quinta-feira, 7 de junho de 2012

Basquetebol: Seniores do Lousada campeãs nacionais da 1.ª divisão

Depois da subida ao principal escalão nacional do basquetebol feminino


A equipa de Seniores Femininos do Lousada AC/Melom Naturance sagrou-se campeã nacional da 1.ª Divisão, ao alcançar, neste fim-de-semana, duas vitórias consecutivas sobre a Ovarense.
O Lousada partia para este fim-de-semana em desvantagem na eliminatória (1-2) e sabia que tinha que vencer os dois jogos para conquistar o título. Em duas partidas carregados de emoção, o Lousada, demonstrando uma excelente atitude e determinação, foi no sábado vencer a Ovar (64-72) e no domingo, em casa, após dois prolongamentos, garantiu o título (77-71), num Pavilhão Municipal de Lousada com uma moldura humana fantástica, que vibrou e criou um ambiente espetacular de apoio à equipa.
No 4.º jogo, as de Ovar, a jogar em casa, poderiam decidir logo o título a seu favor. Talvez por isso, as lousadenses entraram em jogo muito ansiosas, com pouca intensidade defensiva e muito "presas" nos seus movimentos ofensivos. Assim, no final do 1.º período a Ovarense vencia por 14-8. No 2.º período, apesar de alguma melhoria do LAC, o sinal mais continuava a pertencer às vareiras, que voltaram a vencer o parcial por 19-15, chegando, com justiça, ao intervalo na liderança (33-23).
Ao intervalo, o Lousada sabia que a prestação defensiva tinha forçosamente que melhorar, assim como, a capacidade de leitura e aproveitamento das vantagens face à defesa à zona da Ovarense. Assim sucedeu, com o LAC a entrar na segunda parte com grande atitude e determinação, fazendo um parcial favorável de 0-6, em apenas 1 minuto e 30 segundos, que obrigou a Ovarense a pedir de imediato um desconto de tempo para alterar a sua defesa. O jogo prosseguiu sempre com sinal mais do Lousada, que embalado pelo fantástico apoio de cerca de uma centena de fervorosos adeptos, encostou-se no marcador no final do 3.º período (50-49).
No 4.º período, o LAC manteve uma exibição muito personalizada, segura e eficaz, arrancou para uns 10 minutos finais de grande nível (parcial de 14-23), que valeram um justo e merecido triunfo, num recinto em que não é fácil vencer e ultrapassando a pressão de não ter qualquer margem de erro.
No domingo, a vantagem estava do lado das lousadenses, pois jogavam no seu pavilhão, a "rebentar pelas costuras".
O jogo acabou por ser frenético, emocionante e impróprio para cardíacos, tendo sido bastante disputado, como revelam os números finais. À entrada para o derradeiro período, o placard registava uma igualdade a 44 pontos, empate que permaneceu no final do tempo regulamentar (60-60).
No 1.º prolongamento, mais do mesmo, com as equipas a jogarem com muito coração e algo precipitadas. Registou-se um baixo parcial (5-5) e novo empate ao fim de 5 minutos (resultado de 65-65), pelo que era necessário disputar novo tempo extra.
No 2.º prolongamento, a ansiedade, as emoções e o cansaço fizeram-se sentir. No entanto, o LAC embalado pelos seus fantásticos adeptos começou logo muito bem este novo tempo extra, com dois roubos de bola que valeram dois contra-ataques e o distanciamento para 4 pontos. A Ovarense tentou reagir, mas o Lousada estava determinado e, paulatinamente, foi dilatando a vantagem, que chegou a ser de 8 pontos. A Ovarense arriscou na defesa e recorreu às faltas, mas aí o Lousada esteve sempre seguro na transição e no aproveitamento dos lances-livres, garantindo um triunfo muito sofrido, mas que acaba por ser merecido.
De destacar, que este é já o segundo título nacional do Lousada, depois de em 2007/08 ter conquistado o nacional da 2.ª divisão. Agora, passadas 4 épocas, arrecada o título da 1ª divisão, o que para um clube com uma ainda curta existência (fundado em 1999) é sem dúvida notável.

Sem comentários:

Enviar um comentário