sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Cristelos com mais poder de fogo


O Cristelos foi uma das muitas equipas que, no passado fim-de-semana, apresentaram os seus plantéis para a temporada 2013/14.
Com o primeiro jogo oficial a ter lugar já este sábado, os atuais campeões praticamente não mexeram na base do grupo de trabalho, registando poucas saídas e reforçou todos os setores com jogadores experientes e com créditos firmados. Apesar de ter sido a segunda equipa mais concretizadora da temporada passada, o futebol ofensivo da equipa ficou ainda com mais "poder de fogo". Ivo, Tiago Soares e Nabiça continuam num plantel que viu chegar um dos melhores goleadores dos distritais, que já vestiu as camisolas do Caíde de Rei, Leões da Seroa, Marco 09 e mais recentemente do Aliança de Gandra.
"O melhor reforço foi manter a estrutura da equipa e também diretiva, o que por si só já é uma mais-valia. Com os reforços preocupamo-nos em procurar, e penso que conseguimos encontrar, uma combinação perfeita entre o homem e o jogador", disse o treinador Emanuel Moura que deu o exemplo do avançado Pinto: "É o expoente máximo do que o Cristelos ambiciona e procura num atleta… entrega e profissionalismo total".
Com tanta opção de escolha, o treinador mostrou-se obviamente satisfeito e antevê um Cristelos bastante competitivo: "Este plantel é mais equilibrado. Tem soluções para todos os setores e outros que podem ser facilmente adaptados. A competição dentro do próprio grupo de trabalho vai ser elevada".
Por esta mesma altura do ano passado, Emanuel Moura havia adiantado que os objetivos do Cristelos passavam por formar uma equipa/família, criar bases para o futuro e conquistar o prémio fair-play. Decorrido um ano e mesmo sagrando-se campeão (não era objetivo primordial), Emanuel Moura afirmou que a época passada não foi totalmente positiva: "o título acabou por ser um mal menor. Formamos uma equipa e os alicerces para o futuro, mas falhamos na conquista do fair-play. Obviamente que este ano vamos defender o título, mas não assumimos essa luta. Continuamos atrás do prémio fair-play".
Até início de fevereiro o Cristelos, tal como outras equipas, vai realizar um total de 24 jogos, os mesmos para o campeonato do ano transato. Números que levam Emanuel Moura a deixar algumas críticas e este modelo competitivo, pois no seu entender vai influenciar a verdade desportiva, não na viciação de resultados, mas porque a intensidade de jogos vai levar a que algumas equipas com menores recursos humanos tenham dificuldade em conseguir 11 jogadores quando chegar à reta final do campeonato.
Ainda assim e face a inclusão de mais cinco equipas, o treinador prevê um campeonato com mais pretendentes ao tentar usurpar as insígnias de campeão ao Cristelos, mesmo confessando que ainda não teve a preocupação de informar-se sobre os adversários: "Este ano vai ser mais exigente para todos e por isso vão, certamente, surgir mais equipas no topo a lutar pelo título".
O primeiro grande teste é já este sábado, no jogo da Supertaça frente ao Nevogilde. Emanuel Moura acredita que não há favoritos e que a percentagem de triunfo é de 50% para cada lado: "Vão defrontar-se duas equipas que na época passada não deixaram os seus créditos por mãos alheias. O jogo acontece numa fase prematura e qualquer um pode ganhar".

PLANTEL: Miguel Rodrigues, Carlos Sousa (ex-Pienses), Tiago Macieira (ex-Freamude), Bruno Pinto, Cebola, Reis, Dany, Bruno Leal (s/ clube), Diogo Neto (ex-Aveleda), Barata, Garcês, Tiago Leite, Nuno Pinto (ex-júnior do Paços), Costinha, Pêla, Pedro Rodrigues, Armando Moreira (ex-júnior Penafiel), Topas, Tiago Soares, Jorge Peças, Ivo Rodrigues, Hélder Pinto (ex-Gandra), Filipe Garcês (ex-Irivo), Tiago Pinto e Nabiça. Treinador: Emanuel Moura.

Sem comentários:

Enviar um comentário