sábado, 22 de junho de 2013

A uma jornada do fim, os "verdes" garantiram o primeiro título de campeão com uma goleada em Covas. Ivo assumiu papel de herói ao apontar um poker

Cristelos fez a festa de campeão


Na penúltima jornada do campeonato, o Cristelos garantiu o seu primeiro título de campeão, que junta à taça D´Trivela conquistada na temporada 2008/09.
A confirmação do título foi conseguida no campo do Covas, com uma goleada por 5-1 que teve no avançado Ivo (jogador com larga experiência nos distritais) que assinou 4 dos cinco golos da equipa. E, a festa começou logo aos 4 minutos, quando Barata, com um passe longo para as costas da defesa local, isolou Ivo que perante Fred não perdoou. Os cachecóis verde/branco irromperam no ar, num ato de afinação para a festa que se prolongou pela tarde.
A turma da casa não queria ser o "bombo da festa" e tentou reagir. Gil, na conversão de um livre direto, levou a bola a passar muito perto do travessão e, posteriormente Ratinho, na cara de Miguel, atirou ao lado.
Aos 18 minutos, o Cristelos dilatou a vantagem na sequência de um lançamento de linha lateral. A bola foi colocada na área e Jorge Castro desviou de cabeça para Ivo, que parou no peito antes de fuzilar as redes do Covas. Um golo que tranquilizou a equipa que passou a exercer um domínio mais convincente e o terceiro golo só não aconteceu aos 24 minutos, porque o poste devolveu o remate de Jorge Castro.
Em cima da meia hora, Gil foi herói na turma da casa ao roubar a bola ao capitão Pêla e, num passe de morte, assistiu Ratinho que no frente a frente com Miguel, não falhou e relançou a discussão pelo resultado.
A diferença mínima manteve-se até ao intervalo, porque o poste voltou a negar um golo à turma forasteira, desta vez a Ivo a responder a um cruzamento de Costinha (jogador com quem fez parceria no Nespereira a temporada passada, nos Amadores da AFP).
A segunda parte começou como terminou a primeira, ou seja; com mais um remate de Ivo ao poste da baliza contrária.
Depois de calibrada a pontaria, o avançado do Cristelos dilatou a vantagem à passagem do minuto 60, beneficiando de um corte defeituoso de um rival.
A conta não ficou por aqui e volvidos dois minutos, a passe de Nuno Ferreira, Ivo com um míssil cruzado, deixou Fred pregado ao chão e completou o poker, uma mão quase imbatível no popular jogo de cartas e que no futebol quase sempre vale 3 pontos. E, era essa a conta que o Cristelos necessitava para dar início aos festejos, não antes de Nuno Ferreira encerrar a contagem com um golo de grande recorte técnico, ao bater Fred com um desvio de calcanhar.
Após o apito final o champanhe e baldes de água regaram a festa que terminou com a viagem da comitiva do Cristelos num camião devidamente decorado rumo à sede do clube para um almoço de confraternização.








Carlos Mota, presidente do Cristelos
"O Cristelos é uma instituição com 32 anos e nunca festejou um título destes. Tenho de agradecer a todas as pessoas que estão comigo, desde a equipa técnica, a médica, a jogadores e direção que com trabalho e humildade conseguiram ultrapassar todas as adversidades. Este é um feito histórico para a freguesia e para mim também é um prémio. No Cristelos o treinador treina, os dirigentes gerem e os jogadores jogam e está aqui a prova de que se todos derem o seu melhor os frutos aparecem".

Emanuel Moura, treinador do Cristelos
"Se somos campeões com justiça ou não… penso que aquilo que deixámos dentro do campo, a forma como jogámos e nos comportámos é sinónimo dos pontos que conquistámos. Os jogadores deste grupo de trabalho não se conheciam e através dos laços de amizade, primeiro nos treinos e depois nos jogos, conseguimos criar uma verdadeira família. Este título assenta bem ao Cristelos porque representa essa nossa atitude. Não fomos sempre brilhantes, é verdade, mas entre os altos e baixos e olhando para trás, merecemos inteiramente ser campeões".
O treinador do Cristelos não deixou de recordar um dos momentos mais dramáticos da temporada, um acidente de trabalho que roubou a vida a Joaquim Bessa "Capacho", o capitão do Figueiras: "Não podia deixar de dar aqui uma palavra de apreço ao Figueiras e em especial à memória de um homem que faz parte deste campeonato, que contribuiu muito para o espetáculo e para aquilo que é hoje o campeonato da AFAL".

Ivo, jogador do Cristelos
"Sem dúvida que é um título mais do que merecido, porque desde a 2.ª jornada que estamos em 1.º lugar e isso quer dizer qualquer coisa. Temos uma equipa muito sólida e isso notou-se nos jogos que fizemos, uns melhores do que outros, como é lógico. Somos a melhor defesa e já tivemos o melhor ataque e como tal só merecíamos isto, mas tenho que dizer que foi contra tudo e contra todos".

Nevogilde cai para 3.º

O Nevogilde que ainda alimentava algumas esperanças num resultado negativo do Cristelos, para levar a decisão do título para a derradeira jornada, onde os dois emblemas se vão defrontar, não foi além de uma igualdade (3-3) na receção ao Covas e perdeu mesmo a vice-liderança para o Figueiras.
O Nevogilde até esteve a ganhar ao intervalo por 3-0, com golo de Arlindo, Mário e Messi, mas permitiu que o adversário faturasse também por três vezes na etapa complementar, com Zé Manel e Simão (2) a assinar os tentos dos CRACS.
O Figueiras despediu-se da temporada (folga na próxima jornada) com uma goleada (6-2) na receção ao Esperanças Cabo. Leandro com um hat-trick, Mácio (2) e Jorge Teixeira fizeram os golos dos da casa, enquanto Flávio e Marcelo marcaram para os magnetenses.
O Nevogilde para terminar no segundo lugar está obrigado a vencer na deslocação ao Cristelos. Em caso de empate, as equipas acabam com os mesmos 52 pontos, mas o Figueiras tem vantagem no confronto direto, porque marcou um golo fora de portas. Em Nevogilde o jogo ficou 1-1 e em Figueiras 0-0.
Na luta pelo quarto lugar, o Nogueira ganhou vantagem sobre o Aveleda que empatou a uma bola na receção ao Lodares. Marco Silva marcou na primeira parte para os visitantes e Machado salvou os da casa de mais uma derrota, è entrada para os últimos 10 minutos. Assim, o Nogueira que derrotou o Valmesio (3-1) dilatou a diferença para dois pontos para os vizinhos de Aveleda, que estão obrigados a vencer no domingo o Pienses, sob pena de cair ainda mais um lugar.
O Santa Margarida-Pienses terminou com uma igualdade a uma bola, resultado construído logo na primeira metade. Jorge marcou para os da casa e Luís Sousa para os forasteiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário