O Aveleda deverá ter hipotecado as aspirações de passar à fase seguinte da Taça dos Campeões da FFPN, ao perder em casa (1-3) frente aos vila-condenses do Macieira. Com duas jornadas por disputar os lousadenses somam apenas dois pontos, menos cinco que os penafidelenses do Rans que não deverão ter dificuldades em somar pontos nos jogos frente às equipas teoricamente mais fracas, o Marinhão e o Macieira de Barcelos (curiosamente os mesmos que o Aveleda tem para jogar) e desta forma juntar-se ao já apurado Macieira de Vila do Conde.
A jogar em casa o Aveleda defrontou, provavelmente, uma das melhores equipas da competição, um estatuto que tratou logo de comprovar com uma entrada de rompante marcando dois golos nos primeiros 10 minutos. Logo no segundo minuto, Pulga com um passe magistral a rasgar toda a defensiva do Aveleda, isolou Cuca e este depois de entrar na área desferiu um remate cruzado sem hipóteses de defesa para Rabeca. Volvidos cinco minutos, Cuca pegou na bola a meio do campo, aguentou uma falta, passou por uma série de adversários, fintando inclusive Rabeca, mas depois perdeu o ângulo para alvejar a baliza e o remate saiu às malhas laterais. O Aveleda ainda respondeu por Ricardo Preto, a desferir um potente remate sem preparação que ainda deu a sensação de golo, mas a bola bateu igualmente na parte exterior das redes, naquela que foi a melhor e única oportunidade dos locais em todo o primeiro tempo. No entanto, na resposta a este lance, o Macieira chegou ao 2-0, com Cuca a aparecer solto na área e a cabecear sem dificuldades para o fundo da baliza.
Por esta altura, a dupla Pulga e Cuca deixavam em desespero os defesas do Aveleda e só não voltaram a fazer estragos aos 22 minutos, porque o remate em arco do avançado saiu a rasar o poste, com Rabeca já totalmente batido.
Depois da pressão inicial, o Aveleda conseguiu equilibrar o jogo e passou mesmo a dominar, embora sem nunca criar situações de real perigo para a baliza de Vilaça e perto do apito para o descanso, Cuca ainda fez o hat-trick, mas o lance foi invalidado por fora de jogo.
Para a segunda metade exigia-se um Aveleda mais audaz, mas seriam novamente os visitantes a entrar melhor, aproveitando algum nervosismo da defesa da casa para criar perigo, valendo as boas intervenções de Rabeca. Ainda assim e já depois do treinador do Macieira ter tirado do jogo Pulga (o melhor jogador da equipa), uma decisão que só se compreende como um medida de proteção, o Aveleda reduziu a desvantagem num cabeceamento fulminante de Xoxino, após livre de Luís e pouco depois o Macieira ficou reduzido a 10 unidades, por expulsão de Cuca, outro dos melhores em campo.
A partir desse momento, os locais apostaram tudo no ataque e empurraram a equipa adversária para o seu último reduto, deixando apenas na frente Banana. Mas, ao maior domínio dos da casa, os visitantes responderam com lançamentos largos para o único avançado e só mesmo Rabeca impediu que a derrota ganha-se números mais expressivos. No entanto, à entrada para o último quarto de hora, o guardião da casa, adiantado no terreno, nada pôde fazer quando Banana, após ganhar o esférico aos dois centrais atirou do meio da rua para o terceiro golo que colocou um ponto final no jogo.
Como uma desgraça nunca vem só, já perto do final, Rabeca caiu desamparado quando procedia à marcação de um livre, num lance em que deverá ter rasgado o músculo da coxa, o que a confirmar-se deverá deixar a equipa de Rui Sequeira privada, pelo menos até ao final do ano civil, de um dos melhores guarda-redes do campeonato lousadense.
No grupo B, onde está inserido o Águias de Figueiras, a outra formação lousadense a competir na Taça dos Campeões, disputaram-se mais dois encontros. O Bagunte foi a Barcelos vencer o Leocadenses e no Fareja-Areias registou-se uma igualdade a uma bola. Assim sendo, ao Figueiras e ao Bagunte, basta-lhes, nos dois jogos que faltam realizar, conseguirem um empate para passar à fase seguinte.
Nevogilde, Cristelos e Valmesio abrem perspetivas na Federação
Quanto à Taça Federação, as equipas lousadenses, à exceção do Pienses, conseguiram resultados que relançaram as aspirações de seguir em frente.
A jogar em Freamunde, mas como se estivesse em casa, o Nevogilde ganhou por 2-1. De volta a um sintético que bem conhece, o jovem Pedro Bessa, central que vem revelando uma invulgar veia goleadora (melhor marcador da equipa) abriu o ativo e estabeleceu a vantagem mínima com que se chegou ao intervalo. Ainda neste período, Pedro Bessa bisou, mas o golo foi invalidado por posição irregular.
O Nevogilde mostrou sempre melhores argumentos que os "capões amadores" e dilatou a vantagem no segundo tempo, por intermédio de Micael. Na reta final os freamundenses reduziram e já nos descontos, o Nevogilde poderia ter feito o terceiro, mas, sem o guardião na baliza Ricardo não acertou no alvo.
O mesmo resultado foi registado na receção do Valmesio aos barcelenses do Silva. A equipa de Casais entrou bem no jogo e ainda antes de cumpridos os primeiros 10 minutos colocou-se em vantagem, através de um livre direto, superiormente marcado por Hélder Ferreira. Os visitantes pouco incomodaram o guarda-redes dos locais, que mesmo assim, só à passagem do minuto 75 conseguiram uma vantagem confortável, com um grande golo de Celso. O atleta que já atuou no principal escalão do futebol nacional, à entrada da área desferiu um potente remate, sem deixar a bola bater no chão e esta só parou no fundo das redes.
Já o Cristelos não foi além de um nulo na receção aos vizinhos do Irivo, num jogo que teve uma primeira parte equilibrada e uma segunda com maior ascendência dos lousadenses, devido a vantagem numérica alcançado no final do primeiro tempo, após expulsão de um atleta penafidelense por agressão.
A única formação de Lousada que já não tem quaisquer hipóteses de conseguir o apuramento é o Pienses que nesta ronda foi copiosamente derrotado (6-1) em Barcelos, pelo Creixomil.
3.ª Jornada FFPN
Taça dos Campeões
Grupo AAveleda (Lousada) - Macieira (Vila Conde) 1-3
Marinhão (Fafe) - Macieira (Barcelos) 3-1
Rans (Penafiel) - S. Mamede (Santo Tirso) 1-0
Grupo B
Fareja (Fafe) - Areias (Santo Tirso) 1-1
Leocadenses (Barcelos) - Bagunte (Vila Conde) 1-2
Águias Figueiras (Lousada) Folgou
Grupo C
Codessos (Paços Ferreira) - Rio Largo (Espinho) 0-0
Valinha (Guimarães) - Aguçadoura (P. Varzim) 1-1
Varziela (Felgueiras) Folgou
Grupo D
Montezinhos (Guimarães) - Sendim (Felgueiras) 6-0
Terroso (P. Varzim) - Leões Bairristas (Espinho) 0-0
Figueiró (Paços Ferreira) Folgou
Taça Federação
Grupo AMonte Córdova (Santo Tirso) - Retorta (V.Conde) 3-0
Cristelos (Lousada) - Irivo (Penafiel) 0-0
Carapeços (Barcelos) - Sousa (Felgueiras) 2-0
Grupo B
Valmesio (Lousada) - Silva (Barcelos) 2-1
Tagilde (Guimarães) - Tougues (Vila Conde) 1-0
Penacova (Felgueiras) - Lamoso (P. Ferreira) 4-0
Grupo C
Santiago (Guimarães) - Pinheiro (Felgueiras) 2-1
Aveleda (V. Conde) - S. M. Laúndos (P. Varzim) 0-0
Freamunde (P. Ferreira) - Nevogilde (Lousada) 1-2
Grupo D
Gião (Vila do Conde) - Serafão (Fafe) 1-0
Amorim (P.Varzim) - Várzea (Felgueiras) 1-2
Rebordões (Santo Tirso) - Pinheiro (Guimarães) 2-0
Grupo E
Estela (P. Varzim) - Mourinhense (Santo Tirso) 6-2
Pereira (Barcelos) - A. Quinchães (Fafe) 3-0
Serzedo (Guimarães) - Ramboia (Espinho) 3-0
Grupo F
Creixomil (Barcelos) - Os Pienses (Lousada) 6-1
S. Clemente (Fafe) - Guimarei (Santo Tirso) 0-3
Portela do Monte (Penafiel) - Argivai (P. Varzim) 2-1
Classificações J P
GRUPO A campeões
1. Macieira (VC) 3 9
2. Rans 3 7
3. S. Mamede 3 4
4. Marinhão 3 3
5. Aveleda 3 2
6. Macieira (B) 3 0
GRUPO B campeões
1. Figueiras 2 6
2. Bagunte 2 6
3. Leocadense 3 3
4. Fareja 2 1
5. Areias 3 1
GRUPO A federação
1. Sousa 3 62. Irivo 3 5
3. Carapeços 3 5
4. Monte Córdova 3 4
5. Cristelos 3 4
6. Retorta 3 0
GRUPO B federação
1. Tagilde 3 72. Penacova 3 7
3. Valmesio 3 5
4. Silva 3 4
5. Lamoso 3 1
6. Tougues 3 0
GRUPO C federação
1. Aveleda 3 72. S. Miguel Laúndos 3 5
3. Santiago 3 5
4. Nevogilde 3 4
5. Freamunde 3 2
6. Pinheiro 3 0
GRUPO F federação
1. Portela Monte 3 72. Creixomil 3 4
3. Argivai 3 4
4. Guimarei 3 4
5. S. Clemente 3 4
6. Pienses 3 1
Sem comentários:
Enviar um comentário