A vingança serve-se fria
Lá diz o ditado que "a vingança serve-se fria" e foi precisamente numa gélida manhã de domingo que o Santo Estêvão conquistou a primeira vitória da temporada, em jogos oficiais: 4-2 ao Lodares. No grande duelo da 3.ª ronda da Taça Extra, esta partida acalentava um conjunto de fatores que a tornavam especial. Por um lado, quem saísse vencedor, garantia a passagem à segunda fase da competição e por outro, havia uma sede de vingança da turma visitante em vingar a pesada goleada (8-1) imposta pelo Lodares no encontro da primeira jornada do campeonato, que marcou a estreia do Santo Estêvão nas provas da AFAL.
A jogar em casa, os comandados de Alfredo Soares souberam lidar com a pressão e tiraram proveito do teórico favoritismo dos visitantes para construir uma vitória sólida e justa, diante um Lodares que foi à Serra de Barrosas "em passeio".
Aos 4 minutos, Roberto, numa saída precipitada da baliza, permitiu que João Peixoto fizesse o primeiro tento do encontro, num lance em que o guardião forasteiro fica mal na fotografia. O golo teve o condão desbloquear o Lodares que reagiu timidamente e quase sempre por intermédio de Alex, antigo jogador das camadas jovens do Lousada.
Mas, seriam os locais a aumentar a contagem, à passagem dos 29 minutos, com Francisco Moura a fazer um cruzamento-remate que batei na barra e na recarga, o jovem Ismael Pinto, à boca da baliza, só teve de encostar para confirmar o golo.
Furioso com o que estava a acontecer dentro das quatro linhas, Armando Vale, treinador do Lodares ordenou em tom irritado uma tripla alteração, na tentativa de mudar o rumo dos acontecimentos. No entanto, aos 34 minutos, os homens da casa voltaram a balançar as redes, desta vez por intermédio de Tiago Faria, numa jogada em que a defensiva do Lodares ficou a ver jogar.
Ainda na primeira parte, aos 39 minutos, os contrários reduziram a desvantagem no marcador, com um cabeceamento de Alex, após um livre.
O golo de alguma forma relançou a discussão do resultado, mas após o regresso das cabines, os locais faturam de novo. À entrada da pequena área, Tiago Faria dominou de peito e assistiu na perfeição João Peixoto que, de primeira, disparou para o fundo da baliza.
Aos 66 minutos, Alex, na conversão de uma grande penalidade, ainda alimentou a esperança do Lodares na luta pela eliminatória, mas até ao fim, foi o Santo Estêvão que criou mais perigo.
Com a vitória, o Santo Estêvão apurou-se para as meias-finais, onde neste grupo A, o Nogueira folgou, mas já tinha o apuramento garantido.
Santa Margarida nas 1/2 finais
No grupo B, o Santa Margarida venceu (2-1) na receção ao Sousela e desta forma garantiu o 1.º lugar do grupo e o consequente apuramento, à frente do Sousela.No outro encontro, o Esperanças do Cabo recebeu o Covas e saiu derrotado por 2-3, mas de nada serviu aos dois emblemas que ficam de fora da prova.
As meias-finais serão disputadas a duas mãos, a primeira já no dia 16 dezembro, com os seguintes confrontos: Nogueira (1.º classificado grupo A) e o Sousela (2.º do grupo B) e Santa Margarida (1.º do grupo B) e o Santo Estêvão (2.º do grupo A).
César Marques
Sem comentários:
Enviar um comentário