quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Provas da FFPN | Taça dos Campeões e Taça Federação

Nevogilde ficou-se pela divisão de pontos 

Só o Águias de Figueiras e o Cristelos somaram os três pontos


Depois da derrota em Vila do Conde, o Nevogilde procurava em sua casa a primeira vitória na presente edição da Taça Federação, mas não foi além de uma igualdade a uma bola frente aos vimaranenses do Santiago.
Durante o tempo de jogo, o sol até chegou a brilhar, mas a chuva que o antecedeu acabou por deixar o terreno completamente enlameado, principalmente na zona central, e o futebol praticado nunca foi de grande qualidade.
O primeiro sinal de perigo saiu dos pés de Tinaia, que na conversão de um livre direto, à entrada da área, obrigou o guardião visitante a um voo espetacular para evitar o golo junto à barra. Os vimaranenses ainda tiveram uma pequena reação, quase sempre comandados por Tiago, claramente o jogador mais evoluído tecnicamente, que obrigou Paulinho a uma defesa apertada. Mas, nesta etapa a iniciativa do jogo pertenceu à formação local, muito embora nem sempre o tenha feito de forma esclarecida, não só devido ao estado do terreno, mas também pelas ausências de alguns jogadores fulcrais. Ainda assim, à passagem da meia-hora o Nevogilde colocou-se em vantagem. Após um passe de Queiroz, o central contrário, que tinha o lance perfeitamente controlado, deixou escapar a bola para Micael que isolou-se em direção à baliza e já na área não teve dificuldades para bater o guarda-redes.
Todavia, ainda antes do regresso ao balneário, os vimaranenses restabeleceram a igualdade. Tinaia perdeu o esférico numa saída para o ataque e após ter ganhado uma sequência de ressaltos, Tiago entrou na área, tirou um contrário da frente e bateu Paulinho.
Na segunda metade, o primeiro sinal de perigo voltou a pertencer aos da casa. Pedro numa jogada fenomenal pela esquerda deixou vários adversários para trás, tendo inclusive fintando o guardião, mas depois não se percebeu se procurou servir Tinaia ou Micael (sozinhos em frente da baliza) ou se tentou alvejar ele próprio o alvo. Certo é que Micael, convencido que a bola iria entrar, nem se fez ao lance e esta acabou por sair a rasar o poste.
Aos poucos os homens do Santiago foram equilibrando o jogo e dispuseram de algumas chances para somar os três pontos. Aos 66 minutos, Sérgio, de fora da área encheu o pé para um potente remate que não saiu muito longe do alvo e quatro minutos depois, Nelson imitou o seu colega e num remate sem preparação e sem deixar a bola bater no chão, acertou com estrondo na barra.
Os minutos finais foram de claro domínio da equipa visitante que aproveitou o balanceamento ofensivo dos da casa para desferir contra-ataques que só não resultaram na vitória, porque Paulinho, 17 anos, mostrou-se um gigante na baliza. Primeiro, em cima do minuto 90, conseguiu defender o remate de Pedro que lhe apareceu, já dentro da área, completamente isolado e nos descontos saiu até ao limite da área para evitar, que Tiago lhe fizesse o chapéu. De seguida o árbitro apitou para o final, debaixo dos protestos do treinador do Nevogilde pelos escassos dois minutos de compensação, numa segunda parte que teve nove substituições, além de uma demorada paragem para assistência a um atleta do Santiago.
Com este resultado o Nevogilde somou o primeiro ponto, num grupo C, liderado pelo Aveleda (Vila so Conde) com 6, seguido do S. Miguel de Laúndos (Póvoa do Varzim) com 4.

Cristelos vence em Vila do Conde

Depois da desilusão na ronda de abertura, o Cristelos foi a Vila do Conde conquistar os três pontos frente ao Retorta, numa partida dominada pelos lousadenses, mas que apenas venceram com um golo solitário de Pedro Rodrigues, logo a abrir a segunda parte. O médio aproveitou um alívio do guardião contrário para devolver a bola com um pontapé do meio da rua, fazendo um chapéu magnífico. Neste grupo, o Sousa (Felgueiras) lidera com 6 pontos, seguido de Irivo (Penafiel), com 4 e Cristelos, com 3.
Também na Taça Federação, o Valmesio foi ao terreno do Lamoso (Paços de Ferreira) somar mais um empate e o segundo ponto, num grupo que tem três líderes: Tagilde, Penacova e Silva, todos com 4 pontos.
O único resultado negativo das equipas lousadenses foi sofrido pelos Pienses, em casa, frente aos fafenses do S. Clemente que lideram o grupo a par do Agrivai e do Portela do Monte, todos com 4 pontos.

Figueiras volta a triunfar

Já na Taça dos Campeões o Figueiras somou o segundo triunfo e deu um passo importante para o apuramento para a fase seguinte ao vencer (4-2) os fafenses do Fareja. A jogar em casa, os lousadenses entraram fortes e ao intervalo já venciam por 2-0, com golos de Tiago Penetra e Leandro. Na segunda parte Mácio aumentou a vantagem, antes dos visitantes marcarem o seu primeiro golo. O quarto golo dos locais teve a assinatura de Chinês, sendo que os homens de Fafe ainda reduziram antes do apito final.
Este grupo é liderado pelo Figueiras, com 6 pontos, seguindo por Bagunte e Leocadense, ambos com 3.
A outra equipa de Lousada nesta prova, o Aveleda não foi além de uma igualdade a zero na deslocação aos jesuítas do S. Mamede. Os campeões de Lousada somam assim dois pontos, num grupo que tem na frente o Macieira (Vila do Conde) com 6 pontos e S. Mamede (Santo Tirso) e Rans (Penafiel) somam 4.

Taça dos Campeões

Grupo A
Macieira (Vila do Conde) - Marinhão (Fafe)       4-0
S. Mamede (Santo Tirso) - Aveleda (Lousada)       0-0
Rans (Penafiel) - Macieira (Barcelos)       3-1
Grupo B
Areias (Santo Tirso) - Leocadenses (Barcelos)       0-2
Figueiras (Lousada) - Fareja (Fafe)       4-2
Bagunte (Vila Conde)           Folgou
Grupo C
Rio Largo (Espinho) - Valinha (Guimarães)        2-2
Varziela (Felgueiras) - Codessos (P. Ferreira)        3-1
Aguçadoura (Póvoa Varzim)          Folgou
Grupo D
Sendim (Felgueiras) - Terroso (Póvoa Varzim)        1-4
Figueiró (P. Ferreira) - Montezinhos (Guimarães) 1-2
Leões Bairristas (Espinho)          Folgou

Taça Federação

Grupo A
Retorta (Vila do Conde) - Cristelos (Lousada)        0-1
Sousa (Felgueiras) - Monte Córdova (S. Tirso)        3-2
Carapeços (Barcelos) - Irivo (Penafiel)        2-2
Grupo B
Silva (Barcelos) - Tagilde (Guimarães)        1-1
Lamoso (Paços Ferreira) - Valmesio (Lousada)        0-0
Penacova (Felgueiras) - Tougues (V. Conde)        2-0
Grupo C
Pinheiro (Felgueiras) - Aveleda (V.Conde)        1-2
Nevogilde (Lousada) - Santiago (Guimarães)        1-1
Freamunde (P. Ferreira) - Laúndos (P.Varzim)        2-2
Grupo D
Serafão (Fafe) - Amorim (Póvoa Varzim)        1-2
Pinheiro (Guimarães) - Gião (Vila do Conde)        2-1
Rebordões (Santo Tirso) - Várzea (Felgueiras)        3-1
Grupo E
Mourinhense (S.Tirso) - Pereira (Barcelos)        2-1
Ramboia (Espinho) - Estela (Póvoa Varzim)        1-4
Serzedo (Guimarães) - A. Quinchães (Fafe)        0-0
Grupo F
Os Pienses (Lousada) - S. Clemente (Fafe)        0-3
Argivai (Povoa Varzim) - Creixomil (Barcelos)        4-1
Portela (Penafiel) - Guimarei (Santo Tirso)        3-1

Carlos Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário