Apesar do mau tempo que se tem registado nos últimos dias, e que levou inclusive ao adiamento da prova de stockcar para o próximo dia 20 de maio, a ronda inaugural do Troféu Norte de Rallycross terminou com um saldo positivo. A chuva caiu apenas na parte manhã e em quantidade insuficiente para deteriorar o traçado. Por outro lado o bom tempo também levou ao Eurocircuito da Costilha um número considerável de espetadores, tendo em conta o panorama atual do desporto motorizado e em particular do offroad, que tem vindo a sofrer um grande declínio, com o desaparecimento dos campeonatos nacionais de ralicrosse e autocrosse.
Relativamente à competição, o público assistiu a algumas finais repletas de grande emotividade, a começar logo pelos kartcross. O pacense Sérgio Castro assumiu a liderança logo no arranque e apesar de não mais ter largado a dianteira da corrida, sofreu forte pressão do conimbricense Luís Caseiro, terminando separados por pouco mais de um segundo. O último lugar do pódio pertenceu a António Gonçalves. João Moutinho e António Reis foram, por esta ordem, os restantes pilotos a terminar a final.
Seguiu-se a final dos carros de tração dianteira, até 1.400cc, naquela que foi a menos disputada da tarde, mas nem por isso o vencedor, o macieirense Fábio Silva, deixou de ser o mais aplaudido. Esta divisão contou apenas com dois concorrentes, ambos em Citröen AX, e logo na primeira curva Tiago Mesquita ficou arredado da luta pelo 1.º lugar, após um ligeiro toque a envolver os dois pilotos.
A emoção regressou com a final da divisão B (motores com cilindrada superior a 1.400) dos carros com tração dianteira. Logo na primeira curva, um choque coletivo ditou as posições finais. José Pereira, em Citröen AX, passou incólume neste acidente e assumiu a liderança, posição na qual viu a bandeira de xadrez. Na confusão, o Citröen AX da Multiclima foi o primeiro a recuperar logo seguido pelo Peugeot 106 do baltarense Nuno Monteiro. O piloto da Multiclima começou a recuperar terreno para o líder, mas um problema na caixa de velocidades obrigou-o a abrandar, perdendo inclusive o segundo posto para o piloto de Baltar. Apesar de rodar só com a segunda velocidade, o AX da Multiclima conseguiu segurar o último lugar do pódio. Multiclima Júnior, Paulo Dias, Carlos Alexandre, Vítor Magdaleno e fernando Catalina foram os restantes pilotos a terminar esta corrida.
A final dos carros de tração traseira foi totalmente dominado por pilotos da região do Vale do Sousa. O felgueirense Rolando Azevedo, num imponente Renault Clio 2.000 Turbo, não deu hipótese à concorrência. O segundo lugar foi para o piloto de Rebordosa, em BMW, Jacinto Coelho que manteve um duelo interessante com o jovem de Baltar, José Sousa, também aos comandos de um carro da marca alemã. Os dois ficaram separados por menos de um segundo.
Os dois pilotos dos Toyota Starlet, Mário Barbosa e José Silva, terminaram no 4.º e 5.º lugar, respetivamente. Luís Freixo, em BMW ix, foi 6.º e o melhor e único entre os carros de tração total.
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