quarta-feira, 18 de maio de 2011

Campeonato de Futebol Concelhio de Lousada: Final da Taça Lousacorpu's não chegou ao fim


A final da Taça Lousacorpu's, disputada no domingo, no campo do Pienses, entre o Aveleda e o Nogueira não chegou ao fim.
A organização tinha preparado um programa de excelência, onde não faltou animação, o patrocinador tinha um troféu esteticamente belo para oferecer ao vencedor, o público compareceu e as condições climatéricas ajudaram para que se assistisse a uma grande festa de futebol. E, assim foi, durante 75 minutos.

Os primeiros minutos foram de algum equilíbrio, com as equipas a não quererem arriscar muito, como é usual em jogos que se podem decidir nos pormenores. Ainda assim foi o Nogueira que entrou melhor, tentando tirar partido da velocidade e irreverência de Hélder Silva. O primeiro sinal de perigo saiu dos pés de Leonel que, aos 8 minutos, aproveitou a atrapalhação da defesa do Aveleda e de ângulo apertado tentou a sorte, mas o remate saiu muito por cima. Dois minutos volvidos, o defesa do Aveleda, Hélder não quis jogar simples (atirar pela linha lateral) e permitiu o desarme a Hélder Silva, este entrou na área e disparou um míssil rasteiro, obrigando Rabeca à primeira grande intervenção da tarde. Na sequência do pontapé de canto, Joca apareceu solta na área a cabecear muito perto da barra.
Pouco depois, o melhor marcador do campeonato de 2008/09 voltou a ganhar no duelo com Hélder, desta vez de cabeça, mas a bola saiu a rasar o poste. Hélder Silva foi claramente o homem em evidência nos minutos iniciais e aos 17 minutos, efetuou uma assistência perfeita a isolar Fábio. O miúdo agradeceu e de primeira desferiu um remate espetacular que não saiu muito longe do alvo.
Apesar de alguns erros cometidos defensivamente, o Aveleda como equipa experiente que é nunca tremeu e esperou pelo melhor momento para atacar. Aos 35 minutos, num livre descaído para a direita, Ricardo Ferreira, que por duas vezes já havia tirado as medidas à baliza contrária, obrigou Rogério a uma grande defesa para canto. Mas, na transformação do canto, o Aveleda inaugurou o marcador. O esférico foi colocado ao segundo poste, onde apareceu Ricardo Ferreira a devolver para a pequena área, onde surgiu Tozé a empurrar para o fundo da baliza.
Três minutos depois, os atletas do Aveleda ficaram a reclamar uma grande penalidade cometida pelo central Bruno, que ao tentar tirar a bola a Ricardo Ferreira, terá acertado nas pernas do avançado.
A segunda metade teve um início frenético, com o perigo a rondar constantemente ambas as balizas. Aos 48 minutos, Tozé quase aproveitou uma confusão na área do Nogueira para bisar, mas Bruno meteu o pé na hora exata em que o avançado armou o remate e impediu que a bola atingisse o alvo. Aos 51 minutos, Hélder Silva com um remate à meia volta acertou no poste, mas o lance já havia sido anulado por alegado controlo do esférico com o braço. Na resposta, Toninho isolou-se, mas Rogério, atento, saiu dos postes para fazer a mancha e defendeu para canto. Aos 60 minutos, o Aveleda chegou ao segundo golo, num lance idêntico ao do tento inaugural. Na marcação de um canto, Toninho colocou a bola ao segundo poste e desta vez foi Costinha a devolver para o coração da área. Bruno ainda impediu que Tozé repetisse o feito, mas a bola sobrou para a entrada da área, onde apareceu Ricardo Sousa a rematar para a baliza. O pontapé saiu enrolado, mas Rogério, que se encontrava no chão, nada pôde fazer para travar a trajetória.
Seis minutos depois, o Nogueira reduziu e também na sequência de um pontapé de canto. A defesa do Aveleda não conseguiu aliviar o esférico e este chegou ao segundo poste, onde Joca só teve de encostar. O Aveleda foi na procura de uma vantagem mais confortável, tentando tirar partido do adiantamento do adversário no terreno, mas neste período outro jogador do Nogueira esteve em destaque, o guardião Rogério. Aos 66 minutos, Toninho de livre direto tentou o chapéu, mas Rogério com uma palmada defendeu para canto e aos 72 minutos efetuou a defesa da tarde. Numa magnífica iniciativa individual, Ricardo Ferreira levou o esférico pelo corredor esquerdo, deixando para trás os oponentes e já na área serviu Tozé que apareceu completamente sozinho e com a baliza praticamente escancarada, mas quando os adeptos do Aveleda já gritavam golo, Rogério, com o pé impediu os festejos. Na resposta, Ratinho, após uma falha de Rabeca, também desperdiçou quando tinha a baliza aberta.
Pouco depois chegou o segundo golo do Nogueira e o fim do jogo. Novamente num lance de bola parada, Zé Luís cobrou um livre tenso, a bola sobrevoou toda a defensiva e ao segundo poste, Joca empurrou para o fundo da baliza. De imediato, os jogadores do Aveleda protestaram junto do árbitro e auxiliar, por alegadamente Joca usar a mão para obter o golo. Indignado o treinador Marinho mandou os seus atletas abandonar o recinto de jogo…
A decisão está agora no conselho de disciplina.


O melhor do Aveleda
Ricardo Ferreira - Grande exibição do extremo do Aveleda que esteve invariavelmente nos lances de ataque da sua equipa. Foi o primeiro a tentar o golo, com dois golpes de cabeça e assistiu Tozé para o tento inaugural e tentou repetir a oferta, após uma jogada fabulosa aos 72 minutos. Foi provavelmente, dos que estiveram em campo, o jogador mais interventivo e aguerrido, como comprovavam a sujidade do seu equipamento.

O melhor do Nogueira
Hélder Silva - Inconformado, tentou desde o início que o belo troféu fosse para Nogueira. A primeira grande ocasião da partida saiu dos seus pés, entretanto negada por uma grande defesa de Rabeca. Nos primeiros minutos, deu cabo dos nervos ao setor mais recuado do Aveleda, em particular ao defesa esquerdo Hélder.
Destaque igualmente para o guarda redes Rogério. Teve uma mão cheia de boas e atentas intervenções. Na retina ficou a monumental parada, aos 72 minutos, num lance que parecia de defesa impossível.


FICHA TÉCNICA
Campo de jogos do Pienses. Árbitro: Artur Teixeira. Auxiliares: Carlos Ferreira e Cidália Soares. Cartão amarelo: Carlos Sousa (45') e Hélder (70').
AVELEDA: Rabeca, Carlos Sousa, André Moreira, Hélder, Ricardo Sousa, Diogo Neto, Toninho, Luís Moreira, Monteiro, Diogo Ferreira e Tozé. Treinador: Mário Marinho.
NOGUEIRA: Rogério, Rui, Bruno (Ricardo-62'), Cerqueira, Vítor Gonçalves, Vítor Teixeira, Leonel (Ratinho-45'), Zé Luís, Fábio, Hélder Silva e Joca. Treinador: Mendes.
Ao intervalo: 1-0. Marcadores: Tozé (35'), Ricardo Sousa (60') e Joca (66 e 75').

Sem comentários:

Enviar um comentário