quinta-feira, 7 de junho de 2012

Troféu Norte de Offroad: Rolando Azevedo volta a ganhar


O Eurocircuito de Lousada recebeu no passado domingo a segunda ronda do Troféu Norte de Offroad, uma prova composta por cinco jornadas e alternada entre corridas de ralicrosse e autocrosse.
No entanto, o fim-de-semana desportivo na Costilha começou na noite de sábado, com a realização da segunda prova do troféu stock-car. A chuva que caiu colocou em risco o sucesso da corrida que não registou o mesmo número de público da ronda de abertura. Já o número de concorrentes e, assim, o espetáculo foi garantido. A luta pela vitória voltou a ser intensa e disputada até à bandeirada de xadrez, tendo os três primeiros terminado dentro das 20 voltas e separados por poucos metros.
José Vicente, em Opel Astra, foi o mais firme e o que melhor aguentou as agruras de uma prova tão dura e exigente, pelo menos ao nível das carroçarias. Na segunda posição ficou o Peugeot 405 de Sérgio Nunes e o pódio ficou completo com a presença de José Teixeira, em Renault.
Dos 14 pilotos inscritos, apenas 9 participaram na final. Classificaram-se ainda: 4.º - Filipe Figueira (Peugeot 405); 5.º - Vítor Meira (Opel); 6.º - Paulo Nogueira (Renault 21); 7.º - Cláudio Fernandes (Opel Corsa); 8.º - Orlando Fernandes (Honda Civic) e 9.º - Pedro Pinto (Opel Corsa).
No domingo teve lugar o Troféu Offroad, desta vez a prova foi cumprido num traçado totalmente em terra.  Sem os kartcross em competição a atenção esteve centrada nos carros de tração traseira e dianteira, esta última dividida em duas classes.
Nos carros de tração traseira a história não foi muito diferente da ronda anterior. O felgueirense, Rolando Azevedo repetiu o triunfo e levou o imponente Renault Clio 2.000 Turbo ao lugar mais alto do pódio. Logo atrás classificaram-se, José Sousa e Jacinto Coelho, ambos em BMW. Todavia, desta vez, os dois pilotos vizinhos (o primeira de Baltar e o segundo de Rebordosa) trocaram de posição no pódio. Quem também alternou os lugares finais foram os dois pilotos do Toyota Starlet; José Silva foi 4.º e Mário Barbosa terminou logo atrás. O 6.º lugar ficou na posse de Luís Freixo, o único com um bólide de tração total e como tal o vencedor da mesma. Na final alinhou ainda Pedro Foguete que cumpriu apenas dias voltas.
Nos carros da tração dianteira, a divisão B (motores com cilindrada superior a 1.400) a final foi atribulada e terminou de forma prematura. Um aparatoso acidente de Mário Teixeira levou a que a corrida terminasse quando estavam apenas cumpridas 5 voltas, cenário que está previsto no regulamento que diz que estando 70% da corrida cumprida os resultados são homologados. Desta forma, José Pereira, em Citröen AX sagrou-se vencedor repetindo o triunfo da jornada de abertura. O pódio ficou completo com mais dois carros da marca francesa, ocupados pelos dois pilotos da Multiclima, com vantagem para a máquina da equipa Júnior.
Sérgio Policarpo, Vítor Magdaleno, Pedro Pacheco, Fernando Catalina, Roberto Soage e Mário Teixeira foram os restantes pilotos presentes na final, terminando por esta ordem.
Na divisão A, dos carros de tração dianteira (até 1.400cc) registaram-se duas estreias, sendo que apenas o vencedor da ronda anterior, Fábio Silva, foi repetente. A vitória foi para Nuno Foguete que teve a companhia no pódio dos restantes dois concorrentes, Diogo Nogueira (2.º) e Fábio Silva (3.º).
A terceira jornada de ambos os troféus está agendada para o fim-de-semana de 7 e 8 de julho. A grande novidade prende-se com a troca dos horários. A corrida de ralicrosse terá lugar no sábado à noite e o stock-car na tarde de domingo.









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