quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Durante a cerimónia foram realizados os sorteios para o campeonato e taça D'Trivela: Futebol amador de Lousada com nova organização



O Auditório Municipal de Lousada foi palco, na noite da última quinta-feira, da cerimónia de apresentação das equipas e competições do futebol concelhio de Lousada (campeonato e taça D'Trivela).
O ponto alto da noite foi a passagem de testemunho da organização, até então sob a alçada da autarquia, para a AFALousada, associação recentemente criada e que passará a reger todas as incidências. Ao palco subiram os elementos que ao longo dos últimos quatro meses têm trabalhado para a realização deste sonho, pessoas que irão dar continuidade e engrandecer o panorama desportivo e associativo com um projeto novo e diferenciado, que pretende tornar todas a envolvências e as ligações entre o movimento associativo como forte e capaz de por si mesmo atingir metas que dignifiquem e valorizem o concelho de Lousada e as suas freguesias.
O ato simbólico da passagem de testemunho contou com a presença do vereador do desporto, Eduardo Vilar, que recebeu e voltou a entregar a Bruno Silva, presidente da AFALousada um quadro com o logótipo do Campeonato de Futebol Concelhio de Lousada e no verso o novo emblema da associação (AFALousada).
Eduardo Vilar
"Projeto tem autonomia para andar sozinho"

Na sua intervenção, Eduardo Vilar, mostrou-se, evidentemente, satisfeito pelo passo de independência dado pelo clubes e profetizou a continuidade do sucesso destas competições, nomeadamente com a entrada de novas associações: "O município quando lançou o projeto sempre o projetou no sentido de lhe dar pernas para andar e quando chegasse a esse ponto, dar-lhe autonomia para andar sozinho, como qualquer criança. É evidente que partilhamos momentos muito agradáveis nestes quatro anos, um ou outro menos agradável, como todos conhecem, mas naturalmente que são os positivos que temos de sublinhar e é sobretudo apoiando-nos nesses que temos de nos relançar para a frente. Quero felicitar este grupo pelo trabalho que em conjunto estão a desenvolver e sobretudo pela coragem e determinação demonstradas e tenho a certeza que essa será uma tónica dominante ao longo da próxima temporada. Espero que os clubes saibam estar à altura do vosso esforço. Saibam ter a ética, a educação e a compreensão necessárias para ultrapassar aquilo que nem sempre são os momentos mais fáceis, que no futebol acontecem com alguma frequência, mas que nem por isso desanimem e espero para o ano estar aqui, não num ato de contrição deste grupo, mas num ato reforçado de lançar a nova temporada".
O vereador adiantou, ainda, que a autarquia irá manter-se próxima à organização: "O município continuará a apoiar como o fez antes, sendo que quando o pescador já sabe pescar, o mestre não precisa de estar sempre ao lado a dizer como é que ele há-de deitar a cana. Portanto, o caminho agora é vosso e espero que o seja por muitos anos e com muito mérito".
Bruno Silva
"Nosso sucesso, será o sucesso dos clubes"

Bruno Silva, presidente da Comissão Administrativa da AFALousada começou por referir que este projeto não é apenas fruto do trabalho dos elementos que integram atualmente a gestão, mas de todos os que ao longo dos últimos quatro anos alimentaram este sonho: "A criança já nasceu, agora é preciso nós sabermos alimentá-la e educá-la da melhor maneira possível e que no futuro sejamos cada vez mais. Não é que o nosso objetivo seja sermos muitos, mas os que cá estejam sejam os melhores. Não somos nem mais, nem menos, que os outros, mas temos a certeza que somos competentes e temos um projeto bem elaborado e estruturado de acordo com todos os intervenientes. Agora temos é de trabalhar e de certeza que o nosso sucesso, será o sucesso dos clubes. Esse será o nosso objetivo, tentar revitalizar o movimento associativo".
Durante a noite foram realizados os sorteios para as duas provas organizadas pela AFALousada, campeonato e taça D´Trivela, sendo que nesta temporada não terá lugar a taça Lousacorpu's, devido a contingências de calendarização, face à inclusão das equipas lousadenses nas competições da FFP do Norte.
De salientar o regresso do Covas, que participou nas duas primeiras edições e a estreia do Esperanças Cabo, uma equipa da freguesia de Meinedo. No sentido inverso, a formação do Silvares não irá participar na edição 2011/12.
Carlos Mota














1 comentário: