Cristelos viu triunfo escapar ao cair do pano
Nesta 4.ª jornada das provas da FFPN as duas equipas de Lousada que competem na Taça dos Campeões ficaram a conhecer os seus destinos. O Figueiras, ao empatar a uma bola na deslocação ao Areias de Santo Tirso, perdeu a liderança do grupo, mas garantiu desde já o apuramento para a fase seguinte. Assim o derradeiro jogo desta fase, em que os lousadenses vão receber o Bagunte de Vila do Conde servirá apenas para decidir qual dos dois termina no comando.
Já o Aveleda continua a desastrosa prestação nesta competição e desta vez foi a Barcelos perder com o Macieira, equipa que ainda não tinha somado qualquer ponto, e caiu para a última posição do grupo, ficando definitivamente afastado da fase seguinte.
Foi debaixo de uma chuva persistente e de um vento gélido que o Cristelos empatou na receção ao Carapeços (1-1), num jogo atípico e recheado de controvérsia. Os lousadenses jogaram toda a segunda parte em inferioridade numérica, inclusive os últimos 20 minutos com menos dois homens, deixando escapar a vitória a cinco minutos do final do tempo regulamentar. Por sua vez, os visitantes viram o auxiliar invalidar dois golos por posição irregular dos seus avançados.
Os jogadores demoraram a "aquecer o motor" e só aos 26 minutos aconteceu um lance digno de registo, com Nuno a cair na área após disputar a bola com o guardião visitante, mas o árbitro exibiu o amarelo ao avançado local, por pretensa simulação. E, foi precisamente 10 minutos depois, que o Cristelos chegou ao golo, num lance caricato. Num livre descaído para a direita e a mais de 30 metros, Costinha cruzou para a baliza e o guarda-redes com o lance controlado deixou a bola escapar por entre as luvas e introduziu a bola na sua baliza. Já nos descontos o Carapeços dispôs de uma ocasião soberana, mas Sérgio Mota correspondeu com uma estirada espetacular para desviar para canto, um cabeceamento colocado de Gleison.
A segunda parte começou praticamente com a expulsão injusta de Nuno. O árbitro exibiu dois amarelos "salomónicos" a dois jogadores de ambos os conjuntos, no entanto o envolvido no desaguisado foi Topas e não Nuno. A inferioridade numérica não se notou e apesar do domínio dos visitantes foi o Cristelos a construir a primeira grande oportunidade. Nabiça acabado de entrar e na primeira vez que tocou na bola desferiu um potente remate à barra. Mas, aos 73 minutos, Topas viu o segundo amarelo e a partir daí os barcelenses encostaram definitivamente os Cristelos "às cordas" e chegaram mesmo a marcar por duas vezes, ambos os golos anulados. E, foi já a cinco minutos do final que Briosa, em contra-ataque beneficiou do adiantamento de Sérgio Mota para fazer um chapéu e restabelecer o empate.
O primeiro lugar deste grupo será discutido entre o Sousa e o Irivo que se defrontam na última jornada. O Cristelos pode ainda ser segundo classificado, mas tem de vencer o Monte Córdova e esperar que o Carapeços não vença ao Retorta. Há ainda outras contas a fazer, pois o confronto entre os dois lideres não pode terminar empatado (neste caso Cristelos perde para o Sousa em confronto direto), e se terminar com a vitória do Sousa, o Cristelos terá de golear o Córdova para superar em diferencial de golos o Irivo, uma vez que o jogo entre estes dois acabou a zero, para conseguir o segundo lugar e o respetivo apuramento direto.
Na mesma situação do Cristelos encontra-se o Valmesio. Depois da derrota em Vila do Conde frente ao Tougues, o máximo que a formação de Casais pode ascender é ao segundo lugar do grupo. Vencendo o Tagilde soma 8 pontos, mas tem de esperar por uma igualdade entre o Penacova e o Silva. Neste caso Penacova passava em primeiro (9 pontos), ficando Valmesio, Tagilde e Silva todos com 8 pontos e vantagem para os lousadenses nos confrontos diretos.
No grupo C, o Nevogilde depende apenas de si próprio, pois vai disputar o segundo lugar do grupo na receção ao S. Miguel de Laúndos.
Recorde-se que nesta competição passam os dois primeiros classificados, aos quais se juntam ainda quatro dos melhores terceiros. Assim, as contas para os clubes de Lousada são fáceis de fazer e, à exceção do Pienses, todos tem ainda o apuramento em aberto. Mas, o que está em melhor posição é o Nevogilde, bastando apenas somar os três pontos na derradeira jornada. O Valmesio e o Cristelos podem ainda apurar-se diretamente, mas o Cristelos tem a tarefa mais complicada, porque os líderes do grupo jogam entre si e o Carapeços, atual terceiro classificado, recebe o Retorta que somou apenas 1 ponto até ao momento.
O terceiro lugar poderá ainda ser suficiente, mas aí será necessária a máquina calculadora.
Taça dos Campeões
Grupo AMacieira (V. Conde) - S. Mamede (Santo Tirso) 0-1
Macieira (Barcelos) - Aveleda (Lousada) 2-1
Marinhão (Fafe) - Rans (Penafiel) 1-5
Grupo B
Areias (Santo Tirso) - Á. Figueiras (Lousada) 1-1
Bagunte (Vila Conde) - Fareja (Fafe) 5-1
Leocadenses (Barcelos) Folgou
Grupo C
Rio Largo (Espinho) - Varziela (Felgueiras) 2-0
Aguçadoura (P.Varzim) - Codessos (P. Ferreira) 5-0
Valinha (Guimarães) Folgou
Grupo D
Sendim (Felgueiras) - Figueiró (Paços Ferreira) 1-2
L.Bairristas (Espinho) - Montezinhos (Guimarães) 2-0
Terroso (Póvoa Varzim) Folgou
Taça Federação
Grupo ARetorta (Vila do Conde) - Sousa (Felgueiras) 1-1
Irivo (Penafiel) - Monte Córdova (Santo Tirso) 3-1
Cristelos (Lousada) - Carapeços (Barcelos) 1-1
Grupo B
Silva (Barcelos) - Lamoso (Paços Ferreira) 7-1
Tougues (V. Conde) - Valmesio (Lousada) 4-1
Tagilde (Guimarães) - Penacova (Felgueiras) 1-1
Grupo C
Pinheiro (Felgueiras) - Nevogilde (Lousada) 1-2
S. M.Laúndos (P. Varzim) - Santiago (Guimarães) 3-0
Aveleda (V. Conde) - Freamunde (P .Ferreira) 2-1
Grupo D
Serafão (Fafe) - Pinheiro (Guimarães) 2-1
Várzea (Felgueiras) - Gião (Vila do Conde) 4-0
Amorim (P. Varzim) - Rebordões (Santo Tirso) 6-1
Grupo E
Mourinhense (S.Tirso) - Ramboia FC (Espinho) 1-0
Quinchães (Fafe) - Estela (Póvoa Varzim) 0-1
Pereira (Barcelos) - Serzedo (Guimarães) 2-2
Grupo F
Pienses (Lousada) - Argivai (Póvoa Varzim) 1-6
Guimarei (Santo Tirso) - Creixomil (Barcelos) 4-3
S. Clemente (Fafe) - Portela Monte (Penafiel) 2-4
Taça dos Campeões
GRUPO A
CLASSIFICAÇÃO j p1. Rans 4 10
2. Macieira (VC) 4 9
3. S. Mamede 4 7
4. Macieira (B) 4 3
5. Marinhão 4 3
6. Aveleda 4 2
GRUPO B
CLASSIFICAÇÃO j p2. Bagunte 3 9
1. Figueiras 3 7
3. Leocadense 3 3
4. Areias 4 2
5. Fareja 3 1
Taça Federação
GRUPO A
CLASSIFICAÇÃO j p1. Irivo 4 8
2. Sousa 4 7
3. Carapeços 4 6
4. Cristelos 4 5
5. Monte Córdova 4 4
6. Retorta 4 1
GRUPO B
CLASSIFICAÇÃO j p1. Tagilde 4 8
2. Penacova 4 8
3. Silva 4 7
4. Valmesio 4 5
5. Tougues 4 3
6. Lamoso 4 1
GRUPO C
CLASSIFICAÇÃO j p
1. Aveleda 4 102. S. Miguel Laúndos 4 8
3. Nevogilde 4 7
4. Santiago 4 5
5. Freamunde 4 2
6. Pinheiro 4 0
GRUPO F
CLASSIFICAÇÃO j p1. Portela Monte 4 10
2. Argivai 4 7
3. Guimarei 4 7
4. Creixomil 4 4
5. S. Clemente 4 4
6. Pienses 4 1
Sem comentários:
Enviar um comentário