quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Futebol Amador de Lousada: Aveleda e Nevogilde disputam supertaça

Tem início este domingo (3 de outubro), às 15h00, no sintético do Complexo Desportivo de Lousada, a temporada 2011/12 do campeonato de futebol amador de Lousada num confronto entre o Nevogilde e o Aveleda.
As duas equipas que têm dominado as competições nos últimos dois anos vão decidir que leva para a sua sala de troféus a supertaça referente às provas da época anterior. Recorde-se que o Nevogilde venceu o campeonato e a taça D'Trivela, sendo que o Aveleda conquistou o direito a esta final pelo facto de ter sido o finalista vencido da taça. Importa ainda salientar que a temporada passada teve igualmente o seu começo com um confronto idêntico e na altura o Aveleda levou a melhor na marcação de pontapés da marca dos onze metros, após uma igualdade a duas bolas. Já o Nevogilde vai tentar conquistar o único troféu que ainda não tem exposto na sua sede.
Relativamente à temporada passada regista-se a troca de treinadores em ambos os conjuntos que mantiveram praticamente os mesmos jogadores, à exceção de Chinês, no Nevogilde e de Diogo, no Aveleda. Mas, Trata-se apenas de dois jogadores, mas se se tiver em conta as suas performances bem se pode afirmar que ambos os clubes ficaram desfalcados de duas pedras fulcrais. Chinês, foi apenas o melhor marcador das duas edições anteriores o que só por si explica a aptidão para acertar nas redes adversárias. Já Diogo foi considerado um dos melhores defesas centrais do campeonato, mas agora optou pela modalidade do futsal. O Nevogilde poderá ainda ficar privado daquele que é indubitavelmente o cérebro da equipa, o médio Clemente, que apesar de inscrito não deverá ser opção regular, por motivos profissionais.
No Aveleda há ainda a reportar o facto de o clube ter vivido um período de incerteza diretivo, que só recentemente foi solucionado, o que obrigou a que a equipa começasse a pré-época com algum atraso. No comando técnico, Marinho cede o lugar a Artur Sousa (já orientou a equipa), enquanto a direção passa a ser liderada pelo seu irmão Manuel Sousa. Ao TVS, o presidente disse que a final de domingo vai ser um jogo muito disputado à semelhança do que tem acontecido entre estes dois emblemas: "Vai ser um jogo difícil para os dois lados. A percentagem de favoritismo de 50% para cada lado. O facto de o Nevogilde ter começado a trabalhar mais cedo poderá pesar, mas numa final, em que a decisão é apenas numa partida, tudo pode acontecer".
Sobre o plantel para a nova época, Manuel Sousa, confirmou a permanência de quase todo o grupo do ano passado e a entrada de alguns jogadores jovens, nomeadamente dos juniores do Lousada e revelou ainda o desconhecimento sobre o adversário, uma vez que o escasso tempo que tem à frente do clube ainda não deu para olhar para "casa alheia".
Nestas cerca de três semanas de trabalho, os aveledenses realizaram três jogos de carácter particular. Empataram com o Esperanças Cabo (1-1) e venceram duas formações do campeonato de Paredes, o Saudade (4-0) e o Tasquinha (5-3).
Por sua vez o Nevogilde é a equipa que tem mais tempo de preparação. O início dos trabalhos aconteceu a meio do mês de agosto e efetuou no passado domingo o seu jogo de apresentação aos adeptos, com uma vitória sobre o Cristelos (4-3). Os confrontos de preparação começaram com um empate frente aos juniores da ADL, seguindo-se depois dois triunfos convincentes sobre equipas de paredenses, 9-0, aos Heróis de Paredes e 5-0, ao Besteiros.
Relativamente à estrutura da época passada, mudanças apenas no comando técnico, com Justino Oliveira a suceder a Juca. Quanto a jogadores, regista-se as entradas de César e Pedro Queirós (ambos ex-Pienses), do defesa direito Diogo (ex-Lagoas), dos médios Zé (ex-Saudade) e Manhiça (ex-Lodares) e o regresso do guarda-redes Toni (ex-Figueiras).
Também Justino Oliveira confessou desconhecer a situação atual do adversário de domingo e acredita que o mês e meio que a sua equipa já leva de treinos poderá ser uma vantagem: "Sinceramente não sei como o Aveleda se vai apresentar. Nós mantivemos praticamente a mesma estrutura, o que é importante, pois numa equipa que é campeã isso significa que não há muito para mudar. Vai certamente ser um jogo bem disputado entre duas equipas que se conhecem muito bem e que têm lutado pelos troféus. Umas vezes levamos nós a melhor, outras vezes ganham eles e espero que desta vez sejamos nós. O Nevogilde entra sempre para ganhar e não nos vamos desviar dessa meta, até porque é a única taça que nos falta".
Falando do que a nova época poderá trazer, Justino Oliveira mostrou-se satisfeito com o grupo de trabalho que tem à disposição, mas não disfarçou o desejo de contar com maior competitividade dentro do plantel: "Temos 22 jogadores, que nos permite ter duas opções para cada lugar e algum equilíbrio, mas as competições da FFP do Norte obriga-nos a ter mais soluções".
Os dados estão lançados, resta esperar para saber quem começa a temporada 2011/12 a festejar.

Campeonato começa dia 9
O campeonato começa no fim-de-semana seguinte com os seguintes encontros.
Refira-se que as datas das restantes jornadas ainda não estão definidas, devido à participação dos clubes nas provas da FFP Norte.
1.ª jornada
Figueiras-Covas
Pienses-Nogueira
Valmesio-Aveleda
Nevogilde-Sousela
Cristelos-Lodares
Boim-Esp. Cabo
St. Margarida (folga)
Carlos Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário