quinta-feira, 16 de junho de 2011

Campeonato de Futebol Concelhio de Lousada - Nevogilde venceu Taça D’Trivela e fez a dobradinha




No passado domingo (12 junho), o Nevogilde conquistou a Taça D'Trivela, ao bater o Aveleda por 4-2, da marca das grandes penalidades, após o nulo verificado no final dos 90 minutos. Com este triunfo o Nevogilde fez a dobradinha, pois já tinha alcançado o título de campeão e conquistou a terceira taça, em apenas dois anos que participa no campeonato de futebol concelhio de Lousada.
Tal como o primeiro troféu da época (supertaça), o último (Taça D'Trivela) disputada entre estes dois emblemas só ficou decidida na marcação de pontapés da marca dos onze metros. Se no jogo disputado em dezembro do ano passado, Rabeca foi o herói, desta vez o papel principal pertenceu ao seu homólogo na baliza contrária. Telmo defendeu os pontapés de Pedro Monteiro e Toninho. O remate decisivo pertenceu ao goleador da formação do Nevogilde que não perdoou e levou a centenas de adeptos ao delírio.

Durante o tempo regulamentar, notou-se que as equipas preocuparam-se mais em defender do que propriamente atacar. Os nevogildenses foram os primeiros a criar perigo, Toninho ganhou o esférico à entrada da área e rematou forte, com a bola a não passar muito longe do alvo. A resposta do Aveleda não se fez esperar e pouco depois, Carlos Sousa numa bela iniciativa individual, furou até à pequena área e obrigou Telmo a defesa apertada para canto.
O Nevogilde continuou com maior iniciativa de jogo, mas Rabeca, atento, solucionou todos os problemas antes que o perigo rondasse verdadeiramente a sua baliza. Aos 32 minutos, Tinaia deixou para trás Hélder, enquadrou-se com a baliza, mas o remate saiu muito torto.
Perto do final da primeira parte, ambos os conjuntos criaram dois bons ensejos para marcar. Primeiro foi Rabeca, que nas alturas, evitou que o cruzamento de Carlos Garcês chegasse ao segundo poste, onde Chinês se encontrava preparado para faturar e depois foi Ricardo Ferreira, que servido por Emanuel, disparou forte, mas por cima da barra.
O segundo tempo começou com um desentendimento entre o guarda-redes Telmo e o defesa Campos, que se deixou desarmar por Emanuel, que ao ver o adiantamento do guardião tentou o chapéu, mas a bola saiu a rasar o travessão. Aos 65 minutos, Chinês tabelou com Toninho, mas Rabeca mais uma vez mostrou concentração e agarrou o esférico, precisamente no momento que o goleador preparava o remate.
A melhor ocasião de todo o encontro ocorreu aos 72 minutos. Tinaia e Toninho combinaram À entrada da área e serviram Clemente que falhou o golo de forma escandalosa. Três minutos depois, após marcação de um pontapé de canto, Emanuel imitou o seu rival, desperdiçando o golo.
Já no período de descontos, Clemente tabelou com Chinês e recebeu o esférico na área, para um remate em rotação, mas Carlos Sousa acompanhou a desmarcação do "maestro" do Nevogilde e com um pequeno toque evitou que a bola levasse a direção da baliza. Pouco depois o árbitro apitou para o final e seguiram-se a execução dos pontapés da marca dos onze metros. Pelo Nevogilde converteram Clemente, tinaia, Ricardo e Chinês e pelo Aveleda marcaram Ricardo Ferreira e Diogo.

Festa de encerramento este sábado
A cerimónia de encerramento da edição 2010/11 das provas do futebol popular de Lousada vai ter lugar este sábado, no campo do Pienses. A festa terá início pelas 16h00 com um jogo entre o Nevogilde, atuais campeões e uma seleção constituída por jogadores das restantes equipas.
No final serão entregues os troféus relativos à temporada que agora terminou, à exceção da Taça D'Trivela, tradicionalmente entregue logo após a final.
Assim, o Nevogilde vai receber o troféu de campeão, enquanto ao Nogueira será entregue o de vencedor da Taça Lousacorpu's, troféu que deveria ter sido entregue igualmente após a final. No entanto, tal não aconteceu porque esse encontro não chegou ao fim e o Nogueira foi declarado vencedor, face à desistência do Aveleda. Os segundos e terceiros classificados do campeonato vão também receber um galardão.
Serão também distinguidos o melhor marcador e jogador, assim como a equipa fair-play.


O melhor do Nevogilde
TINAIA - Considerado o melhor jogador do campeonato transato, arrisca-se a receber novamente o galardão. Tem qualidade suficiente para atuar em equipa que competem em escalões mais conceituados.
Invariavelmente, as jogadas de ataque do Nevogilde passaram pelos seus pés.

O melhor do Aveleda
DIOGO - Voltou a comprovar ser um dos melhores defesas centrais da competição. Não se limite a defender bem e a aparecer no lugar certo à hora certa, intervindo no futebol ofensivo da equipa, quer seja em lançamentos em profundidade, quer seja a sair com a bola controlada.

Ficha Técnica
Sintético n.º2 do Complexo Desportivo de Lousada. Árbitro: Xavier. Cartão amarelo: Rasteiro (9'), Diogo Neto (11'), camisola 18 do Nevogilde (24'), Hélder (42') e Carlos Sousa (76').
NEVOGILDE: Telmo, Rasteiro (Pedro), Diogo Leites, Ricardo, Campos, Carlos Garcês, Clemente, Campelos, Toninho, Tinaia e Clemente. Treinador: Juca.
AVELEDA: Rabeca, Hélder, Diogo Neto, Costinha, Carlos Sousa, Ricardo Sousa, Pedro Monteiro, Emanuel, Toninho, Ricardo Ferreira e Tozé (Diogo Carvalho). Treinador: Marinho.
0-0, final dos 90 minutos. 4-2 penáltis.



Sem comentários:

Enviar um comentário