quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Costilha atribuiu ceptro de campeões do Troféu Norte de Rallycross


O Eurocircuito de Lousada recebeu no domingo a derradeira jornada do Troféu Norte de Rallycross, competição que teve início este ano. Assim, a pista lousadense foi palco das decisões em todas as divisões em disputa, numa ronda em que a chuva não deu tréguas, mas se por um lado dificultou a tarefa dos pilotos, por outro proporcionou momentos de intensa adrenalina.
A única divisão em que os ânimos não estiveram ao rubro foi a reservado aos carros de tração total (4x4). Apenas dois pilotos compareceram nesta ronda, sendo que um deles, Luís Freixo, era uma estreia absoluta e acabou por vencer a prova, limitando-se a cumprir as oito voltas da final. Assim, Daniel Costa, o outro concorrente presente nem precisava de competir, pois liderava o campeonato e tal acabou por acontecer. O Golf deu problemas e Daniel Costa não passou das qualificações, mas nada que o impedisse de se sagrar campeão.
Os kartcross eram a divisão que prometia maiores emoções, com os três primeiros separados por apenas cinco pontos. E, a final até começou com um momento polémico. Adriano Ribeiro, um dos que ainda aspirava ao ceptro, quando se apresentou na grelha de partida já os outros tinham arrancado. O piloto ainda tentou reverter a situação junto dos comissários, mas nada havia a fazer. Sem Adriano Ribeiro em pista, o pacense Sérgio Castro assumiu a liderança, mas logo cedeu o comando a Luís Caseiro, que ao tentar dobrar Adão Machado não foi capaz de evitar o choque. Sérgio Castro que seguia atrás, também se viu envolvido no acidente, deixando caminho aberto para o primo José Santos, que com um bólide menos potente acabou por vencer e assim sagra-se o primeiro campeão do norte de ralicrosse, com apenas 1 ponto de vantagem sobre o primo. Todavia, também o seu triunfo foi posto em causa. É que incapaz de controlar a máquina numa curva, José Santos saiu de pista e fez um percurso paralelo ao traçado, mas porque não ganhou qualquer vantagem os comissários não o sancionaram.
Nos carros de tração dianteira, Amadeu Machado, em Peugeot 106, apenas precisava de terminar entre os cinco primeiros, pois tinha conquistado uma vantagem de oito pontos sobre Manuel Cruz, na ronda anterior. Assim a luta pelo título seria certamente discutida entre estes dois e foi Manuel Cruz, no Citröen AX (motor do Opel Calibra) o primeiro a liderar, sobre forte pressão de Amadeu Machado que depois foi ultrapassado por Tiago Moreira "Multiclima". Este na altura que pressionava o primeiro optou pela passagem na Joker-lap e deixou os dois pretendentes ao trono novamente em acesa disputa. Mas, Amadeu Machado seguiu para a passagem obrigatória pela Joker-lap a 4 voltas do final e na seguinte foi a vez de Manuel Cruz, deixando o outro carro da Multiclima, Citröen AX na liderança. Esta até parecia ter sido a melhor estratégia, pois os outros pilotos foram obrigados a dobrar pilotos atrasados e o carro da Multiclima Júnior foi ganhando terreno. Contudo, na derradeira volta e com uma vantagem confortável, o piloto esqueceu-se da passagem obrigatória pela Joker-lap e foi desclassificado. Assim, Amadeu Machado terminou na frente e confirmou o título de campeão. Manuel Cruz subiu ao lugar intermédio do pódio e na terceira posição acabou José Pereira. Paulo Lopes e Artur Rocha, por esta ordem terminaram nos lugares seguintes.
Nos carros de tração traseira, dois pilotos lutavam pelo ceptro. O miúdo José Paulo Sousa, em BMW E30, partiu com uma vantagem de três pontos para José Silva, em Toyota Starlet. E, foram estes dois que centraram todas as atenções na final, com Mário Barbosa, também em Toyota Starlet a intrometer-se nesta luta. José Paulo Sousa, com um bom arranque assumiu logo a liderança e como uma condução perfeita foi controlando as investidas de Mário Barbosa. José Paulo só perdeu o comando quando, a quatro voltas do final, optou pela passagem na Joker-lap e apesar de ter perdido demasiado tempo neste percurso, depressa o recuperou, passando novamente para a liderança na última volta, após a entrada na joker-lap de Mário Barbosa, que perdeu ainda o segundo posto para José Silva.




















Classificação final
Tração 4x4
1.º - Daniel Costa (27 pontos); 2.º - Carlos Silva (15); 3.º - Alberto Moreira (15); 4.º - Luís Freixo (15) e 5.º - Manuel Costa (12).
Kartcross
1.º - José Santos (58 pontos); 2.º - Sérgio Castro (57); 3.º - Adriano Ribeiro (46); 4.º - Adão Machado (35), 5.º - António Gonçalves (23); 6.º - Luís Caseiro (23); 7.º - António Silva (22); 8.º - Luís Pereira (19); 9.º - Flecha (18); 10.º - Bruno Silva (15); 11.º - Mário Reis (9); 12.º - Nuno Bastos (8); 13.º - Carlos Sousa (8); 14.º - Paulo Brochado (7); 15.º - António Reis (4) e 16.º - Paulo Vieira (3).
Tração dianteira
1.º - Amadeu Machado (54 pontos); 2.º - Manuel Cruz (43); 3.º - José Pereira (36); 4.º - Artur Rocha (34); 5.º - João Sampaio (29); 6.º - Paulo Lopes (23); 7.º - António Fernandes (22); 8.º - José Boucinha (21); 9.º - Tiago Multiclima (21); 10.º - Ricardo Pereira (20); 11.º - Vítor Silva (16); 12.º - Hélder Ribeiro (16); 13.º - Luís Sá (15); 14.º - João Barros (12); 15.º - Albano Magalhães (12)…classificaram mais 21 pilotos.
Tração traseira
1.º - José Sousa (66 pontos); 2.º - José Silva (60); 3.º - Mário Barbosa (46); 4.º - Jacinto Coelho (40); 5.º - Miguel Carneiro (40); 6.º - Sandro Pinto (23); 7.º - Rolando Azevedo (22); 8.º - Mário Martins (22); 9.º - Joaquim Sousa (20); 10.º - José Santos (19)…classificaram-se mais 9 pilotos.





Sem comentários:

Enviar um comentário