quinta-feira, 16 de junho de 2011

PENAFIEL - Aldair Baldé deve assinar contrato profissional

Futuro da direção só será conhecido dia 28, em assembleia geral

O Penafiel está longe de ter a planificação para a próxima temporada em andamento. Com o imbróglio diretivo que promete prolongar-se, pelo menos até à próxima assembleia-geral de dia 28 de Junho. Recorde-se que na última reunião, não surgiu nenhuma lista candidata para assumir os destinos do Penafiel para o próximo triénio, não estando posta de parte a continuidade de António Gomes. No entanto, o dirigente alertou que o futuro do clube no segundo escalão poderá estar em causa, isto face à redução do apoio da autarquia em cerca de 50%. A única garantia é que o clube está habilitado a ser inscrito na liga de honra para a próxima temporada e ainda nas palavras do presidente o plantel irá sofrer uma profunda reestruturação, pois mais de dezena e meia dos atletas têm guia de marcha, ficando apenas aqueles que têm contrato com o clube.
Quanto a entradas, o único que parece já ter assegurado um lugar no grupo de trabalho é o jovem Aldair Baldé que transita dos escalões de formação. Natural da Guiné, o jovem destacou-se nos juniores do Penafiel, sendo mesmo apontado como um dos atletas mais influentes da equipa e um diamante por lapidar e com imenso potencial para singrar no futebol sénior. Aldair actua preferencialmente pelas alas, mas pode exercer outras funções, como os de avançado, como comprovam os 13 golos marcados esta temporada.
Ao nosso jornal, o jovem não escondeu o sonho de jogar na equipa sénior: "Fiz toda a minha formação no clube, desde os meus três anos. Quando cheguei a Portugal, a minha família de acolhimento inscreveu-me nas escolinhas do Penafiel, por isso é natural que alimente o sonho e tenha aspirações em ser profissional do clube".
Aldair lamentou a falta de oportunidades que os atletas que terminam a formação continuam a enfrentar, apesar da diferença de ritmo e exigência entre a formação e os seniores: "Se o futebol não me reservar mais nada terei de optar por outra área. Existem bons valores em Portugal mas o futebol profissional continua a preferir os jogadores estrangeiros. É preciso apostar nos mais jovens e nos muitos talentos que o país tem".
Adoptado por família de acolhimento
Aldair chegou a Portugal numa altura em que o pai jogava no Vila Meã, juntamente com João Filipe, um amigo que acabou por ter influência na carreira e vida social do miúdo: "Quando vim para Portugal o meu pai jogava na equipa local e tinha um amigo que jogava com ele que me levava muitas vezes para sua casa. Daí surgiu uma amizade e acabei por ficar a morar com essa família. Apesar desta relação nunca perdi o relacionamento com a minha família biológica e todas as semanas estou com os meus pais e os meus três irmãos".
João Filipe, o braço direito do atleta e uma espécie de empresário acredita que o tão desejado sonho de Aldair vai acabar por se concretizar. "Ainda não fomos contactados por nenhum dirigente, mas atendendo à prestação positiva do Aldair esperamos que venha a assinar um contrato profissional. Conheço o atleta e sei que sempre alimentou o sonho de jogar aqui. Durante o campeonato e mesmo na fase de manutenção foi um dos que mais se evidenciou. Fez golos e contribuiu para muitas das vitórias da equipa".
João Filipe revelou algumas das características do atleta, que tem a vantagem de jogar com ambos os pés. "Apesar da sua pouca altura, faz da velocidade uma das suas grandes armas e isso acaba por ser uma mais-valia no futebol moderno. Pode atuar na esquerda ou na direita", salientou lembrando que o jogador sempre militou nas equipas A, apesar de não ter idade para isso, o que reflete bem as suas qualidades.
João Filipe assegurou, ainda, que além do futebol gostava que o jovem optasse por fazer um curso superior na área do desporto: "É um excelente miúdo, tem uma excelente educação. Além do futebol irá entrar para a faculdade para fazer o curso de educação física. Tenho uma grande estima por ele e queremos assegurar-lhe um futuro e por isso não queremos que abdique de continuar a estudar".
Refira-se que Aldair já efetuou alguns treinos com a equipa principal no decorrer da temporada passada e os seus jogadores de eleição são Hulk, Varela e Falcão.

1 comentário: