quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Taça dos Campeões (FFPN): Nevogilde esmagou Leões da Citânia


O Nevogilde estreou-se na Taça dos Campeões, da Federação de Futebol Popular do Norte, com uma goleada das antigas, infligida aos pacenses do Leões da Citânia, entenda-se a equipa B, pois a principal atua na 1.ª divisão distrital do Porto.
E, falar em equipa B até pode parecer lisonjeiro, pois esta quando foi constituída era para ser uma equipa de veteranos do clube. para participar em jogos amigáveis e a verdade é que se excluir Marcos (27 anos), todos os outros têm idades compreendidas entre os 34 e os 48 anos, como é o caso de Santos, o presidente do clube e da junta de freguesia local.
Só posteriormente surgiu o Campeonato de Futebol Amador de Paços de Ferreira e este grupo passou a integrar o mesmo, mas certamente que as suas aspirações serão de convivência e não competitivas. Aliás, o jogo correu de tal forma cordial que o único amarelo foi exibido aos 88 minutos e por pretensas palavras dirigidas ao auxiliar.
Talvez por isso, os jogadores do Nevogilde começaram o jogo com alguma displicência, acreditando que mais cedo ou mais tarde, os golos iriam surgir. Mas, foi só depois de alguns lances complicados para a baliza dos pacenses, os locais inauguraram o marcador aos 21 minutos. Tinaia intercetou, de cabeça, uma reposição de bola do guardião contrário e isolou Toninho que só com Andrade pelo frente, não teve dificuldade em escolher o melhor sitio para faturar.
À passagem da meia-hora, os forasteiros quase marcaram, naquela que foi a única oportunidade em todo o encontro. Após um lançamento lateral, surgiu um cabeceamento para a pequena área, o guarda-redes do Nevogilde deixou a bola bater à sua frente e quase foi surpreendido.
O Nevogilde continuou a revelar-se demasiado perdulário, falhando golos à boca da baliza e de forma escandalosa, como aos 33 minutos, quando César, após assistência de Campelos, não foi capaz de acertar na bola e nas suas costas Toninho mandou para as nuvens. Volvidos dois minutos, César apareceu novamente na cara de Andrade e desta vez não perdoou aumentando a contagem para 2-0. Em cima do apito para o intervalo, Tinaia assinou o melhor golo da tarde, ao corresponder com um espetacular remate de ressaca a um passe atrasado de Toninho.
Para a segunda parte, o treinador do Citânia fez várias alterações para refrescar os seus "pupilos", mas a verdade é que a idade não perdoa e a resistência já não é o que era. Logo no primeiro minuto, César bisou a passe de Carlos Garcês e aos 56 minutos, Mota encontrou uma auto-estrada aberta no corredor direito e em velocidade entrou na área e bateu Andrade pela quinta vez. Demorou apenas mais dois minutos para o Nevogilde aumentar a contagem, desta vez com a assinatura de Campelos que deu o melhor seguimento a outra assistência de Carlos Garcês. A partir desse momento o Nevogilde baixou o ritmo, mas ainda conseguiu mais um golo por intermédio do central Diogo Leite que na última meia-hora, mais parecia um ponta de lança. Os locais enviaram ainda duas bolas aos ferros da baliza contrária.
No outro jogo deste grupo, o Matamã (Guimarães) e o Junqueira (Vila do Conde) empataram a uma bola, enquanto o Rans de Penafiel folgou.
O Aveleda, a outra equipa lousadense que integra a Taça dos Campeões (grupo A), foi copiosamente goleado no terreno do Macieira (Vila do Conde), por 8-0. O outro jogo deste grupo terminou com o triunfo do Tagilde (Guimarães) sobre o Marinhão (Fafe), por 2-0. O Arca de Santo Tirso folgou.

Sem comentários:

Enviar um comentário