É este domingo, dia 19 de maio, que o Complexo Voltas e Rodas, em Lustosa - Lousada, será palco das emoções e adrenalina dos desportos motorizados, agora para a vertente do trial 4x4, isto depois de receber provas de motocrosse e supercrosse.
Esta prova organizada pelo Clube Lousada TT é aguardada com grande expetativa, face ao elevado número de presenças já asseguradas e também porque marca o regresso ao figurino habitual (corrida de resistência) ao contrário do verificado o ano passado na pista da Costilha, quando a organização optou por um traçado idêntico ao das superespeciais, com os pilotos a partir lado-a-lado.
Pilotos e máquinas irão evoluir numa pista onde predominam obstáculos naturais, em dois eventos complementares, mas que se irão traduzir num espetáculo que promete ser memorável para o muito público esperado.
Os organizadores da prova, em parceria com os responsáveis do CNTrial4x4 e o órgão federativo, voltam a apostar num figurino que seja rentável no aspeto competitivo e traga emoção ao muito público que terá oportunidade de visionar através de um "anfiteatro" os obstáculos desenhados totalmente dentro dos terrenos do Complexo Desportivo Voltas e Rodas, tendo sempre como preocupação o melhor visionamento, de qualquer ponto do circuito, do desenrolar da competição.
Para facilitar o acesso ao público estão previstas zonas de estacionamento bem próximo da pista, sendo disponibilizado no interior do complexo, serviço de restaurante e bar, evitando deslocações e contratempos.
O muito público que normalmente segue esta modalidade irá poder assistir a duas etapas independentes no âmbito das respetivas competições: Campeonatos Nacionais de Trial 4x4 e Promoção, para além da Taça Rock Crawler, a correr-se entre a manhã e tarde de domingo.
"O percurso será comum a ambas, alterando apenas o grau de dificuldade de transposição do obstáculo em função da categoria. Esta será uma pista muito competitiva, que o público poderá presenciar em vários pontos com muita espetacularidade.
Todas as equipas vencedoras das diversas classes terão um premio suplementar, uma estadia de cinco dias em Albufeira, Algarve", referiu Eduardo Silva da organização.
Uma jornada que pode ser determinada pelas condições meteorológicas, caso se mantenham as temperaturas elevadas, prevendo-se uma jornada extremamente dura para as mecânicas e para os pilotos, num fator extra que tem de ser cuidadosamente gerido, de modo a garantir a chegada ao final da prova.
Tudo aponta, por isso, para mais uma jornada de trial plena de sucesso, aguardando-se agora o final das inscrições dos principais intervenientes nas várias competições, sendo que até ao momento esta já apresentava uma das melhores listas de inscritos.
Organização promete melhor prova de sempre
À frente da organização estão Eduardo Silva e Paulo Silva, que garantem que estão a ser reunidas todas as condições para se assistir à melhor prova do campeonato, essencialmente pelos espaços que foram criados para receber o público e pela qualidade do circuito. A geografia do complexo, por si só, já oferecia condições singulares para este tipo de provas, pelo que a organização só teve de tirar o melhor partido das mesmas e desenhar um traçado que fosse ao encontro das expetativas dos concorrentes e do público, criando um percurso com várias zonas de espetáculo.
Alguns pilotos já estiveram no local a fazer o reconhecimento do traçado e no final deixaram elogios que deixam antever o sucesso desta jornada, referindo que "foi criado a pensar nos espetadores" e os obstáculos, obviamente difíceis, não são impossíveis de transpor, o que contribui sempre para os grandes momentos de adrenalina nas lutas pelas melhores classificações.
Programa Oficial
SABADO - 18 maio
16h00/20h00 - Secretariado, verificações técnicas e administrativas
Parque fechado (Av. Senhor dos Aflitos/Lousada)
20h30 - Briefing c/ os pilotos (Espaço AJE)
22h00 - Festa do 4x4 Largo do Senhor dos Aflitos
DOMINGO - 19 maio
08h00/09h00 - Abertura parque fechado
08h00/12h00 - Verificações técnicas e administrativas (local da prova)
09h00 - Deslocação em caravana até local da prova (Lustosa)
09h30/10h30 - Prólogo para qualificações pré-grelha
11h00/13h00 - Inicio prova Resistência Trial 4x4 (2 horas)
Classes da Promoção do Campeonato Nacional Trial 4x4
13h15 - Publicação de resultados
13h00/14h00 - Pausa para almoço
14h00/14h20 - Entrada em Parque Fechado / Grelha de Partida
14h25 - Briefing
14h30 - Inicio prova de Resistência Trial 4x4 (3 horas)
Campeonato Nacional Trial 4x4 e Taça Rock Crawler
17h30 - Fim da prova de Resistência Trial 4x4
17h45 - Divulgação das classificações
18h00 - Cerimónia de entrega dos prémios