quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Troféu Rallycross Norte: Decisões adiadas para a última ronda

Finais muito disputados na penúltima jornada. Costilha encerra o campeonato a 23 de outubro



A pista da Costilha, em Lousada recebeu no passado domingo mais uma excelente jornada do Troféu Rallycross Norte 2011, a 5.ª do campeonato e a 3.ª passagem pelo circuito lousadense, já que esta prova estava inicialmente agendada para Sever do Vouga.
Mais uma vez os pilotos compareceram em grande número, apesar de a prova ter sido organizada à última hora. A lista de inscritos voltou a ultrapassar a meia centena de concorrentes e como ponto negativo há apenas a registar a ausência de carros de tração total (4x4) em número suficiente para se realizar as provas desta categoria.
As corridas prolongaram-se pela manhã e tarde e o elevado número de concorrentes "obrigou" a que as mangas de qualificação (três no total) tivessem de ser divididas em três séries (tração dianteira) e duas séries (tração traseira e kartcross), o que totalizando dá um total de 24 corridas.
Quanto às classificações, esperava-se que podiam ficar já definidos alguns dos campeões, mas as decisões ficaram reservadas para a derradeira jornada a ter lugar igualmente na Costilha, a 23 de outubro.

Na categoria dos carros de tração dianteira, Manuel Cruz, aos comandos do impressionante Citröen AX, com motor do Opel Calibra, deverá ter hipotecado as hipóteses de se tornar campeão. Na final, Manuel Cruz envolveu-se num acidente com Hélder Ribeiro logo na primeira curva e somou apenas três pontos, que somado aos 30 com que partiu para esta ronda dá 33. Quem beneficiou desta situação foi Amadeu Machado. Ambos partiram para a penúltima jornada empatados na classificação geral, mas o piloto do Peugeot 106, terminou na segunda posição, somando 12 pontos, bastando-lhe agora um 6.º lugar na próxima prova.
O vencedor desta categoria foi José Pereira, em Citröen AX que viu a bandeirola de xadrez após um intenso duelo com Amadeu Machado. José Pereira assumiu a liderança logo no início, mas sempre com Amadeu a mostrar-se no seu retrovisor. O primeiro a passar pela Joker Lap foi o piloto do Peugeot, mas esta estratégia de nada valeu, já que depois do piloto do Citröen ter cumprido a sua passagem obrigatória pelo percurso alternativo a distância manteve-se inalterável até ao final.
José Pereira totaliza agora 27 pontos, mas para chegar ao ceptro precisa, tal como João Sampaio (29) e Artur Rocha (27), de vencer a derradeira prova e esperar que os líderes não pontuem.

Ao rubro está a divisão reservada aos carros de tração traseira. O miúdo José Paulo Sousa, em BMW E30, repetiu o triunfo da última prova e alcançou na classificação geral o líder José Silva, em Toyota Starlet, ambos com 56 pontos, pelo que o título será certamente entregue a um destes pilotos, já que o terceiro classificado está a 15 pontos, o máximo pontuável em cada corrida.
Em Lousada, a discussão pela vitória teve a particularidade de colocar em despique os dois pilotos mais jovens em prova. Rolando Azevedo, em Renault Clio, dominou as primeiras voltas, mas problemas, provavelmente na caixa de velocidades, fizeram-no perder potência na saída das curvas, uma inferioridade que José Paulo soube aproveitar. No terceiro lugar do pódio terminou Sandro Pinto, em BMW 325i.
Mas, a grande luta marcada para o dia 23 de Outubro, deverá acontecer nos kartcross, onde os três lideres do campeonato se encontram separados por apenas dois pontos (José Santos-50; Sérgio Castro-48 e Adriano Ribeiro-46). A prova de domingo foi ganha por Luís Caseiro que no entanto não entra nas contas da classificação geral. O grande vencedor da ronda acabou por ser Adriano Ribeiro que com o segundo lugar aproximou-se do topo da classificação.


Classificação 5.ª prova

Tração dianteira
1.º - José Pereira Citröen AX
2.º - Amadeu Machado Peugeot 106
3.º - Ricardo Pereira Citröen Saxo
4.º - José Boucinha Opel Astra
5.º - Hélder Moreira Mitsubishi Colt
Tração traseira
1.º - José Paulo Sousa BMW E320
2.º - Rolando Azevedo Renault Clio
3.º - Sandro Pinto BMW 325i
4.º - Miguel Carneiro BMW E320
5.º - José Silva Toyota Starlet
Kartcross
1.º - Luís Caseiro
2.º - Adriano Ribeiro
3.º - António Silva
4.º - Mário Reis
5.º - Sérgio Castro




Carlos Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário