Poucos pilotos… emoções moderadas
Na tarde de domingo o Eurocircuito da Costilha, em Lousada, recebeu a 2.ª jornada do Troféu Norte de Offroad, prova desta vez disputada na modalidade de ralicrosse (traçado misto). Ao contrário da jornada de abertura (autocrosse), esta segunda ronda registou uma das mais fracas lista de inscritos deste troféu, num fim-de-semana em que se disputou, igualmente, a 2.ª jornada do Campeonato de Portugal de Offroad, em Sever do Vouga.
Foram apenas 32 os pilotos que compareceram a esta chamada, um número reduzido que ainda assim proporcionou algumas disputas interessantes, nomeadamente nas duas divisões dos carros com tração dianteira.
A primeira final do dia foi a dos pequenos kartcross. A espetacularidade da condução deste bólides só por si já é garante de momentos vibrantes para o público e desta vez resumiram-se somente a isso, pois as posições finais ficaram logo definidas no arranque. Carlos Sousa, em Evo 12, assumiu a liderança no final da reta da meta e nunca mais a largou, embora sofrendo alguma pressão do AG de António Gonçalves. No último lugar do pódio, e já a alguma distância, classificou-se Flecha, num AG 600. Paulo Brochado, com problemas no ASK 600, perdeu uma volta para os líderes e Paulo Ferreira andou apenas alguns metros nesta final.
Seguiu-se a final dos carros com tração total. Com apenas três concorrentes, o espetáculo ficou somente limitado ao momento em que as máquinas passaram pela Joker Lap. Américo Moreira, no imponente Mitsubishi Evo, não deu quaisquer hipóteses à concorrência de Luís Freixo e Telmo Freixo, ambos em BMW ix. O piloto da Multiclima entrou na Joker Lap na terceira volta, já com vantagem suficiente para voltar a sair na frente da corrida. Até à linha de meta limitou-se a "fazer drift", terminando com uma distância de 36 segundos.
Os carros de tração dianteira até 1.400 cc, trouxeram a primeira final com alguma emoção e polémica à mistura. Luís Sousa, em Citröen Saxo, arrancou bem e ganhou a liderança, optando por entrar no percurso obrigatório na 4.ª volta, numa altura que lhe permitiu regressar à frente de Hélder Silva, em Opel Corsa. Nas derradeiras voltas estes dois pilotos reaproximaram-se, mas Luís Sousa aguentou a pressão e foi o primeiro a cortar a linha de meta. A polémica aconteceu na atribuição do lugar mais baixo do pódio, com a luta entre Carlos Leão, em Golf e Ivo Martins (16 anos) em Opel Corsa. Na penúltima curva, o miúdo ultrapassou o Golf garantindo o 3.º lugar, mas foi penalizado por ter efetuado essa manobra após um toque na traseira do Golf. O público não gostou, o companheiro de equipa, Hélder Silva, primeiramente, não quis subir ao pódio, mas depois fez-se acompanhar do miúdo e entregou-lhe a taça referente ao 2.º lugar.
A grande final do dia e a que proporcionou momentos de intensa adrenalina foi, como sempre, a divisão dos carros de tração dianteira até 2.000cc. Esta corrida contou com 10 pilotos à partida e logo na primeira curva instalou-se a confusão. José Pereira assumiu a liderança, Manuel Cruz quase capotou e Tiago Moreira aproveita para passar para a vice-liderança. Estes três mantiveram uma luta enérgica, com Manuel Cruz e Tiago Moreira a revezarem-se. Desde cedo se percebeu que a melhor opção para entrar na Joker Lap seria determinante.
Manuel Cruz foi o primeiro a entrar no percurso obrigatória, saindo de lá na 3.ª posição. Depois foi a vez de Tiago Moreira que mantém a 2.ª posição e na volta seguinte ganha a liderança por escassos metros, quando José Pereira entra na Joker Lap. Contudo, Tiago Moreira cumpre cerca de 200 metros na frente da corrida, pois foi obrigado a desistir com a transmissão partida. O espanhol Fernando Blanco beneficiou desta luta e, sorrateiramente, terminou no lugar intermédio do pódio, na companhia de José Pereira (1.º) e Manuel Cruz (3.º).
A terminar o dia, disputou-se a final dos carros de tração traseira que desta vez contou com apenas três concorrentes. João Sousa foi o primeiro a passar pela frente da corrida, mas perdeu a liderança para Jacinto Coelho, quando passou pela Joker Lap. O piloto de Baltar manteve o 2.º lugar até à última volta, mas problemas mecânicos atiraram-no para o último lugar por troca com Miguel Carneiro.
A próxima jornada do troféu (ralicrosse) disputa-se a 13 de julho, um sábado à noite, enquanto o stock-car realiza-se na tarde de domingo, dia 14.
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