quarta-feira, 24 de abril de 2013

Troféu de Stock-Car e Troféu Norte de Offroad

Abertura com chave d’ouro



Arrancou com chave d'ouro mais uma edição do Troféu Norte de Offroad, prova realizada no Eurocircuito da Costilha, em Lousada. Bom tempo, traçado (100% terra) em excelentes condições, público animado, muita adrenalina e duelos intensos foram estes os principais ingredientes da jornada de abertura desta competição organizada sob a chancela do Clube Automóvel de Lousada.
Depois de prolongadas cinco horas de qualificações, dado o elevado número de concorrentes, as finais começaram passava já das 19h00. E, foi com os pequenos, mas vibrantes kartcrosse com que se iniciou as decisões desta ronda inaugural. Com apenas seis concorrentes perfilados na linha de partida, esta final não teve grande história. Após cumprida a primeira curva, as posições ficaram desde logo definidas. Carlos Sousa ganhou a Nuno Bastos e a António Gonçalves, na abordagem à curva, e nunca mais largou a liderança e foi só na derradeira volta que sofreu alguma pressão por parte de Nuno Bastos, ainda assim insuficiente para lhe retirar o primeiro triunfo na Costilha.
Seguiu-se a final dos carros de tração total (4x4) que conheceu um novo vencedor, embora tratando-se de um piloto experiente e que já competiu no nacional. O felgueirense José Azevedo revelou um andamento bastante superior a Luís Freixo, limitando-se a gerir o ritmo do adversário. Mesmo dividida, este ano, em duas categorias (até 1.400cc e até 1.700cc), a divisão dos carros de tração dianteira voltou a ser a mais concorrida e, mesmo assim, a de veículos mais potentes teve de ser separada em duas séries durante as qualificações.
Nos carros até 1.400 de cilindrada o arranque foi emotivo, com Pedro Foguete e Luís Santos a discutir a liderança ao centímetro. Contudo, ao perfazer a segunda curva do traçado, os dois tocaram-se ligeiramente, situação que resultou num peão de Luís Santos e posterior abandono. Sem grande oposição dos Opel Corsa, o mais jovem piloto da família "Foguete" só teve de levar o Citröen AX Sport, com que o irmão se sagrou campeão o ano passado, até à linha de meta.
Já nas viaturas até 1.700 de cilindrada, o vencedor só ficou encontrado na derradeira volta. Com 10 carros em pista, a partida foi vertiginosa, mas rapidamente a luta pela vitória ficou reduzida a Manuel Cruz e José Pereira, ambos em Citröen AX. Em poucas voltas ambos ganharam vários metros aos restantes concorrentes, sempre com Manuel Cruz na liderança e a controlar a forte pressão de José Pereira, escolhendo depois o melhor "timing" para fazer a dobragem aos pilotos mais atrasados e com isso ganhar uma vantagem crucial, isto na última volta e quando o detentor do título, José Pereira, podia e deveria arriscar tudo. Mais atrás Paulo Dias e Alberto Giadas lutavam pelo último lugar do pódio, com este último a beneficiar do abandono do piloto do Renault 11.
Já parece um cliché, mas o certo é que o melhor ficou reservado para o final. Nos sempre espetaculares carros de tração traseira, a vitória foi decidida ao milímetro e da primeira à última volta. Impedido de ser alvo de uma segunda advertência, sob pena de desclassificação, João Sousa assumiu a liderança no início, escapando incólume a um toque entre Jacinto Coelho e José Silva, com este último a recuperar a trajetória e a seguir na peugada de João Sousa. Os dois pilotos de Baltar ganharam uma larga vantagem sobre os restantes pilotos e até ao final digladiaram-se numa luta intensa, com José Silva a espreitar várias vezes a ultrapassagem ao vizinho que nunca se deixou surpreender. O pódio ficou completo com a presença de Mário Teixeira.



















Estreantes triunfam no Stock Car


Na noite de sábado iniciou-se a edição de 2013 do Troféu Stock Car, provas de grande emotividade e sempre do agrado do público que mais uma vez compareceu em massa.
Emoções fortes foi o que não faltou nesta primeira jornada e a começar logo pela 1.ª manga de qualificação, onde apenas três dos 17 pilotos lograram chegar ao fim. O trio, que conseguiu levar as máquinas a cumprir as 20 voltas obrigatórias, foi liderado pelo atual campeão em título, José Vicente, seguido de dois estreantes neste circuito, António Magalhães e Carlos Pereira, ambos em Mitsubishi Colt.
Curiosamente, estres três pilotos foram penalizados, em 1 volta, na 2.ª manga de qualificação, o que não impediu que o lousadense do Honda Civic repetisse o triunfo. Já António Magalhães e Carlos Pereira quedaram-se pela terceira e sétima posição, respetivamente.
Mas, na grande final, os dois novatos aos comandos dos Mitsubishi Colt foram os mais resistentes, com Carlos Pereira a ser o primeiro a cumprir as 20 voltas, ficando António Magalhães, a uma volta do vencedor. A completar o pódio classificou-se Cláudio Fernandes, em Honda Civic, relegando o detentor do título, em carro semelhante para a 4.ª posição. 









Sem comentários:

Enviar um comentário