quinta-feira, 30 de maio de 2013

Campeonato de Portugal de Offroad

Sirgado triunfa nos Super 2000


À semelhança do que acontecia na antiga divisão 3 do campeonato, os Super 2000 foi aquela que reuniu um maior número de inscritos e também a final mais emotiva e onde a adrenalina atingiu níveis elevados.
Dado o elevado número de pilotos foi necessário realizar uma final B, da qual se apuravam os dois primeiros para a grande final. Bruno Lima ganha com relativa facilidade, depois de passar incólume num acidente na primeira curva que atirou Rafael Lobato para a cauda do pelotão. Lobato num competitivo Saxo Kit Car ainda recuperou até à 2.ª posição, mas nas derradeiras voltas um problema com a caixa de velocidades fê-lo perder ritmo, deixando o apuramento para Mário Teixeira, num pequeno Toyota Starlet.
Na final A, a confusão voltou a instalar-se na primeira curva, com um choque entre Bruno Lima, José Blanco e Pedro Ribeiro. A corrida prosseguiu a um ritmo alucinante, com Rui Sirgado, Pedro Alves e Hélder Ribeiro na frente, até que o diretor de prova mandou exibir a bandeira vermelha, interrompendo a prova pelo facto do Peugeot 306 Kit Car de Tiago Alexandre ter ficado parado na entrada da joker lap.
Depois de um curto período nas boxes, os pilotos regressaram à grelha de partida para uma segunda final, na qual Bruno Lima e Tiago Alexandre já não participaram devido a problemas mecânicos.
Com seis pilotos em pista o arranque para a segunda tentativa já foi menos complicado e Rui Sirgado e Pedro Alves chegaram ao final da reta da meta com ligeira vantagem para a concorrência. Sirgado, num Peugeot 306 impôs um ritmo forte nas primeiras 4 voltas e quando entrou na joker lap já detinha uma distância que lhe permitiu manter a liderança.
As grandes emoções ficaram reservadas para o segundo posto. A estratégia do "piloto da casa" Hélder Ribeiro, num Citröen AX GTi, revelou-se eficaz. Hélder Ribeiro entrou logo na joker lap, fazendo uma corrida de trás para a frente e na altura (5.ª volta) em que Pedro Alves (Citröen Saxo) saiu do percurso alternativo, os dois ficaram lado-a-lado, mas o lousadense ganhou a melhor posição para abordar a curva e travou mais tarde, assumindo o segundo posto que manteve até ao final, apesar da forte pressão de Pedro Alves.
O espanhol José Blanco, em Citröen C2 R2, terminou na 4.ª posição a menos de 1 segundo. Já muito distantes classificaram-se Pedro Ribeiro e Mário Teixeira.








Sem comentários:

Enviar um comentário