sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Rio Largo venceu Supertaça da FFPN

Autor de um hat-trick, Pedro Costa foi o homem do jogo que se realizou no Complexo Desportivo de Lousada



Os espinhenses do Rio Largo venceram a Supertaça de Futebol Popular do Norte ao derrotar os penafidelenses do Irivo, por 3-1, numa partida que teve lugar num dos sintéticos do Complexo Desportivo de Lousada, na tarde do feriado de 5 de Outubro.
O avançado da formação oriunda da Costa Verde, Pedro Costa foi o homem do jogo ao apontar os três golos da sua equipa, dois deles na marcação de duas grandes penalidades. Aliás, este foi um jogo em que o árbitro assinalou três castigos máximos (o outro resultou no golo do Irivo), invalidou dois golos aos penafidelenses e já na parte final expulsou dois atletas, igualmente do Irivo. Importa salientar que quase todas as decisões pareceram corretas, à exceção, talvez, do segundo golo anulado.
O jogo começou com um equilíbrio típico de início de temporada, com as equipas a estudarem-se mutuamente. Aos poucos os espinhenses, mais habituados a atuar neste tipo de terreno (Irivo joga em pelados), foram revelando algum ascendente, mas só à passagem do minuto 18 se assistiu a ocasiões de golo e logo duas, uma para cada lado. Paulo Costa, lançado em profundidade isolou-se e na cara de Filipe Gomes tentou colocar o esférico no fundo da baliza, mas o guardião do Irivo efetuou uma soberba defesa. Na resposta imediata, foi a vez de Marquinho surgir isolado, o guarda-redes do Irivo saiu da sua área para evitar que o rival se apoderasse do esférico, mas chutou contra ele e por pouco Marquinho não segurou dentro das quatro linhas.
Neste período o Rio Largo foi uma equipa organizada, praticando um futebol fluente e chegava com relativa facilidade à área contrária. Aos 24 minutos, Nuno empurrou pelas costas Pedro Costa, numa ação faltoso que o árbitro puniu com uma grande penalidade que o mesmo Pedro Costa tratou de converter.  
O Irivo acabou por responder 10 minutos depois, com Paulo Costa a faturar de pé, após uma excelente defesa de Filipe Gomes a um, cabeceamento do mesmo Paulo Costa. Contudo, o auxiliar já havia assinalado adiantamento ao avançado penafidelense.
A terminar a primeira metade foi a vez de Pedro Antunes brilhar ao negar, com uma intervenção portentosa, o golo a Ricardo Oliveira.


Pedro Costa (equipado de branco) foi o homem do jogo
Sete minutos após o reatamento, o Rio Largo aumentou a vantagem. Pedro Costa, após marcação de um pontapé de canto, apareceu ao primeiro poste a desviar para o fundo da baliza.
Este golo pareceu colocar um ponto final no jogo, até porque a vantagem da equipa que tinha mostrado mais argumentos era confortável. Puro engano. Cinco minutos depois, o Irivo empatou com Albano a transformar com sucesso um castigo máximo a punir falta do guarda-redes espinhense sobre Paulo Costa. A partir desse momento, os atletas do Irivo tiveram uma atitude completamente diferente e assumiram o controlo das operações, obrigando os adversários a recuar no terreno. Aos 65 minutos, o Irivo chegou mesmo ao empate, mas o árbitro vislumbrou alguma falta que ocorreu dentro da pequena área, antes do remate final.
Os atletas do Rio Largo tiraram partido do adiantamento dos contrários e aos 85 minutos resolveram a questão. Ricardo Oliveira apareceu completamente isolado, mas Pedro Antunes fez uma grande defesa. Todavia, Bruno Silva que vinha na perseguição ao avançado acabou por o empurrar, uma intervenção irrefletida que lhe valeu o cartão vermelho e possibilidade de Pedro Costa assinar o hat-trick da marca dos onze metros, como veio a acontecer.
Ainda antes do final, Fábio foi expulso por alegadas injúrias ao árbitro.
Nota positiva para mais uma boa casa no complexo lousadense, que voltou a registar casa cheia, mesmo tendo como intervenientes duas equipas de fora do concelho.

Na cerimónia de entrega das medalhas estiveram presentes várias personalidades ligadas ao futebol popular do norte, assim como autarcas dos municípios emblemas envolvidos na disputa deste troféu. Antonino de Sousa, vereador na Câmara de Penafiel entregou as medalhas de finalistas vencidos aos atletas do Irivo. As medalhas aos vencedores foram entregues por Vicente Pinto, vice-presidente da autarquia de Espinho e Rui Torres, presidente da junta de freguesia de Espinho.
 

IRIVO: Pedro Antunes, Miguel Soares, Albano, Garcês, Bruno Silva, Nuno, Gonzaga, Rafa, Marquinho, Paulo Costa e Vítor. Suplentes: Tiago, Fábio, Ricardinho, Alex, Daniel, Papeiro e Marcos.
Treinador: Belmiro Maia.
RIO LARGO: Filipe Gomes, Carlos Almeida, Daniel Martins, Rui Rocha, Artur Silva, Paulo Reis, Ricardo Sousa, Bruno Moreira, João Oliveira, Pedro Costa e Ricardo Oliveira. Suplentes: Vítor Rito, Tiago Cruz, Mário Rosado, Ricardo Sousa, João Silva, Pedro Rios e César Ventura.
Treinador: Paulo Mota.

Sem comentários:

Enviar um comentário