Ribeiro e Justino Oliveira (treinadores da seleção AFALousada).
A avaliar pelas prestações anteriores, o sorteio não ditou confrontos entre as equipas teoricamente mais fortes, na primeira jornada, que tem lugar no dia 7 de outubro. Esses ficaram reservados para a segunda jornada, a 21 de outubro (paragem para 1.ª jornada da FFPN), quando o Figueiras se deslocar ao terreno do Nevogilde. Outro dos encontros que está a gerar expetativa e o Aveleda-Cristelos, pois os atuais campeões vão defrontar uma das equipas que mais se reforçou neste defesa, nomeadamente com atletas do Nespereira e Nevogilde.
Foram ainda entregues também os diplomas de filiação na AFALousada aos clubes e apresentada a bola oficial das competições, assim como os patrocinadores.

Supertaça a 30 de setembro

Durante a cerimónia foi também lançado o jogo da Supertaça, que irá opor o vencedor do campeonato (Aveleda) ao vencedor da Taça D`Trivela (Águias Figueiras) da última temporada. Este encontro realizar-se-á no próximo dia 30, às 16h00 e marcará o arranque da nova temporada.
Assembleia-Geral no dia 24
O presidente da mesa de assembleia-geral da AFALousada marcou para o próximo dia 24 de setembro uma reunião de sócios para aprovação de contas referentes à época transata e do orçamento para a temporada 2012/13. Para além de outros assuntos de interesse da associação, vão ser também apreciados os regulamentos para a nova época.
A reunião está agendada para as 21h30, na sede da associação (Rua Palmira Meireles, n.º 293) e se à hora marcada não houver quórum, a assembleia funcionará meia hora depois no mesmo local, com qualquer número de sócios.

André Moreira (Aveleda)
"As expetativas passam por fazer sempre o melhor, nada menos do que ganhar todos os jogos. Faço minhas as palavras do nosso atual treinador que diz que mais importante do que ser campeão é ganhar todos os jogos. Vamos fazer disso a nossa meta a cumprir. Não sei como é estão as outras equipas, este é um campeonato que muda todos os anos. É cada vez mais difícil e penso que irá continuar nessa tendência".

Representante do Nogueira
"As principais expetativas do Nogueira para esta época são fazer o campeonato com a mesma garra com que terminamos a temporada passada. Conseguimos manter grande parte do plantel e reforçamo-nos para fazer ainda melhor do que o ano passado. Este campeonato é cada vez mais competitivo, com melhores jogadores e é bom que assim seja".

Fernando Soares (Santo Estêvão)
"Nós somos uma coletividade com história, mas nos últimos anos não temos tido muita atividade. Devido ao facto de termos muitos jovens a praticar futebol em camadas jovens de outros clubes e depois de passarem a seniores, deixaram de o puder fazer que tomamos conta do grupo, resolvemos tratar do campo e achamos que está na altura certa de dar uma oportunidade aos nossos jovens de chegar ao fim-de-semana e jogar para se divertirem um pouco. Como este é o primeiro ano, a única coisa que pedimos é que corra tudo bem. Não estamos, nem de longe nem de perto, à espera de grandes resultados. O que queremos é participar, encarar todos os jogos de cabeça levantada. Como já transmiti aos jogadores vamos perder, mas com dignidade".

Sérgio Nunes (Pienses)
"Nós entramos sempre para ganhar, mas, naturalmente, as outras equipas também estão muito fortes e vamos tentar fazer o nosso melhor. Espero que não haja muitas lesões, que não haja problemas e que no fim, corra tudo bem. Penso que irá ser uma boa época, o ambiente está a agradar-me e espero fazer melhor do que no ano passado. Esperamos fazer uma boa campanha nas provas da federação e que o nome dos Pienses e do Futebol Amador de Lousada seja privilegiado".

Carlos Mota (Cristelos)
"No fim da época passada não estivemos muito bem, devido a lesões e falta de jogadores. Estamos a formar uma equipa, sobretudo de homens e se pudermos aliar a isso um bom jogador, melhor ainda. Neste campeonato existem boas equipas e ninguém gosta de perder, nós não fugimos à regra e estamos aqui para ganhar. Depois do campeonato começar, há um longo percurso a percorrer e vamos ver a nossa capacidade. Em relação à Taça, jogamos em casa, mas é tudo muito subjetivo".

Joaquim Mota (Figueiras)
"Este ano, estamos com mais ambição, queremos ganhar o campeonato e a taça se possível e fazer uma boa campanha na Taça dos Campeões. A experiência é pouca, mas queremos ir o mais longe possível, com fair-play e responsabilidade. Penso que o campeonato irá ser mais competitivo, as equipas melhoraram em certos aspetos e penso que este ano vai ser ainda mais renhido".

Vasco Alves (Santa Margarida)
"Não temos possibilidades para muito mais do que o ano passado. Queremos fazer um campeonato igual e evitar ficar no último lugar. Mantemos a estrutura e com algumas contratações, procuramos ir em frente rumo ao sexto ou sétimo lugar".

Ricardo Moreira (Nevogilde)
"Este ano, vamos encarar o campeonato de uma forma diferente. Vamos apostar em jogadores jovens provenientes de outros clubes com formação e vamos mudar a nossa maneira de ser. O Nevogilde não é candidato a nada, apenas quer jogar bom futebol, ser disciplinado e chegar ao fim da época de cabeça erguida".

Joaquim Pacheco (Valmesio)
"Queremos fazer uma época melhor do que a do ano passado, tivemos no "quase-tudo", mas este ano pretendemos algo. As equipas mais fracas também se reforçaram e o campeonato vai trazer muitas surpresas. Na taça, saiu-nos o Cristelos, é uma equipa que está a evoluir de ano para ano, mas nós aprendemos com os erros do passado, tentamos melhorara e acho que desta vez, estamos mais forte e podemos ultrapassar esta primeira jornada da taça".

Sem comentários:

Enviar um comentário