sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Nevogilde ainda mais jovem… mas experiente


Já com início da nova época à vista, o Nevogilde realizou, no passado sábado, o jogo de apresentação frente ao Valpedre, confronto que terminou com uma igualdade a duas bolas e muitas ausências na equipa da casa.
O primeiro duelo a doer é já no domingo frente ao Cristelos e o treinador, Hélder Andrade, não antevê facilidades: "Será certamente um jogo muito difícil. Vamos defrontar o campeão, aquela que foi a melhor e mais regular equipa do ano passado. No entanto, trata-se de um jogo só e penso que as possibilidades são de 50% e nesta fase do campeonato a eficácia vai ser determinante".
Em 2012/13, apesar da juventude, a equipa acabou por realizar uma época acima das expetativas iniciais e para a nova temporada Hélder Andrade não quer colocar a fasquia demasiado alta, mas concorda que a exigência será maior: "Temos por objetivo conquistar um dos três troféus que vamos disputar. No campeonato vamos tentar fazer melhor do que o ano passado e se possível atacar mesmo a conquista do mesmo. Mas, o principal objetivo continua a ser o de formar uma equipa de jogadores empenhados e competitivos".
Entre saídas e entradas o Nevogilde ficou com uma equipa com uma média de idade ainda mais baixa do que o ano passado. Contudo, os jogadores já adquiriram maior experiência, após uma temporada em que lutaram, até às derradeiras jornadas, pelo título no campeonato e conquistaram a Taça D´Trivela. Para o treinador, Hélder Andrade, a juventude não é um fator que o preocupa, antes pelo contrário: "Ter um plantel jovem até é vantajoso, porque são miúdos com ambição e com muita vontade e sempre prontos para jogar".
O ano passado um dos pontos fracos do Nevogilde foi a frente de ataque, onde foi notória a ausência de um goleador, um vazio admitido pelo próprio treinador no final da época. Sem querer entrar em comparações, Hélder Andrade, confessou que este ano dispõe de "mais soluções no grupo de trabalho. O ano passado havia algumas lacunas, principalmente ofensivas e este ano reforçámo-nos com jogadores importantes e com experiência em campeonatos amadores".
E, a maioria dos reforços chega dos vizinhos do S. Luís (Beire-Paredes), num total de quatro atletas: Nino, Meca, Mendes e Diogo, este último já com uma passagem pelo campeonato de Lousada, mais precisamente no Valmesio de há duas temporadas, sendo uma das estrelas da equipa que lutou pelo título e chegou à final da Taça D´Trivela. No Nevogilde, Diogo vai reencontrar Tinaia, jogador com quem formou uma proveitosa e temível dupla no ataque do S. Luís, na temporada 2008/09, quando ganharam o título do campeonato Amador de Paredes.
Para além destes quatro, o Nevogilde viu chegar mais cinco jogadores: Xivas (ex-Ferreira), Ricardo (ex-Saudade), Simão (ex-Sousela), Tiago (ex-Lagoas) e Vítor Bruno (ex-Paredes).
No sentido inverso, a equipa viu sair vários jogadores que habitualmente faziam parte do onze titular, como os casos de Pedro Queirós, César (regressam ao Pienses), Micael, Pedro Sousa, Hugo, Arlindo, Ricardo (abandonam o futebol) e Paulo Meneses que passará a defender a baliza dos conterrâneos do UD de Lagoas.
Para além do empate no jogo de apresentação, o Nevogilde já realizou outros jogos de preparação. Ganhou o triangular organizado pelos penafidelenses do Valpedre, ao empatar a uma bola com o Irivo (ganhou depois nos penáltis) e ao golear a formação da casa por 4-1. Posteriormente foi a casa do Caíde de Rei ganhar por 3-2 e esta quinta-feira (hora do fecho da nossa edição) jogava com o Freamunde, no último jogo/treino antes da disputa da Supertaça.

PLANTEL: Paulinho, Telmo, Pedro Silva, Adérito, Campos, Keita, Rasteiro, Tinaia, Daniel, Diogo Mota, Joel, Leandro, Pedro Bessa, Messi, Zé Carlos, Xivas, Diogo, Nino, Ricardo, Meca, Simão, Mendes, Tiago e Vítor Bruno. Treinador: Hélder Andrade. Diretor desportivo: Telmo Ribeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário