Portugal bateu no domingo, dia 30, Gibraltar em livres diretos (2-0), depois de um empate a 3 golos no tempo regulamentar, garantindo o apuramento para a fase seguinte da Liga Mundial de hóquei em campo.
Esta 1.ª ronda da Liga Mundial, que se iniciou na terça-feira e terminou domingo, no Complexo Desportivo de Lousada, foi disputada por Portugal (50.º do ranking mundial), Escócia (23.º), Itália (28.º), Gibraltar (43.º) e Marrocos (60.º), num sistema de todos contra todos a uma volta.
A prova foi uma excelente propaganda para o hóquei em campo, decorrendo com grande entusiasmo e sem qualquer incidente (sublinhe-se que não foi necessária a presença de qualquer elemento das forças de segurança), chamou ao estádio de Lousada muito público, essencialmente nas tardes de sábado e domingo, onde estiveram cerca de mil pessoas, número excecional para uma modalidade pouca expressiva em Portugal, cujo campeonato principal comporta apenas 8 equipas. Também o impacto na comunicação social foi significativo, sendo divulgado pelos canais televisivos e pelos mais importantes jornais portugueses, para além da imprensa especializada do estrangeiro.
A Escócia (12 pontos), que cilindrou todos os adversários, foi a grande vencedora. Portugal, que apenas perdeu com os britânicos, classificou-se em 2.º, com 8 pontos, à frente de Gibraltar (6 pontos). A Itália foi a grande deceção da prova ao terminar em 4.º, com 4 pontos, superando apenas a frágil seleção de Marrocos, que perdeu todos os 4 jogos efetuados.
Portugal sofreu na tarde de sábado a única derrota da prova e por um concludente 7-0 frente à Escócia, que passeou a sua classe nesta ronda: goleou todos os adversários, com 30 golos marcados em 4 jogos e manteve as suas redes invioláveis.
Marcadores de Portugal: Carlos Silva, 5 golos; Bruno Santos, Leandro Morais e David Franco, 2 golos; João Oliveira, 1 golo; Patricio Mongiano (Itália, 1 golo na própria baliza); Luís Tavares e Hugo Santos, 1 golo em livres diretos.
Como se desenrola a prova
Para a 2.ª ronda, a realizar em Paris (França), passaram os dois primeiros classificados das onze séries desta primeira fase, aos quais se juntam as seleções situadas entre o 9.º e o 16.º lugares do ranking mundial. Daqui apuram-se entre 6 a 8 equipas para uma 3.ª ronda, às quais se juntam agora as 8 primeiras classificadas do ranking mundial. Estas 14/16 equipas disputarão esta 3.ª ronda a ter lugar em Agosto/Setembro de 2013. A 4.ª e última ronda, que definirá o primeiro vencedor da Liga Mundial, terá lugar entre Novembro e Dezembro.A competição dá acesso direto a 6 ou 7 equipas aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, entre as 12 que habitualmente participam.
Sem comentários:
Enviar um comentário