quinta-feira, 27 de junho de 2013

Última Jornada do Campeonato de Futebol Amador 2012/13

 

Lodares termina com goleada e fica às portas da FFPN


Com a possibilidade de chegar ao 5.º lugar, que poderia valer o acesso às provas da federação, o Lodares cumpriu com a sua obrigação ao golear, no seu terreno, o Valmesio. No entanto de pouco valeu o triunfo, uma vez que também o Aveleda somou os três pontos nesta jornada e garantiu a 5.ª posição. Importa referir que mesmo que o Aveleda caísse para o 6.º lugar, o Lodares só garantiria um lugar na Taça da Federação no caso de o Nevogilde conquistar a Taça D´Trivela.
Assim, o Cristelos vai disputar a Taça dos Campeões, juntamente com o vencedor do jogo do próximo domingo. Para a Taça Federação estão apurados o Figueiras, o Nevogilde/Aveleda, o Nogueira e o vencedor do Prémio Fair-Play. No caso do clube premiado com a melhor ficha disciplinar integrar o lote dos primeiros classificados, será escolhido o segundo melhor fair-play e assim sucessivamente.
Com o 6.º lugar, o Lodares mantém abertas as esperanças de ser repescado, pois está na primeira linha de sucessão, no caso de haver alguma desistência dos três apurados pela classificação.
Com uma segunda volta em grande o Lodares (3.º melhor ataque) acabou a temporada com uma goleada sobre o Valmesio, mas apesar dos números o triunfo dos locais não foi nada fácil. Os golos aconteceram só no segundo tempo, muito por culpa do guardião do Valmesio que foi adiando o golo dos homens da casa. Destaque para as monumentais intervenções a parar os remates de Mendonça (6 minutos) e nuno Gomes (26'). E quando não foi o guarda-redes a evitar os golos, foi o poste que também negou um golo a Zé Eduardo.
Sem Paulo Vale, o timoneiro da formação da casa lançou Hugo Ribeiro e Bruno Mota no início do segundo tempo. Aos 52 minutos, Zé Eduardo, livrou-se da oposição de diversos adversários e assistiu Agostinho que, à entrada da grande área e sem cerimónias, rematou de primeira para o fundo da baliza de Luís.
Os homens de Casais responderam de imediato e Carlos Nogueira, com um remate de meia-distância, obrigou Fábio a uma grande defesa e na tentativa de efetuar a recarga acabou por cair na disputa com Eduardo Martins, ficando a reclamar uma grande penalidade.
A pressão do Valmesio acabou por resultar no empate aos 69 minutos, com Fábio Marques a assinar o melhor golo da partida, com um remate indefensável de fora da área.
A igualdade estava reposta, mas durou pouco tempo. Mal a bola voltou a circular e o recém-entrado João Faria apareceu na área a dar o melhor seguimento a um cruzamento da direita, para adiantar o Lodares novamente na frente do placard. Aos 89 minutos, num canto de Nuno Gomes, Joel apareceu ao segundo poste a desviar de cabeça para o 3-1. O resultado final foi fixado em período de compensação com João Faria a isolar-se e depois de contornar Luís atirou para o fundo da baliza.
Vitória justa do Lodares com números exagerados, num triunfo insuficiente para conquistar o 5.º posto, uma vez que o Aveleda triunfou em Pias.
E, o Pienses-Aveleda foi mesmo o confronto que registou maior número de golos, nove no total. Impressionante foi o facto de os visitantes terem estado a vencer por 5-0 e quase terem deixado escapar o triunfo. O avançado Ferreira fez um hat-trick e Barros marcaram os golos no primeiro tempo. Na segunda metade Barros bisou e colocou o marcador em 0-5, mas aos 77 minutos, Martins que saltou do banco reduziu a desvantagem e pouco depois Bráulio bisou e a cinco minutos do final do tempo regulamentar, Peixoto ainda colocou o resultado na diferença mínima, mas já não houve tempo para mais e o Aveleda segurou a 5.ª posição.

Com o titulo garantido Cristelos despediu-se com um triunfo sobre o Nevogilde que com a derrota não alcançou o regresso ao 2.º lugar

Figueiras é vice-campeão


A última jornada serviu de consagração para a equipa do Cristelos que havia confirmado o título no domingo anterior. Na receção ao Nevogilde, equipa que lutou pelo título até à penúltima jornada, o Cristelos presenteou os seus adeptos com um triunfo (3-1) a culminar a excelente temporada realizada, pois liderou a classificação desde o seu arranque.
O Nevogilde até esteve a vencer ao intervalo, fruto de um golo de Pedro Bessa. No entanto, o Cristelos, que já se encontrava reduzido a 10 unidades (expulsão de Topas com duplo amarelo no mesmo lance) teve uma forte reentrada na etapa complementar e deu a volta ao marcador em apenas sete minutos, com golos de Jorge Castro e Tiago Soares. Já perto do fim, Ivo, sentenciou o resultado final e foi expulso nos festejos (2.º amarelo por tirar a camisola). 
De salientar o desportivismo dos jovens atletas do Nevogilde que no início da partida fizeram um "túnel" para saudar a entrada dos atuais campeões no retângulo de jogo.
Mesmo sem jogar (cumpriu a sua folga) o Figueiras foi um dos grandes vencedores desta ronda, beneficiando da derrota do Nevogilde para terminar na vice-liderança.
A derradeira jornada foi profícua em golos e o Esperanças do Cabo-Covas resultou em mais uma goleada (6-1) a favor dos da casa. Flávio assumiu o papel de homem do jogo ao apontar um hat-trick, que lhe valeu a 2.ª posição na lista de melhores marcadores a par de Bráulio, ex-colega no Romariz, ambos com 18 golos, atrás de Carlos Alves "Foguete" do Nogueira, com 25. Os outros golos dos magnetenses tiveram a assinatura de Marcelo (2) e Tiago Pinto, enquanto o tento de honra do Covas foi marcado por Tiago Leal.
O Nogueira também terminou a época com uma goleada na receção ao Santo Estêvão. Sem o goleador mor do campeonato, Cadete, Paulo Couto, José Coelho e Luís Dias foram os marcadores de serviços.
A contrariar a tendência desta jornada no Sousela-Santa Margarida foi marcado apenas um golo e mesmo este ocorreu já no final do encontro, com Simão a dar os três pontos aos homens da casa.  

Sem comentários:

Enviar um comentário